Tudo sobre Sites em WordPress

Por Stephanie Zanandrais

A criação de sites em WordPress é um assunto em alta e acredito que continuará assim por muito tempo. Isso porque, além de o olhar estratégico das empresas estar mais “afiado” e consciente sobre a função de seus sites na internet, o WordPress é o maior e mais usado sistema de gerenciamento de conteúdos do mundo. 

O CMS (Content Management System) denominado WordPress é um sistema que permite a organização, criação e publicação de conteúdos no site, blog ou portal de notícias. Estatística divulgada pelo site W3Techs, recentemente, mostra que dos 1.88 bilhões de sites existentes na web, 43,2% foram desenvolvidos em WP. 

Neste post, vamos falar tudo sobre o “criador de sites mais popular do mundo”, que conta com uma comunidade expressiva de desenvolvedores e profissionais de TI, Marketing e afins, aberta para tornar cada vez mais o WordPress a ferramenta de criação de sites mais eficiente e funcional do momento.  

Vamos responder às principais perguntas:

  • O que é o WordPress?
  • Quais as vantagens de usar o WordPress para criar sites?
  • Por que o WordPress é o melhor CMS do mundo? 
  • O que significa ser um “software livre”?
  • Mas será que o WordPress é o número 1 mesmo?
  • O que você ainda precisa saber sobre ter um site em WordPress

O que é o WordPress?

O contexto em que o WordPress foi criado era de uma web pronta para o compartilhamento de conteúdo com atuação em massa dos usuários nos EUA. O ano era 2003, quando o desenvolvedor e músico, Matthew Mullenweg Charles, mais conhecido como Matt Mullenweg, criou o software. 

Mas ele não criou do zero. Em 2002, calouro na Universidade de Houston, com apenas 19 anos, Matt usava o software de blog B2/cafelog para organizar fotos de viagens e na mesma época acabou contribuindo com algumas melhorias no código. 

No ano seguinte, o WordPress nasceu através da união entre Matt e o criador do B2, Michel Valdrighi. E a partir de 2004, as versões passaram a conter cada vez mais recursos, personalizações e suportes garantindo a constante melhora nas ferramentas de administração. 

Falando tecnicamente, o WordPress é um sistema “open-source” de gerenciamento de conteúdo licenciado, ou seja, para que qualquer usuário possa utilizar ou modificar o software gratuitamente (GPLv2 – General Public License).

Tipos de sites feitos em WordPress

No início, o WordPress era somente uma ferramenta para criar blogs e não construía sites como hoje. Inclusive, devido a alterações no seu código, além da vasta gama de plugins e temas WordPress, também é possível criar qualquer tipo de site: Institucional; Loja e-commerce; Blog; Portfólio; Currículo; Fóruns; Redes sociais; Diretórios etc.

A criação de site institucional desenvolvido em WordPress tem, em seu escopo, uma estrutura robusta para que receba todo o conteúdo da empresa e de seus serviços e/ou produtos, de maneira que facilite o contato do cliente. 

E para que seja um site atraente, tanto no código quanto no conteúdo postado, o site institucional em WordPress tem suporte de plugins e ferramentas que vão possibilitar o ranqueamento das páginas no Google. 

O site em WP pode ser integrado facilmente a outros sistemas como de um CRM para a melhor gestão dos contatos e vendas da empresa, bem como é possível integrar um serviço externo através de uma API, caso algum plugin já não execute as mesmas funções.

Já o WooComerce é um plugin de e-commerce criado para ser instalado em sites WordPress. Ele é famoso por sua escalabilidade, ou seja, a capacidade de evoluir e expandir a loja virtual à medida que o negócio vai crescendo. 

Além disso, o custo-benefício é interessante para os empreendedores, uma vez que o plugin é gratuito deixando os custos para a operação da loja virtual (disparo de e-mail marketing, cálculo de frete por transportadora, hospedagem, gateway de pagamento etc).

O blog é um espaço para serem publicados conteúdos em formato de artigos, vídeos e imagens para um público interessado em consumir esse conteúdo. 

Logo, o blog contém uma estrutura organizada para disponibilizar as postagens de acordo com as categorias. E destaque de um ou mais posts de categorias pré-selecionadas para chamar a atenção do usuário sobre o conteúdo destacado. 

A plataforma WP é funcional para a criação de blog, possui ferramentas e elementos de criação de conteúdo intuitivos. Além de permitir a estilização da página e facilmente ser transformado em um site, incluindo recursos e plugins à página. 

Quais as vantagens de usar o WordPress para criar sites?

Construir um site em WordPress tem a principal vantagem da economia de tempo e dinheiro, pois seus desenvolvedores, que contribuem com a comunidade WP, trabalham no mundo inteiro para construir uma ferramenta que torne cada vez mais funcional o processo de publicação. 

Não é atoa que mais de 70% do mercado de CMS’s no mundo utiliza o WP e é a plataforma  escolhida por mais de 43% dos sites na web que também escolhem o WordPress por estas vantagens:

Sistema Open Source 

Com a plataforma é possível criar o site de qualquer porte e estrutura, adaptar o código para as necessidades do projeto, fazer cópias e distribuir para outros projetos e ainda gerar negócios – como o produto de criação de sites da Digital Pixel, que utiliza uma versão modificada criada pela equipe de desenvolvimento para a criação dos sites de seus clientes. 

