Por claudio
A nova atualização do Google já está a caminho, o Page Experience! A partir do mês de Maio de 2021 teremos um novo fator de ranqueamento no Google.
UX (User Experience) ou Experiência do Usuário será um fator primordial de ranqueamento nos sites, a internet está em constante mudança e já era previsto que o Google adicionasse esse fator em suas diretrizes.
Nesse artigo iremos explicar o que deve ser feito pra que o seu site esteja preparado para receber as novas avaliações do Google.
Sabemos que UX é um fator que vem ganhando bastante notoriedade nos últimos tempos, a experiência do usuário tem ganhado cada vez mais espaço no mercado com o aumento de consumo na internet, os sites que se preparam para oferecer uma melhor experiência de uso, navegação fácil e intuitiva tem alcançado excelentes resultados.
• Responsividade da página, sites devem se adaptar a todos os dispositivos;
• Tempo de carregamento otimizado, o ideal é que esteja sempre abaixo de 2,5 segundos;
• Evitar anúncios intrusivos (popups como exemplo);
• Diminuir animações em botões, o ideal é evitar que elementos mudem de lugar na página, saltem, etc;
• Otimização de imagens;
Nada mais é do que a forma como os usuários experienciam a interação com uma página na internet, isso vai além da qualidade do conteúdo, o foco é também na qualidade de como a página foi desenvolvida para garantir a melhor experiência possível ao usuário.
Estamos falando das Métricas essenciais da web (Core web vitals), elas são um conjunto de métricas desenvolvidas para medir a experiência geral do usuário e isso conta com a interatividade, estabilidade visual e o desempenho do carregamento da página. A fusão dessas métricas (LCP, FID e CLS) e as boas práticas já solicitadas pelo Google resultaram no Google Page Experience.
LCP ou Large Contentful Paint é a nota que mede o tempo que o maior conteúdo visível da página demora para ser completamente carregado. Como dito anteriormente, será necessário um cuidado para que esse tempo não ultrapasse os 2,5 segundos.
Para melhorar esse tempo de carregamento é necessário realizar diversas ações, otimizar imagens, verificar erros nos códigos, investigar se a hospedagem utilizada está prejudicando esse carregamento. Algumas dicas são válidas pra melhorar esses fatores como utilizar um cache e pré carregamento para seções estáticas da página, utilizar uma CDN como exemplo o Cloudflare, implementar o Lazy loading para melhorar o carregamento das imagens, verificar e implementar os novos formatos de imagens como o WebP dentre outros fatores.
CLS ou Cumulative Layout Shift é a métrica que mede a estabilidade visual do seu site, o ideal é que ela esteja sempre abaixo de 0,1 o que irá significar que você está oferecendo uma boa experiência para o usuário. Essa métrica mede aquilo que falamos anteriormente sobre muitas animações na página, botões que saltam ou se movem de lugar ao serem selecionados entre outros fatores visuais que possam prejudicar a interatividade e navegação do usuário.
Caso seu site possuam anúncios (AdWords) animados ou que mudem de posição de acordo com cada refresh na página o ideal é que eles sejam reposicionados para espaços que não prejudiquem a navegação como rodapés ou sidebars, o importante é que eles não alterem a forma como o usuário navega pelo site em nenhum momento.
É importante também verificar as fontes, caso sejam fontes externas ou fontes que não sejam Safe Fonts, opte por utilizar o recurso de CSS font-display: swap esse recurso faz com que o site seja previamente carregado com uma fonte padrão antes que a fonte principal esteja disponível.
FID ou First Input Delay mede a demora em que o site responde a um comando do usuário, para melhorar isso é importante implementar algum recurso de cache em seu site, aproveite também para reduzir recursos de CSS , JS entre outros. É de extrema importância que o seu site já esteja utilizando o recurso HTTPS pra que o seu site esteja proporcionando uma navegação segura ao usuário.
Existem ferramentas que podem ajudar a verificar as métricas do seu site!
O próprio Google nos oferece o Google PageSpeed Insights, essa ferramenta mede gratuitamente a velocidade de carregamento de um site ao mesmo tempo que apresenta as melhorias que devem ser feitas. Ela foi atualizada para medir os novos fatores dos Core Web Vitals.
Temos também o Chrome UX Report, é uma extensão do Chrome e basta realizar a instalação para iniciar as medições.
GT Metrix ele é uma ferramenta que mostra detalhes de carregamento do seu site ou blog, mostra o tempo de download dos elementos e instrui o webmaster a realizar otimizações a fim de facilitar a navegação e experiência do usuário.
O conteúdo sempre será um fator primordial para o Google, não vale copiar o colega, criar conteúdos rasos que o Google vai saber. Foque sempre em trazer o conteúdo mais completo possível para o seu lead, entretanto, caso os conteúdos estejam muito parecidos ou muitas páginas estejam exibindo conteúdos semelhantes, o Google irá focar na experiência de usuário como fator principal de ranqueamento. Isso nos mostra que não tem como fugir, os sites precisam se adequar às novas métricas ou irão perder posicionamento a partir de Maio/2021.
O site da sua empresa já atende a todas essas diretrizes? Caso esteja, parabéns, você será um dos queridinhos do Google mas, caso não esteja, temos várias soluções na Digital Pixel para ajudar você e sua empresa a ranquearem mais e melhor!
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Designer + Marketólogo, gosto de encontrar novos sentidos às imagens, e buscar novas ideias, esse é meu trabalho.
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