Anunciar no Facebook é fácil – Guia Definitivo do Facebook Ads (Meta Ads)

Por Stephanie Zanandrais

O Facebook continua sendo a maior rede social do mundo e tanto usuários quanto empresas entenderam que ela pode ser uma ótima ferramenta de marketing, com o Facebook Ads, para atingir o público-alvo por meio de anúncios. 

Está “todo mundo” lá, ou pelo menos grande parte, pois a rede social tem hoje 2,91 bilhões de usuários ativos mensais. E, por isso, publicar anúncios no Facebook é uma das formas mais vantajosas para impulsionar um negócio, página, produto ou publicação na rede social. 

Tudo é gerenciável na própria plataforma do Facebook e ela fornece ferramentas e dados para ajudar na estratégia. 

Se você ainda não estiver anunciando sua empresa na rede social ou se você for novo em publicidade no Facebook, neste guia definitivo vamos dar dicas de como você pode ter certeza de que está aproveitando ao máximo o seu orçamento. 

O que você vai encontrar:

Facebook Ads: primeiros passos e conceitos

A plataforma do Facebook Ads oferece o serviço de divulgação de anúncios dentro da rede social. É possível promover produtos e serviços, bem como aumentar o engajamento de marcas e empresas para públicos específicos, selecionados estrategicamente.  

Todas as postagens que aparecem com a tag “Patrocinado” abaixo do nome, são anúncios promovidos por meio da ferramenta Facebook Ads. 

Para que o anúncio seja exibido ao longo do dia na rede social, o Facebook Ads utiliza critérios a serem definidos pelo usuário na hora de patrocinar o post:

O público: é preciso selecionar um grupo de usuários para envio dos anúncios de acordo com o perfil das pessoas. 

O lance: no leilão de anúncios do Facebook Ads ganha quem tem os melhores lances e desempenhos. 

A qualidade do anúncio: critério que influencia diretamente na performance do anúncio, uma vez que vai revelar se o conteúdo se conecta ao público-alvo.

Os primeiros passos para anunciar no Facebook Ads

Defina o objetivo do anúncio

Porque o anúncio será veiculado? Será para aumentar o alcance das publicações e assim engajar empresa e público? Ou será vender um produto ou serviço? Dentre os objetivos comerciais, é importante atentar-se aos objetivos de marketing:

  • Geração de leads e prospectos: através da segmentação e formatos de anúncios que permitem testar
  • Dados estratégicos sobre o público: para análises e relacionamento
  • Remarketing: permite que a empresa conquiste o potencial cliente por meio de um novo contato mais estratégico e decisivo

Defina o público a ser alcançado

O grupo de pessoas que têm características de possíveis clientes precisa ser encontrado. É por isso que o Facebook trabalha com dois tipos de público: personalizado e semelhante para que o algoritmo seja alimentado de informações que o farão reconhecer as pessoas. 

  • Público personalizado: é composto por pessoas usuárias do Facebook que já interagiram com a página da empresa/conhecem a marca
  • Público semelhante: é composto por pessoas que ainda não tiveram contato com a empresa, mas são potenciais clientes (leads)

Defina a verba

O orçamento diário ou total para o anúncio precisa ser dentro da realidade para anúncios dentro do nicho de mercado. Em orçamentos diários é definido o valor médio que será gasto em um conjunto de anúncios ou uma campanha por dia. 

Já em orçamentos totais o valor que será gasto ao longo do período de veiculação do conjunto de anúncios ou da campanha será definido. Sendo útil para quem não quer exceder o valor do gasto estipulado. 

Exiba fotos e vídeos no anúncio

É importante entender as atualizações constantes do Feed de notícias do Facebook e considerar o nível e volume de fotos e vídeos compartilhados. Ele ainda inclui as atualizações e as publicações de amigos, páginas, grupos e diversos anunciantes (concorrência ou não). 

Todos estão disputando a mesma audiência e, grande parte, disputando o dinheiro que essa audiência está propensa a gastar no digital. 

Termos comuns no Facebook Ads

Para garantir o sucesso na campanha, o Facebook Ads disponibiliza uma diversidade de métricas que podem ser analisadas diariamente na plataforma. E essas métricas são termos comumente usados no meio da publicidade digital, tais como: 

Custo Por Clique (CPC)

O valor pago, em média, por cada clique realizado no anúncio define o CPC. Para saber o valor do CPC divide-se o custo total do anúncio pelo total de cliques. (Custo do Anúncio / Total de cliques)

Return Over Ad Spend (ROAS)

O Retorno Sobre Gasto em Anúncios é o valor total resultado do investimento nos anúncios. Ou seja, a cada real investido em anúncios o total de reais foram faturados. 

Custo por Mil (CPM)

O valor médio pago a cada mil impressões do anúncio, ou seja, toda vez que o anúncio é exibido no Feed, independente de ter interação ou não. Para saber o valor divide-se: Custo total do Anúncio / (Total de Impressões / 1000)

Pixel do Facebook

O pixel de conversão é um código cujos principais objetivos são: ser ponte de comunicação entre os anúncios do Facebook e as ações realizadas no site da empresa; criar públicos de pessoas que acessam o site e otimizar as campanhas de conversão por meio da inteligência de dados que vão dizer quem são as pessoas que estão comprando, se cadastrando, adicionando compras no carrinho entre outras ações.

Teste A/B

É uma prática importante para otimizar as campanhas. Tudo deve ser testado, pois se deu certo para um produto ou serviço não necessariamente acontecerá com um lançamento. As comparações precisam ser feitas com variações de anúncio capazes de revelar o que performa melhor.

Sendo assim, os testes A/B devem ser feitos em diversas repetições do anúncio com poucas modificações em cada variação. Após esse tempo de comparação, os resultados vão levar a um anúncio otimizado. 

Impressões

Esse é o termo que define o número de vezes que o anúncio foi exibido no Feed do público-alvo. Ela é uma métrica que não indica se o usuário visualizou de fato o anúncio, porque já conta como visualização o carregamento, mesmo que incompleto.

Conversão

Essa ação é também o objetivo da campanha. Logo, se o objetivo da campanha foi o preenchimento de formulário de contato, então a ação de conversão da campanha será o número de formulários respondidos.

Públicos e segmentações do Facebook Ads

As segmentações de público estruturam a base da campanha de tráfego pago. É impossível criar campanhas sem escolher para qual público os anúncios serão exibidos.

As segmentações então são a maneira de estabelecer uma ponte entre a empresa / marca e o público que tem mais chance de interagir com o seu produto / serviço.

Existem seis tipos de segmentação no Facebook Ads para definir o público-alvo para anunciar. Como já citados antes, os Públicos Personalizados e Públicos Semelhantes, e ainda: Públicos de direcionamento detalhado.

Os seis tipos de públicos no Facebook Ads

Os Públicos Personalizados são compostos por pessoas que já interagiram com a empresa no Facebook de alguma maneira. Já os  Públicos Semelhantes são os públicos lookalike, ou seja, tem as características de um público personalizado como origem.

Sobre os Públicos de Direcionamento Detalhado, também conhecidos como “público de interesse”, é uma segmentação destinada ao grupo de pessoas que têm interesse em assuntos relacionados à marca, ou que possuam características determinadas.

Já para os Públicos de Geolocalização os anúncios serão destinados a pessoas que estão em determinado lugar e região. Enquanto a segmentação de  Público demográfico considerará idade e gênero.

Os Públicos de conexões selecionam as pessoas que confirmaram presença em um evento da marca ou que curtiram a página, por exemplo. Este é o tipo menos usado, mas é importante saber como funciona.

A segmentação é fundamental

Portanto, públicos e segmentação de anúncios do Facebook são ferramentas importantes para direcionar suas campanhas de publicidade para os usuários mais relevantes. Em suma, seguem a seguir algumas dicas para te ajudar a maximizar sua estratégia de segmentação:

  1. Defina seu público-alvo: Antes de criar sua campanha, é importante ter uma compreensão clara de quem é o seu público-alvo. Isso inclui informações como idade, gênero, localização, interesses e comportamentos;
  2. Utilize a segmentação de público personalizado: O Facebook oferece a opção de segmentar seu público com base em informações específicas, como o histórico de compra ou o uso de aplicativos. Isso permite que você direcione seus anúncios para pessoas que já demonstraram interesse no que você está oferecendo;
  3. Use lookalike audience: A funcionalidade de público semelhante permite que você encontre novos usuários que têm características semelhantes ao seu público-alvo existente;
  4. Experimente segmentações de interesse: Segmentar por interesses é uma ótima maneira de atingir pessoas que têm uma afinidade com o que você está oferecendo, como viagens, tecnologia, moda, etc;
  5. Faça testes A/B: Faça testes com diferentes segmentações e veja qual delas funciona melhor para o seu negócio. Isso permitirá que você otimize sua estratégia e alcance melhores resultados.

