Por claudio
Muitos se perguntam, o que é um bom design ou, o que preciso para tornar o meu design bom? Uma questão muito importante é manter-se atualizado com as tendências mas, mantendo sua identidade. No processo de criação às vezes é necessário entender que “a maioria das pessoas pensam dentro da caixa” na verdade o que dizem é que a maioria das pessoas são burras porém acho essa uma expressão um tanto quanto “pesada”.
Para que um projeto seja bom é necessário levar em conta diversos aspectos, se estamos trabalhando na criação de um site é importante manter as principais informações da maneira mais simples e intuitiva possível, se estamos trabalhando em um logotipo devemos pensar em uma identidade de fácil assimilação e lembrança pelo cliente, o bom design não faz o espectador ficar analisando um banner por mais de 5 segundos sem entendê-lo, o bom design precisa ser de fácil e rápida assimilação.
Um bom exemplo de design simplista é o de Alexandre Wollner, na minha opinião um dos maiores senão o maior designer brasileiro na atualidade, Wollner criou diversas marcas que são de fácil assimilação e reconhecimento, por exemplo a marca do banco Itaú, como pensar em um logo mais simples que o do banco Itaú?
Na criação da identidade do banco Itaú, Wollner explica que a ideia inicial era de criar uma identidade forte para isso ele utilizou a cor preta, pra quem não sabe Itaú significa pedra preta em Tupi-Guarani, na verdade pra entender melhor veja o vídeo abaixo:
Muitas vezes o cliente deseja algo totalmente inovador, com muitas informações e recursos, porém nem sempre isso é a melhor estratégia para atrair o cliente, muitas vezes uma marca não precisa de muitas cores para se tornar uma identidade marcante, um site não precisa de muitos recursos visuais para vender um produto com qualidade, às vezes o menos bem trabalhado é melhor que o mais, bonito, porém sem uma boa estratégia formatada.
Resumindo, como diria Dieter Rams em sua frase “Menos é mais” no design também deve ser assim, Dieter resume sua metodologia com a frase “Weniger, aber besser” ou seja, “Menos, porém melhor”, seu trabalho era incrível
TP 1 – rádio/fonógrafo, 1959, por Dieter Rams para a Braun;
e suas peças servem de exemplo e inspiração, ele também estabeleceu 10 princípios para um bom design que são:
1 – Inovador;
2 – Torna o produto útil;
3 – Estético;
4 – Torna o produto compreensível;
5 – Discreto;
6 – Honesto;
7 – Durável;
8 – Minucioso;
9 – Amigo do meio ambiente;
10 – Mínimo possível.
O design não deve dominar as coisas, nem as pessoas – ele deve ajudar as pessoas. Isso é o que importa.
-Dieter Rams
Um bom exemplo de design minimalista desenvolvido pela Digital Pixel foi o site e a identidade visual da Tela em Casa, cuidamos desde a criação do logotipo até o desenvolvimento do website e suas campanhas de marketing Digital, como podem perceber, a homepage do site expõe o produto no qual a empresa oferece e as páginas internas que utilizam poucas cores, apenas o preto e o branco em busca de realçar o principal do site que são as telas, veja:
Designer + Marketólogo, gosto de encontrar novos sentidos às imagens, e buscar novas ideias, esse é meu trabalho.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário