Como Criar Anúncios Lucrativos no Facebook Ads: Dicas Infalíveis!

Por Stephanie Zanandrais

Os anúncios do Facebook Ads são uma das ferramentas de publicidade online mais modernas e ​eficazes devido ao seu amplo alcance e custo relativamente baixo. Por isso, a inteligência dessa ferramenta está em constante mudanças para tornar o‍ seu uso cada ⁤vez mais estratégico e rentável.

Todo o algoritmo do Facebook é construído ​em um ‌sistema de lances que determina o preço​ de uma‌ impressão com ⁤base‍ em diversos fatores⁤ e variáveis. Com 2,91⁢ bilhões de usuários ativos ‌mensais, é⁤ fácil entender porque está “todo mundo” lá. No entanto, não ⁢quer dizer que todo‌ mundo ⁢está⁤ tendo sucesso assim. Não adianta somente anunciar⁢ é necessário ter estratégia e ⁢analisar dados para entender como tornar os anúncios⁣ rentáveis.

E está tudo bem funcionalmente gerenciável na plataforma do Facebook. Neste post, vamos te ajudar a entender ​e tornar os anúncios lucrativos com ‌os passos certos rumo ao sucesso da campanha.

Mas, ⁤primeiro, alguns dados sobre o Facebook Ads

A plataforma do Facebook Ads oferece o serviço de divulgação de anúncios⁤ dentro da rede social. É possível promover ​produtos e serviços, bem como ⁣aumentar o engajamento⁢ de marcas e empresas ⁤para públicos específicos, selecionados estrategicamente.

Todas as postagens⁣ que aparecem com a tag “Patrocinado” abaixo do nome, são ⁣anúncios promovidos por meio da ferramenta Facebook Ads.

Para que⁤ o⁣ anúncio seja exibido ao​ longo do dia na rede​ social, o Facebook Ads utiliza critérios​ a ⁣serem definidos pelo usuário na ⁤hora de patrocinar o post:

O ⁢público: é preciso selecionar um grupo ⁣de usuários para envio dos anúncios de acordo com o perfil das‌ pessoas.

O lance: no leilão de anúncios do Facebook Ads ganha quem tem ‌os melhores lances e⁣ desempenhos.

A qualidade do anúncio: critério que ‍influencia diretamente na performance do anúncio, uma vez que vai revelar se‍ o conteúdo se conecta ao público-alvo.

Termos comuns‌ no‌ Facebook Ads

Para garantir⁤ o sucesso na campanha, o Facebook Ads disponibiliza uma diversidade de métricas que podem ‍ser analisadas diariamente na plataforma. E essas métricas são termos comumente usados no meio da⁢ publicidade digital, tais como:

Custo Por Clique (CPC)

O valor ​pago, em média, por cada clique realizado no anúncio define o CPC. Para ⁤saber o valor do CPC divide-se o custo total do ‍anúncio pelo total de⁢ cliques. (Custo do Anúncio / ⁢Total de ​cliques)

Return Over Ad Spend (ROAS)

O Retorno Sobre Gasto ‍em Anúncios é ‌o ‌valor total resultado do investimento nos anúncios. ​Ou seja, a cada real investido em anúncios o total de reais foram faturados.

Custo por Mil (CPM)

O ⁢valor médio pago a cada mil impressões do anúncio, ou seja,​ toda vez que o anúncio é exibido no Feed,‍ independente ⁢de ter interação ou não. Para saber‍ o⁤ valor⁢ divide-se: Custo total do Anúncio / (Total de Impressões / ⁣1000)

Pixel do Facebook

O pixel de conversão é um código cujos principais objetivos são:⁢ ser ponte de comunicação entre‌ os anúncios do Facebook e as ações realizadas ‌no site da⁤ empresa; criar públicos de pessoas que acessam o site e ⁢otimizar as‌ campanhas de conversão por meio da inteligência de dados que vão dizer quem são as pessoas que estão comprando, se cadastrando, adicionando compras no carrinho entre outras ações.

Teste A/B

É uma prática importante para otimizar as campanhas. Tudo deve ser testado, pois se⁢ deu certo para um produto ou serviço não necessariamente acontecerá com um lançamento. As comparações precisam ser feitas ​com‌ variações de anúncio ‌capazes de revelar o que performa melhor.

Sendo assim, os testes A/B devem ser feitos em⁢ diversas repetições do anúncio com poucas modificações​ em⁣ cada⁣ variação. Após esse tempo de comparação, os resultados vão levar‌ a​ um anúncio otimizado.

Impressões

Esse é o termo que define o número de vezes que o ‍anúncio​ foi exibido no Feed do público-alvo. Ela⁤ é uma métrica que não‍ indica ⁢se o usuário visualizou de fato​ o anúncio, porque já conta como visualização o carregamento, mesmo que​ incompleto.

Conversão

Essa ação é também o objetivo da campanha. Logo, se⁤ o objetivo da‌ campanha⁣ foi o preenchimento de formulário de ‌contato, então a ação de conversão da campanha será ‍o número de formulários respondidos.

Públicos e segmentações do Facebook Ads

As segmentações de público estruturam​ a base da campanha de tráfego⁢ pago. É impossível criar campanhas sem escolher para qual público os anúncios serão exibidos.

As segmentações então são a maneira de estabelecer uma ponte ​entre a empresa / ‌marca e ‍o público que tem mais chance de interagir com o seu produto / serviço.

Existem seis tipos de

Os seis⁤ tipos de públicos no Facebook Ads

Os anúncios do Facebook ‌oferecem diversas opções para direcionar suas campanhas de publicidade para os usuários mais relevantes. Existem seis tipos principais de públicos que você pode usar para segmentar seus anúncios: Públicos Personalizados, Públicos de Geolocalização, Públicos Demográficos, ‍Públicos de ​Conexões,⁢ Públicos de Interesse‍ e Públicos Semelhantes.

  1. Os‌ Públicos Personalizados são compostos por pessoas que já interagiram‍ com a empresa no Facebook ⁤de alguma maneira.
  2. Já os Públicos Semelhantes são os públicos lookalike, ou seja, tem as características de um público personalizado como origem.
  3. Sobre os Públicos de Direcionamento Detalhado, também conhecidos ⁢como “público de interesse”, é uma segmentação destinada ao grupo de pessoas que têm interesse em assuntos relacionados à marca, ou que possuam características determinadas.
  4. Já para os Públicos de Geolocalização os anúncios serão destinados a pessoas que estão ⁤em determinado lugar e região.
  5. Enquanto a segmentação de Público demográfico considerará idade e gênero.
  6. Os Públicos de conexões ‍ selecionam as pessoas que confirmaram presença em um evento da marca ou que curtiram a página, por⁢ exemplo.

Portanto, públicos e segmentação de anúncios do Facebook são ferramentas importantes para direcionar suas ​campanhas ​de ‌publicidade para os usuários mais⁢ relevantes. Para ajudar você‌ a maximizar sua estratégia de segmentação, aqui estão algumas dicas:

  • Defina ⁤seu público-alvo: Antes de criar sua campanha, é importante ter uma compreensão ⁣clara de quem é o seu público-alvo. Isso inclui informações⁣ como⁢ idade, gênero, localização, ‌interesses e comportamentos;
  • Utilize a segmentação de público personalizado: O Facebook oferece‌ a opção de segmentar seu público com base em informações específicas,​ como o histórico de compra ou o uso de aplicativos. Isso permite que você direcione‍ seus anúncios para pessoas que já demonstraram interesse no que você está ⁤oferecendo;
  • Use lookalike audience: A funcionalidade de público semelhante permite que você ‌encontre novos usuários que têm características semelhantes ao seu público-alvo existente;
  • Experimente segmentações‌ de interesse: Segmentar ⁤por ⁢interesses é uma ótima maneira de⁤ atingir pessoas que têm uma afinidade ‍com o que você está​ oferecendo, como⁣ viagens, tecnologia, moda, ⁢etc;
  • Faça ‌testes A/B: Faça testes com diferentes segmentações e ‍veja ​qual delas funciona‌ melhor para o seu negócio. Isso permitirá que você otimize sua estratégia e alcance melhores resultados.

Lembre-se de que, quanto mais específica a segmentação, mais​ eficaz será a campanha. Utilizando essas dicas, você poderá direcionar seus anúncios para o público certo e obter melhores resultados.

1- ⁤Escolha do objetivo errado

A escolha do objetivo ‍certo é essencial para o ​sucesso de qualquer campanha de⁤ anúncios do Facebook.

Cada objetivo se concentra em um⁣ objetivo específico que⁣ você⁣ tem⁤ para sua campanha. Por exemplo, você pode ⁣querer que os clientes instalem seu aplicativo, comprem produtos em ​sua loja ​de e-commerce ou forneçam informações de ‍contato.

É importante que o ⁤anúncio direcione corretamente ⁢para ‍cada objetivo e que⁤ você tenha dados suficientes para objetivos ⁢tangíveis.​ Escolher o​ objetivo errado pode significar desperdiçar tempo e dinheiro em algo que não entregará os resultados⁣ desejados.

2- Estratégia de lances fora da realidade

Você nunca deve gastar mais do que seu orçamento. Para ‍fazer isso, você precisa ‌escolher a estratégia de lances e otimização de veiculação de anúncios⁢ certa para suas metas de negócios.

A otimização de entrega que você escolher diz ao Facebook para entregar seu anúncio aos usuários com maior potencial de conversão.⁢ Por exemplo, você pode querer que os ‌usuários instalem seu aplicativo ou comprem um produto.

