Facebook Ads e Google Adwords: 7 razões para investir nos dois!

Por Erik Willian

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Investir em anúncios na internet cada vez mais faz parte da estratégia de empresas que querem se consolidar no mercado digital, fidelizando um público já existente ou atraindo novos clientes.

O Facebook Ads e Google Adwords estão entre os principais mecanismos, sendo muitas vezes complementares.

Por que investir em anúncios na internet?

São diversos os motivos para investir em anúncios na internet, sendo algumas características fundamentais para atrair um número mais elevado de anunciantes e interessados.

Entre os benefícios desse tipo de divulgação, destacam-se:

1. Segmentação do anúncio

Diferentemente dos meios offline, nos quais não é possível segmentar o público, a internet permite que cada campanha tenha diversos filtros de segmentação atingindo um público mais qualificado.

A segmentação permite que haja uma redução dos custos da campanha, pois evita que ela atinja um público desqualificado, ou seja, que não está procurando o que a empresa tem a oferecer. Dessa forma, anúncios relevantes são mais baratos para o anunciante.

2. Forma de pagamento

Os anúncios digitais também têm como vantagem a forma de pagamento. O meio mais comum é o CPC (custo por clique), no qual o anunciante só paga se o usuário de fato clica no anúncio e é redirecionado para a oferta. Esse tipo de pagamento está disponível no Facebook Ads e Google Adwords.

Outra forma comum de pagamento é por visualizações, conhecido também como CPM (custo por mil), sendo uma opção disponibilizada pelo Facebook Ads.

3. Mensuração dos resultados

Tanto o Facebook Ads quanto o Google Adwords oferecem diversas métricas para mensuração dos resultados das campanhas, sendo possível identificar os aspectos positivos e também oportunidades de otimização a partir dos dados apresentados.

No marketing digital, a capacidade de mensuração dos resultados é um dos elementos que oferecem mais vantagens ao investidor, pois permite otimizar a campanha, reduzindo custos e aumentando as taxas de acerto.

Por que investir em Facebook Ads e Google Adwords?

Ao iniciar uma estratégia online é comum ficar em dúvida entre as diversas oportunidades de divulgação, como entre Facebook Ads e Google Adwords, por exemplo. É importante saber que essas variações são, na verdade, complementares.

Confira quatro razões pelas quais as estratégias podem ser realizadas em paralelo:

1. Diferenças entre as estratégias

A principal diferença entre ambos os tipos de anúncio e sobre o fator determinante ao optar por cada um é o objetivo da empresa com a estratégia.

O Google Adwords é mais indicado para aumento direto nas vendas, pois tem uma taxa de conversão maior, devido ser exibido para usuários que já estão pesquisando sobre o assunto utilizando uma palavra-chave relacionada ao que a empresa tem a oferecer.

O Facebook Ads, por sua vez, é indicado para empresas que desejam construir ou consolidar a marca, pois permite maior relacionamento com o cliente, redirecionando, por exemplo, para a fan page em vez do site e atraindo mais seguidores.

2. Públicos que são afetados

Como mencionado, no Google o anúncio chega até o usuário devido ao uso de uma palavra-chave que é utilizada pela empresa na definição da campanha. Enquanto isso, no Facebook a exibição de anúncios ocorre devido as características do público determinadas pelo anunciante e o comportamento digital do usuário.

Dessa forma, os anúncios em cada uma das mídias vão afetar públicos distintos. No Google há maiores chances de impactar um usuário que já tem um interesse no produto ou serviço, mas não chega até o usuário que, mesmo com um determinado problema, desconhece a solução oferecida pela marca.

No Facebook, em que se impacta de acordo com o perfil, as chances de a empresa atrair usuários menos qualificados para realizar uma compra são maiores, entretanto, surge uma oportunidade de qualificação do lead, levando ele adiante no funil de vendas, até um momento mais adequado para uma compra.

Entre as segmentações possíveis no Facebook destaca-se, inclusive, uso mobile ou desktop, dispositivo móvel usado e rede pela qual acessa a internet.

3. Taxa de conversão em cada canal

Diferentemente do Facebook Ads, o Google Adwords impacta usuários que já estão, muitas vezes, no fundo do funil de vendas, ou seja, já mais propensos a fechar uma compra e prontos para uma abordagem comercial. Essa característica faz com que o número de conversões a partir do Google seja maior.

Ainda assim, o Facebook oferece oportunidades de conversão distintas do Google. Entre as soluções que podem ser anunciadas e ter um grande alcance, destacam-se o aumento de seguidores da página, a partir de uma campanha com esse objetivo específico, e também a divulgação de eventos. Nesse último caso, a inscrição para o evento é a conversão desejada.

As possibilidades de conversão no Facebook são mais variadas e as do Google são mais comerciais. O investimento mais adequado vai depender do seu objetivo com a estratégia.

4. Atração e conversão

anúncio do Google Adwords tem a capacidade de atingir uma demanda já existente, enquanto o Facebook Ads permite gerar uma nova demanda a partir de uma alta segmentação de perfil e comportamento do usuário.

Dessa forma, ambas as estratégias podem ser usadas para atração de novos leads e para a conversão em clientes. Pode ocorrer de uma conversão não resultar em uma venda imediata, entretanto, com as informações do lead, a marca terá a oportunidade de nutri-lo até que ele esteja num momento mais adequado para efetivar a compra.

A capacidade de atração e conversão de ambas as estratégias é alta, entretanto, caso executadas simultaneamente permitem atingir públicos distintos para consolidar a presença online da marca.

O Google, por exemplo, possui além da rede de pesquisa, a rede de display, que faz com que o anúncio seja exibido em sites relevantes para a temática, ampliando as possibilidades de conversão.

Quando investir em anúncios na internet?

Os anúncios na internet permitem diversificar o escopo de clientes e atrair novos compradores para a empresa, sendo indicado para quando a empresa tem como objetivo aumentar as vendas e também criar relacionamento com os consumidores, aumentando as possibilidades de fidelização.

Devido ao custo atraente da estratégia, a solução pode ser empregada por empresas que estão com baixo orçamento e desejam um canal com melhores chances de retorno, possível devido a forma de pagamento.

Quer iniciar uma estratégia no Facebook Ads e Google Adwords? Saiba mais sobre quando usar o Google Adwords!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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