Você Sabe Qual a Diferença entre Busca Orgânica e Paga?

Por Ana Izabel

É muito difícil falar em SEO e negócios digitais sem falar de busca orgânica e busca paga. Toda empresa que deseja se destacar no mercado e sair na frente da concorrência tem isso bem claro em suas estratégias de negócios e marketing.

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O que é busca orgânica?

A busca orgânica ou também conhecida como resultados orgânicos são as páginas e links que são exibidos “naturalmente” em um mecanismo de busca como o Google, por exemplo.

Para apresentar esses resultados aos usuários, os buscadores “cruzam” diversos atributos como:

  • qualidade e originalidade do conteúdo
  • densidade de palavras-chaves
  • links externos e internos
  • imagens otimizadas
  • autoridade do domínio

Os fatores são muito mais que esses, mas em geral, não se sabe verdadeiramente quantos atributos são considerados para que uma página ou conteúdo seja bem posicionado, tendo em vista que esses atributos variam constantemente, mas alguns já são bem conhecidos e trabalhados por muitas empresas.

Os principais benefícios da busca orgânica

O principal motivo das empresas investirem na busca orgânica é justamente pelo retorno que essa ferramenta pode oferecer. Estar bem posicionado nos buscadores é um objetivo primordial para muitas empresas e para outras essa área até mesmo acaba sendo a principal meta de negócios. Então devido a essa importância, vamos analisar os prós e contras da busca orgânica e entender se vale ou não a pena investir nessa estratégia.

Problemas da busca orgânica

Porém, antes de achar que é fácil investir e ter bons resultados com a busca orgânica vamos ver agora alguns dos pontos negativos que existem nessa modalidade.

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O que é busca paga?

A busca paga é o resultado de outra estratégia de marketing digital. Os links patrocinados como são mais conhecidos funcionam pela escolha de palavras-chaves estrategicamente pensadas para serem condizentes com o que os usuários procuram.

A busca paga como o próprio nome diz é uma ferramenta onde se investe determinado valor para ter mais visibilidade nos mecanismos de buscas. Nessa modalidade, os links são exibidos acima dos resultados da busca orgânica, independente se você está há tempos atuando na Internet ou não.

Resultados rápidos

Este é o principal motivo para se investir na busca paga. Para quem deseja ter resultados rápidos, a estratégia de links patrocinados é uma forma excelente de atrair pessoas e clientes interessados em seus produtos ou serviços.

Geração de tráfego qualificado

As pessoas que clicam nos seus anúncios geralmente já efetuaram uma busca específica e se chegaram até você é porque estão interessados na sua empresa, a princípio. Tendo mais pessoas acessando o seu site é mais provável acontecer uma venda ou um contato surgir a partir da busca paga.

Geração de novos negócios

Com o tráfego mais constante em seu site as chances de gerar novos negócios são absolutamente maiores. Desta forma, a busca paga é uma ótima oportunidade para impulsionar um negócio rapidamente.

Problemas com a busca paga

Vimos que investir em links patrocinados para gerar buscas qualificadas pode ser uma excelente forma de gerar negócios, porém nem tudo são só maravilhas. Vamos ver!

É muito caro investir em busca paga?

Essa é outra questão um tanto “polêmica” e que desperta certas dúvidas em que decide investir em busca paga.

O custo em investir nessa modalidade de publicidade é muito relativo, pois a ideia de “caro” pode não ser verdadeira quando comparada com o retorno que pode gerar. Uma empresa pode ter um custo de mil reais mensais em links patrocinados, mas em contrapartida pode gerar um retorno de 10 mil. Por outro lado o inverso também pode acontecer.

Por isso que o conhecimento do funcionamento do sistema de buscas e das ferramentas é fundamental para que os investimentos possam ser otimizados e o retorno possa ser garantido.

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Ana Izabel

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