A estratégia de lances ⁢que você escolher permite que o Facebook saiba ​por quais ações você deseja ser ‍cobrado. Você pode optar por ser cobrado por⁤ cada clique⁢ em seu anúncio, instalação do seu aplicativo ou visualização do seu vídeo.

A otimização e a estratégia de lances dependem muito do ‍objetivo que ⁤você⁣ escolher para sua campanha. Então, escolha a otimização de entrega de instalações de aplicativos para um objetivo⁣ de instalações de aplicativos e a estratégia de​ lances “Clique⁤ no link” (CPC) para pagar apenas pelos cliques em seu anúncio.

3-⁤ Não Atualizar os Criativos ⁢(banners imagem e ‌vídeos)

Os usuários rapidamente se cansam de ver ‌os mesmos criativos de anúncio ‌repetidamente. Suas campanhas têm muito mais chances de ter um bom desempenho se você ⁢atualizar os criativos pelo menos a cada duas semanas.

Isso ajuda a evitar a “fadiga de anúncio”, ‍que acontece quando seu público começa a ignorar seu anúncio depois de vê-lo ​muitas ⁢vezes. Quando os anúncios estão saturados, consequentemente, ocorre um aumento nos custos e uma queda significativa na frequência, conversões e retorno sobre investimento.

4- Gastos ⁤imprudentes

Quando algo não funciona da primeira vez, você⁤ pode​ ser tentado a gastar dinheiro extra para tentar diferente antes mesmo de identificar​ o problema real.

Não gaste dinheiro imprudentemente em seus anúncios do ⁤Facebook! A escolha do valor de lance​ que⁣ não seja muito baixo,⁣ para que seus ⁤concorrentes não o superem é​ importante.

Uma vez que seus anúncios gerem resultados escaláveis,‍ aumentar lentamente o orçamento pode ser o caminho mais seguro. Se‍ seus anúncios começarem a ter um desempenho ruim, parar de rodá-los e abordar o problema antes de rodá-los novamente é uma solução sensata.

Em outras palavras, gaste ​seu dinheiro com sabedoria. Invista apenas em anúncios que estejam funcionando. Se não fizer ⁢isso, seus gastos⁤ podem sair do controle.

5- Segmentação inadequada

A segmentação de público é fundamental na publicidade do Facebook. Quem vê os seus anúncios afeta diretamente no sucesso⁢ da ⁤sua campanha.

Por​ exemplo, não dá para exibir um anúncio‍ de produtos femininos para homens mais velhos cuja atividade no Facebook ‍sugere características predominantemente masculinas.

É muito importante entender quem é sua audiência (ou seja, quem é‍ mais provável de responder ao seu anúncio) e ser o mais⁢ detalhado possível com sua segmentação. Uma segmentação ⁣detalhada é essencial para ‍evitar que⁢ seu dinheiro seja gasto em​ anúncios entregues a usuários que não estão ⁣interessados em seu negócio.

6- Apenas criativos estáticos

As imagens têm ⁤seu momento com certeza, mas você não deve usar apenas criativos estáticos para seus anúncios do Facebook.

Se⁣ a maioria dos‌ seus anúncios são estáticos, tente mudar⁤ um pouco ‍com um vídeo ou gif. Imagens em​ movimento são muito mais cativantes do que imagens estáticas, o que‌ significa que seu público é muito mais propenso a clicar em seu anúncio.

Uma das razões pelas quais os anúncios em vídeo e gif são⁣ mais envolventes é que eles podem ajudá-lo a ⁢contar uma história, ⁤não importa quão breve. Assim como qualquer história, seu público gosta de saber‍ o que acontece em seguida.‍ Se você não tem tempo ou dinheiro para⁢ investir em anúncios de vídeo de qualidade, considere anúncios de gif.

7-⁣ Sem teste A/B

Se você não fizer teste⁣ A/B, você receberá resultados desanimadores…

O teste ‍A/B é ‍a prática de trocar⁣ diferentes ⁢elementos do seu anúncio para ver qual versão tem o⁣ melhor desempenho.

Você pode testar ⁤botão de call-to-action contra botão de call-to-action, imagem contra ⁤imagem, texto contra texto e segmentação ‍contra segmentação. Por exemplo, um teste A/B pode revelar⁤ que uma imagem ajuda seu anúncio a ter um desempenho melhor do que outra.Você ficaria surpreso com o que pode descobrir com um simples teste A/B! Por exemplo, você pode descobrir que uma chamada para‍ ação “compre agora” tem um desempenho melhor do que uma chamada para‍ ação “saiba mais”.

Quanto mais você testar, mais pode aperfeiçoar o anúncio ideal do Facebook ​para sua campanha. Por que não​ começar a testar hoje?

Este ​post foi útil para você? Deixe ⁣sua opinião nos comentários! Compartilhe com⁤ seus amigos para que eles também possam descobrir os benefícios de testar A/B!



Stephanie Zanandrais

Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo digital há mais de uma década.

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