Você Sabe o que é Busca Orgânica?

Por Erik Willian

Busca Orgânica

O Google e o seu exemplo de Amor e Dedicação ao usuário.

Quando você faz uma pesquisa em um buscador, ele analisa vários fatores para te voltar resultados. As palavras-chave que você digitou são analisadas juntamente com o seu perfil e localização.Os resultados da Busca Orgânica são aqueles que o buscador (Google) mostra sem que você precise pagar para que sua empresa apareça na busca. Eles são responsáveis por mais de 80% dos cliques dos visitantes, concorrendo contra 20 a 30% dos cliques em links patrocinados. Quem está nas primeiras posições consegue captar uma boa fatia do tráfego gerado por aquela palavra-chave.

E a principal vantagem de estar bem posicionado nos buscadores, é que você passa a receber visitas de clientes extremamente qualificados, pois seu website só vai aparecer para pessoas que estão procurando o seu produto ou serviço. (Contando que seu website tenha o mínimo que qualidade ok?)

Porém conseguir estar nas primeiras páginas da busca não é tão simples quanto parece, e nós temos que tomar muito cuidado com as diretrizes que os buscadores colocam para poder ranquear quem ficará nas primeiras posições.

Como o nosso foco atual e de 98% dos usuários da internet é o Google irei falar rapidamente sobre como ele trabalha.

O Google se preocupa antes de mais nada com a experiência que o usuário terá na hora que está realizando uma busca, e ele trabalha pesado para garantir que os resultados sejam os mais qualificados o possível.

O Google realiza centenas de análises para definir a ordem dos anúncios, falarei um pouco sobre as 3 principais.

#1 CONTEÚDO E RELEVÂNCIA
O mais importante para qualquer website é o conteúdo. O Google analisa muito a qualidade do conteúdo para definir quem é mais relevante. Quanto mais conteúdo relevante seu website tiver sobre um assunto específico melhor!
Lembrando que relevância não é quantidade ok?

#2 FOCO
Buscando entregar exatamente o que o usuário precisa, o Google considera como mais relevante aquele que demonstra maior domínio sobre a palavra-chave buscada. Para demonstrar este domínio, você deve responder as perguntas do usuário antes mesmo que ele as faça de várias maneiras (Textos, Fotos, Vídeos e etc). É muito importante entregar um bom conteúdo para o usuário pois além de ser amigável com ele, o Google entenderá em que nicho de mercado você está localizado e quais palavras-chave ele deve te indexar.

#3 CONFIANÇA E PRESENÇA DIGITAL

Para analisar a confiança e presença digital é necessário ter outros websites falando da sua empresa na internet. E não basta ser qualquer website, o Google utiliza um algoritmo chamado Trust Rank que copia a mesma lógica dos relacionamentos humanos da vida real. O Google avalia quantos sites de qualidade tem links para o seu. Assim como na vida real bons relacionamentos geram oportunidades, e relacionamentos ruins apenas te prejudicam, e se tratando de websites um relacionamento ruim pode ser fatal. (Explicarei sobre relacionamentos digitais mais a frente ok?).

No final tudo se resume a Conteúdo!

Você percebeu que o tempo inteiro tratamos de conteúdo?  De nada adianta ter um website lindo e moderno, se você não faz o seu dever de casa e cria conteúdo de qualidade,sem isto você não conseguirá criar bons relacionamentos, entregar uma boa experiência e converter visitantes em clientes.

A criação de conteúdo de qualidade vai muito além das estruturas do seu website, e é o principal fator de rankeamento do Google para medir a relevância dos resultados. Para estar nas primeiras posições é necessário muito mais do que estes 3 itens, porém já é o primeiro passo da forma correta!Com isto quero deixar 5 perguntas rápidas que você deve analisar:

  • Você sabe quantas visitas mensais seu website possui?
  • Você sabe quais são as páginas mais visitadas e porque?
  • Você sabe como os visitantes chegam ao seu website?
  • Você sabe quais são as principais palavras chave e sites que trazem visitas para seu website?
  • Você sabe se seu website está rankeado no Google para as palavras-chave do seu negócio?
Se você não souber responder uma destas perguntas, é sinal de que você precisa rever e rápido suas estratégias pois estamos perdendo informações preciosas que podem ajudar muito suas vendas!
E caso não saiba, não se desespere pois pretendo te ensinar um pouco mais sobre isto nos próximos artigos e estamos prontos para te auxiliar aqui ok?
Grande Abraço e Até a Próxima!


Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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