Dicas para lanchonetes e restaurantes anunciarem no Facebook

Por Erik Willian

Se você tem uma lanchonete, restaurante, empresa de delivery de alimentos ou qualquer outra do gênero, o Facebook tem ótimos recursos para divulgar seu negócio. Não precisa ser uma grande empresa, até o Tio do Cachorro quente pode [e deve] anunciar. Não precisa investir grandes quantias, já que o limite mínimo é de apenas 1 real por dia.

No Facebook você precisa investir em média R$ 4 para alcançar 1000 pessoas, logo, o custo benefício é muito bom. Por R$ 10 você alcança mais de 2 mil pessoas próximas ao seu negócio.

Conhecendo os recursos

Antes de tudo você precisa ter uma conta de anúncios, se ainda não tem, basta acessar https://www.facebook.com/business/. Em seguida crie uma campanha de anúncios, escolha o modelo que preferir, os mais indicados são “Impulsionamento de Publicação” ou “Alcançar pessoas próximas a sua empresa”.

Anúncio por raio geográfico

Esse é um recurso fundamental para anúncios de lanchonetes e restaurantes que querem atingir o público do entorno, do bairro ou dos bairros vizinhos, já que permite que você anuncie para pessoas em distâncias a partir de 1km de raio.

Para fazer esta segmentação, vá até o conjunto de anúncios. Na segmentação por localização, insira o endereço do seu restaurante ou lanchonete, e então selecione o raio que quer atingir. O mapa irá mostrar quais bairros esse raio abrange, assim você saberá se precisa aumentar ou diminuir o raio.

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Insira o endereço do seu restaurante ou lanchonete

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Escolha o raio geográfico.

Anúncios para pessoas que moram ou visitam este local

Esta é uma segmentação importante para restaurantes e lanchonetes. Através do sistema de geolocalização, o Facebook sabe quais pessoas moram no bairro ou estão visitando o bairro. Pelo horário que os usuários frequentam a região, o Facebook sabe também se estas pessoas trabalham naquele bairro e depois vão pra casa, em outro local.

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Se o seu restaurante funciona em uma área com muitas empresas e você quer atrair clientes para o almoço, escolha a segmentação “Pessoas neste local recentemente”, já que assim seu anúncio será mostrado para quem trabalha ou está por perto.

Se seu restaurante ou lanchonete está em locais com presença de turistas, escolha “Pessoas visitando este local”, pois assim o Facebook mostrará o anúncio para quem está no local, mas tem residência a mais de 200km de distância.

Se o seu restaurante funciona em região residencial, e seu interesse é anunciar para as famílias que moram próximas, escolha “Pessoas que moram neste local”.

Note: você pode fazer mais de um anúncio, um para pessoas que visitam e outro para as que moram. Se preferir, pode optar pela segmentação “todos nessa localização”.

Anúncio em horários específicos

Seu anúncio será eficaz se for exibido nos horários certos. Pode ser um desperdício veicular um anúncio de almoço as 4 da tarde ou 8 da noite. Para atrair clientes que estão começando a sentir fome, uma boa ideia é veicular os anúncios a partir das 10 da manhã, e terminar as 14h. Se o restaurante funciona para o jantar, faça o mesmo com horários noturnos. Caso o restaurante ou lanchonete atenda o dia todo, você pode anunciar o dia todo ou em horários de seu interesse.

Como anunciar em horários específicos?

Somente anúncios com orçamento vitalício podem ser veiculados em horários específicos. Existem 2 tipos de orçamento, o vitalício e o diário. No orçamento diário você escolhe quanto quer gastar por dia até a data final do anúncio, podendo ainda não definir uma data final, para que o anúncio seja veiculado todos os dias continuamente.

Cuidado com a veiculação contínua! Você pode esquecer de desativar um anúncio que não quer mais, acumulando gastos desnecessários.

No orçamento vitalício você determina uma única verba, a ser gasta entre a data inicial e final do anúncio. Anúncios vitalícios precisam obrigatoriamente de uma data final.

Optando pelo orçamento vitalício, vá até a opção “Programação de Anúncios” e clique em “Veicular anúncios de acordo com uma programação”. Em seguida, assinale com a cor azul os dias e horários que pretende veicular seu anúncio.

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O anúncio

A próxima etapa será criar o anúncio. Se optou por “impulsionamento de publicação”, você deverá escolher a publicação da página a ser anunciada, podendo ainda criar uma nova publicação na hora, pelo gerenciador de anúncios. Se escolheu “Alcançar pessoas próximas a sua empresa”, deverá criar o anúncio na hora, escolhendo a imagem e os textos que irá colocar.

Monitore

Se está criando o primeiro anúncio, monitore-o com frequência, veja se as pessoas estão interagindo, se o anúncio está obtendo boa visibilidade. Para saber se o anúncio está alcançando um bom desempenho, analise a nota de relevância atribuída pelo Facebook, de 0 a 10. Quanto maior a nota de relevância, melhor está sendo o desempenho do seu anúncio, mais o público está gostando dele. Anúncios mais relevantes custam mais barato, leia sobre isso.

De tempos em tempos troque o criativo do seu anúncio, isto é, a forma como ele aparece para as pessoas, suas imagens e textos.

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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