Lembre-se de que, quanto mais específica a segmentação, mais eficaz será a campanha. Utilizando essas dicas, você poderá direcionar seus anúncios para o público certo e obter melhores resultados.

Formatos de anúncios e onde aparecem no Facebook

Os formatos de anúncio do Facebook oferecem diversas opções para promover produtos e serviços para diferentes tipos de usuários. Os principais formatos de anúncio e onde eles aparecem no Facebook são:

Anúncios de imagem: Estes anúncios são compostos por uma única imagem e aparecem na linha do tempo do usuário, no Stories, no Marketplace e no Instagram. É a formatação mais simples e objetiva do Facebook.

Informações técnicas sobre:

  • Design
      • Arquivo da imagem em JPG ou PNG
      • Proporção da imagem de 1,9:1  1:1
      • Resolução da imagem: 1080 x 1080 pixels
      • Tamanho total do banner: 30 MB
      • Largura e altura mínimas: 600 pixels
  • Texto 
    • Legenda: 125 caracteres
    • Título: 40 caracteres
    • Breve descrição: 30 caracteres 

Anúncios de vídeo: Estes anúncios são compostos por um vídeo e aparecem na linha do tempo do usuário, no Stories, no Instagram, no Facebook Watch e no Marketplace. De anúncios curtos com dinamismo e deslocamento  na página a longos vídeos para entregar o máximo ao cliente.

Informações técnicas sobre:

  • Formatos de vídeo: MP4, MOV ou GIF
  • Proporção do vídeo: 1:1 – desktop ou dispositivos móveis; 4:5 – somente dispositivos móveis
  • Salvar em compressão H.264, pixels quadrados, taxa de quadros fixa, varredura progressiva e compactação de áudio AAC estéreo em 128 kbps ou mais
  • Resolução da imagem do vídeo: a partir de 1080 x 1080 pixels
  • Áudio e legendas recomendadas com uso de locução e fonte padrões
  • Duração de até 4 horas
  • Tamanho máximo do arquivo 4GB
  • Largura e altura mínimas: 120 pixels

Anúncios de carrossel: Estes anúncios são compostos por várias imagens ou vídeos e permitem que os usuários deslizem através deles. Eles aparecem na linha do tempo do usuário, no Stories, no Instagram e no Marketplace. É possível usar até dez imagens ou vídeos em um anúncio.

Informações técnicas sobre:

  • Número de banners do carrossel: entre três e dez
  • Tamanho máximo do arquivo de imagem: 30 MB
  • Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 4 GB
  • Duração do vídeo: até 4 horas

Anúncios de coleção: Estes anúncios são compostos por uma imagem principal e várias imagens menores e permitem que os usuários acessem uma página de destino com mais informações. Eles aparecem na linha do tempo do usuário, no Stories, no Instagram e no Marketplace.

Anúncios de história: Estes anúncios são compostos por várias imagens ou vídeos e permitem que os usuários deslizem através deles. Eles aparecem no Stories do Facebook e do Instagram. É possível levar o público a realizar uma determinada ação no anúncio.

Anúncios de mensagem: Estes anúncios ajudam a iniciar uma conversa com os potenciais clientes. Os anúncios da caixa de entrada do Messenger podem ser os mesmos anúncios usados no feed do Facebook e Instagram. 

Informação técnica: sempre tem um CTA (chamada para ação), que direciona para o destino de conversão do anúncio.

Cada formato de anúncio tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto, é importante escolher o formato que melhor se adequa à sua campanha e ao seu público-alvo. Lembre-se de que, independentemente do formato escolhido, o conteúdo do anúncio deve ser relevante, criativo e chamativo para que ele tenha sucesso.

Sobre o pagamento de anúncios no Facebook Ads

O Facebook Ads é uma ferramenta poderosa para impulsionar o alcance e as conversões de sua empresa. Uma das principais vantagens do Facebook Ads é a flexibilidade de pagamento, onde você pode escolher entre diferentes opções de pagamento para atender às suas necessidades.

