Como Proteger o Seu Domínio?

Por Ana Izabel

Primeiramente vamos explicar alguns termos: domínio, subdomínio, subdiretório e domínio estacionado.

O Domínio

Domínio é o nome de identificação de um site na internet, por exemplo, digitalpixel.com.br. Ele é formado pelo nome e pela extensão: digitalpixel é o nome do domínio e o .com.br é a extensão.

Um domínio é único e para ser usado é necessário registrá-lo. Você pode registrar um domínio em algum site conveniado aos órgãos responsáveis pelas extensões que se pretende registrar, o que na maioria das vezes é um serviço pago.

Um dos mais comuns é o registro.br, responsável pela extensão .com.br.

Outras extensões podem ter o registro privado. É o caso de organizações não governamentais que usam o org.br , por exemplo.

O Subdiretório

Subdiretório é um diretório ou pasta criado a partir do site principal. Por exemplo: digitalpixel.com.br/blog/.

É possível agrupar vários subdiretórios, como as pastas de arquivos do seu computador. Ele também pode apresentar vários níveis como digitalpixel.com.br/marketing-digital-bh.

O Domínio Estacionado

Domínio estacionado é um domínio direcionado para seu site, funciona como um reflexo do domínio principal.

De forma prática você pode ter dois domínios: domínio.br e domínio.com.br. Quando alguém acessar o domínio estacionado, é direcionado para o domínio principal.

 

E aí? Gostou de saber tudo sobre como proteger o seu domínio? Veja nossas outras publicações ou entre em contato direto conosco por aqui ou pelo telefone (31) 3384-8620.

Mas e Quanto a Segurança do meu Domínio?

Você não precisa ser um guru da tecnologia ou um gênio do marketing para registrar um domínio, no entanto, muitas empresas não fazem tudo que o podem para proteger o valor do mesmo.

Pode parecer um pequeno detalhe, mas isso pode trazer prejuízos desnecessários à sua empresa.

Aqui vão alguns pontos básicos que as empresas devem levar em consideração para proteger os seus domínios de várias ameaças.


Copycats

O tipo de domínio mais popular é “.com”, e se você tiver sorte suficiente para conseguir um “.com” adequado para o seu negócio, a minha recomendação é para protegê-lo através da compra de outras variações, como .biz, .net, .info.

Se a intenção é gastar dinheiro para promover seu negócio e direcionar o tráfego da web, a última coisa que você vai querer é que um concorrente ou afiliado compre a versão .NET da sua marca/domínio a fim de competir diretamente com você ou até mesmo representar sua empresa.br /> 

 

Internacionalização

Se a sua empresa é local e seu conteúdo é específico, um domínio Top-Level (TLD) é suficiente. No entanto, você pode querer considerar outros mercados importantes.

Se você considera ter potencial para expandir seus negócios internacionalmente para alavancar sua marca, você pode ter dificuldades caso já tenham registrado seu nome com um TLD local.

Gastar alguns dólares a mais agora pode ter valores incalculáveis no futuro.


Blogs

Blogs são muito populares e muitas empresas investem um pouco a mais para a hospedarem seus próprios blogs em vez de utilizar serviços gratuitos de hospedagem.

Sendo assim, as empresas devem também considerar se inscrever para contas gratuitas de blogs como o WordPress, TypePad, Blogger, LiveJournal e outros para garantir seu nome de domínio/marca.


Sociedade

O ponto central deste post não é a importância das mídias sociais, então vamos apenas dizer que… elas são importantes! Usuários descobrem e se conectam com as marcas através das mídias sociais.

Toda empresa deve registrar seu domínio nas redes sociais, mesmo que não esteja pronta para se engajar nas mídias.

Se um usuário registra sua marca no Twitter ou cria uma página no Facebook com o nome da sua marca, você pode ter sua marca confundida com outros usuários, prejudicando assim sua reputação on-line ou até mesmo desviando clientes para um site que não te representa.


Segurança é coisa séria

Criminosos virtuais, hackers e vírus estão por todos os lados esperando o momento certo para atrapalhar o seu negócio, por isso esteja consciente de proteger seu servidor e seu site.

Senhas fracas podem deixar o seu site nas mãos dos hackers; vírus podem se espalhar do seu site para seus clientes; e os spammers podem usar seus formulários de inscrição para roubar seus contatos.

Proteja seu servidor, use scripts seguros, e mantenha seus aplicativos com as últimas atualizações de segurança.


Spams

Existem diferentes formas de spam: e-mails, comentários no blog, fórum, etc. Fique longe de Spams. Se você se envolver com práticas ruins, você pode colocar seu domínio em risco, deixando ele vulnerável a ser penalizado.

Ficar na lista negra pode afetar a reputação do seu domínio, fazendo com sua comunicação vá direto para o lixo eletrônico dos seus destinatários.

Levando em consideração essas dicas, você estará protegendo o seu domínio e resguardando o potencial da sua marca para o sucesso. Não espere até que seja tarde demais.

Um pouco de esforço extra no começo pode te poupar de muito tempo, estresse e gastos no futuro do longo caminho do seu negócio.
E aí? Gostou de saber tudo sobre como proteger o seu domínio? Veja nossas outras publicações ou entre em contato direto conosco por aqui ou pelo telefone (31) 3384-8620.

Ana Izabel

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site