A primeira opção é o pagamento por clique (CPC), em que você só paga quando alguém clica em seu anúncio. É a melhor opção para potencializar o tráfego para o site da empresa.

A segunda opção é o pagamento por impressão (CPM), onde você paga pelas mil impressões do seu anúncio. Opção indicada para maximizar a exposição da marca.

A terceira opção é o pagamento por conversão (CPA), o pagamento acontece somente quando uma ação específica, como uma compra ou inscrição, é concluída em seu site. Isso é útil para quem deseja maximizar as conversões.

Além dessas opções, também é possível escolher entre orçamento diário e orçamento total para os anúncios. 

No orçamento diário é definido um limite para os gastos no dia, enquanto no orçamento total um limite total para os gastos nas campanhas é definido.

Em resumo, o Facebook Ads oferece uma grande variedade de opções de pagamento para atender às suas necessidades, seja maximizar o tráfego, exposição de marca ou conversões. Certifique-se de escolher a opção de pagamento que melhor atenda às suas metas de negócios.

É possível configurar as seguintes formas de pagamento no Facebook Ads: 

  • Cartões de crédito e cartões de débito co-branded (American Express, Discover, MasterCard e Visa)
  • PayPal
  • Conta bancária (débito direto) em países qualificados
  • Formas de pagamento manuais locais em alguns países e moedas

É hora de criar a primeira campanha de anúncios no Facebook

Antes de criar a primeira campanha de anúncios no Facebook Ads é necessário entender que existem vários níveis de campanhas, cada um com suas próprias características e objetivos. 

Sendo assim, o Nível de Campanha traz conjuntos de anúncios e anúncios para atingir um objetivo único. O objetivo do anúncio cumpre o propósito de marketing, sendo um cadastro de formulário, por exemplo. Cada anúncio tem o seu objetivo.

Passo a passo: escolha o objetivo de campanha > nomeie a campanha > configure a otimização do orçamento > escolha a estratégia de lances da campanha 

Em nível de Conjunto de Anúncios estão os grupos de anúncios que têm as mesmas características de publicação. Todas as configurações de público, local e período de veiculação serão aplicadas para todos os anúncios do conjunto.

Passo a passo: nomeie o conjunto de anúncios > selecione a página a ser promovida > defina o público > defina se o posicionamento será automático ou manual > 

Cada nível tem suas próprias ferramentas e recursos para ajudar a atingir os objetivos de campanha. Dito isso, vamos ao passo a passo para criar a primeira campanha no Facebook Ads:

1- Faça login na sua conta do Facebook > acesse o gerenciador de anúncios > clique em Criar (botão verde)

 

2- Selecione o objetivo de sua campanha. Existem várias opções, como tráfego, conversões, vendas, etc. Escolha a que melhor que se adequa às suas metas de negócios

3- Dê um nome para sua campanha e escolha a audiência alvo para sua campanha

4- Escolha seu orçamento e calendário de exibição. Pode ser orçamento diário ou total, e você pode escolher a data de início e término de sua campanha

5- Escolha as plataformas onde você deseja exibir seus anúncios. Pode ser o Facebook, Instagram, Audience Network ou todas elas

6- Crie seu anúncio, escolha entre imagem, vídeo, carrossel ou história. Certifique-se de incluir um título, texto e uma call-to-action (CTA) atraente

7- Escolha a segmentação de público para sua campanha, incluindo informações como idade, gênero, localização e interesses 

8- Verifique todos os campos e submeta sua campanha. Agora é só esperar os resultados. Lembre-se de monitorar sua campanha e fazer ajustes se necessário

Tenha em mente que esses são os passos básicos para criar uma campanha no Facebook Ads, existem outras configurações e opções avançadas que podem ser usadas para otimizar sua campanha, mas esses passos já te darão uma base sólida para iniciar sua primeira campanha.

Conte se este Guia foi útil para você? Compartilhe conosco suas dúvidas e como podemos te ajudar a otimizar suas campanhas no Facebook Ads! Leia também “Como configurar o Facebook Pay”

 



Stephanie Zanandrais

Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo digital há mais de uma década.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente com o Facebook

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site

Faça o download