SEO

O ranqueamento dos sites nos mecanismos de busca é um critério acompanhado ativamente de perto pelo WordPress com a criação de plugins e a otimização de seu código para motores de busca como o Google. Diversos recursos podem ser agregados para ajudar na indexação dos conteúdos das páginas de sites produzidos em WordPress. 

Interface funcional e responsividade

A plataforma WP é funcional e foi criada de maneira a facilitar a gestão do conteúdo até para pessoas leigas em internet e tecnologia. E ainda é adaptável para todos os tipos de dispositivos móveis, tanto o layout do site quanto a área administrativa – chamamos essa adaptação de “responsividade”.

Isso torna o WordPress uma plataforma de fácil usabilidade e com responsividade recomendada pelo Google, o que interfere diretamente no ranqueamento e torna mais eficiente o SEO do site.

Suporte e correção de falhas

O WP recebe a colaboração de desenvolvedores da comunidade e não têm vínculo empregatício com a empresa de Matt Mullenweg e Ryan Boren. Por isso, além de ter um grupo grande de desenvolvedores ajudando na correção de falhas, também o processo de redação do código-fonte pode contar com a colaboração de mais desenvolvedores ao longo do seu desenvolvimento.

A correção de falhas é mais rápida, pois diversos desenvolvedores estão investigando o código-fonte, uma vez que todos se beneficiam dessas correções, já que o código é aberto. 

Mais segurança e diversidade

Pelo fato de ter o código aberto, o WP tem menos chances de conter falhas de segurança, por isso, a importância de sempre atualizar as versões quando são lançadas. Da mesma forma acontece para a aquisição de outros serviços, uma vez que os fornecedores querem conquistar usuários, o WP promove a natural competição entre eles levando-os a oferecerem qualidade e redução nos preços de serviços agregados ao sistema. 

O WordPress é o melhor CMS do mundo? 

Um Content Management System, em português denominado Sistema de Gestão de Conteúdo, é a solução para que o site seja interativo, dinâmico e atraente com o compartilhamento de conteúdo estratégico. 

Impossível fazer atualizações em um site manualmente, trocando textos e imagens diretamente no código, sem o auxílio de um profissional. O grande diferencial do CMS é a possibilidade de gerenciar o conteúdo dinâmico de maneira simples e constantemente atualizar o blog, loja ou qualquer outro tipo de site, facilmente. 

Com o CMS da WordPress todo processo de produção e publicação de conteúdo no site é gerenciável. Citando as principais funcionalidades do sistema, é possível:

  • Criar e publicar páginas em um site
  • Editar textos variados em seções, páginas e códigos
  • Moderar comentários e interações
  • Gerenciar estoque de loja e CRM (Gestão de relacionamento com o cliente)
  • Instalar plugins e extensões de funções diversas
  • Organizar a biblioteca de mídias para carregar imagens, vídeos e arquivos em PDF

A escolha de um CMS precisa considerar diferenciais para que torne a rotina de gestão do conteúdo do site eficiente e prática. Por exemplo, o histórico do sistema. É importante entender se a comunidade de usuários é grande e ativa, como é a reputação do sistema e se ele tem um suporte técnico eficiente e bem avaliado pelos usuários.

Outro diferencial está na proposta base do sistema. Ele é focado em qual tipo de site? É adaptado para acesso em diversos dispositivos? E, por fim, pensar em experiência de uso, testando e constatando se será fácil de usar na rotina, bem como se terá todos os recursos disponíveis para a sua realidade. 

E como já falamos anteriormente nas vantagens do WordPress, o sistema responde a todos esses diferenciais com aprovação de mais de 700 milhões de sites que utilizam a plataforma. Essa expressividade, e o fato de ser uma plataforma completa, torna o CMS o melhor do mundo. 

Mas será que o WordPress é o número 1 mesmo?

O WordPress possui milhares de temas disponíveis para a criação de websites, blogs, lojas e outros tipos de site, o que garante a criatividade na hora de personalizar um site. E por ser funcional, a estrutura do WP permite que um usuário com poucos conhecimentos técnicos em desenvolvimento de sites possa estilizar e organizar as seções sem dificuldades. 

Outro fato que colabora com a primazia do WP, é que o um sistema é funcional e tem uma estrutura simples, fácil de usar. A rede de aplicativos e ferramentas em torno do WordPress tem uma relação de interdependência, em uma galeria completa de plugins, temas e templates. 

Os plugins do WordPress também colaboram para  a escolha  do CMS pela maioria dos profissionais, por solucionarem demandas complexas como a migração de um site entre servidores, principalmente com bancos de dados, imagens, plugins e temas a serem migrados. 

O Duplicator é um plugin próprio para fazer backup, clonagem, duplicação ou migração de um site inteiro de um lugar para outro. Ele facilita o processo que ainda é realizado sob a gestão da equipe de hospedagem. O plugin tem versão gratuita e paga.  

Já para demandas mais simples e que podem ajudar a melhorar o desempenho do site, o plugin WP Super Cache é ideal para fazer a limpeza do cache de sites e, com isso, garantir que o tempo de carregamento do site seja reduzido. A ferramenta trabalha melhorando a relação de comunicação entre as páginas e os servidores na hora do carregamento. 

Para a construção de páginas sem limites de design e com recursos avançados, o plugin Elementor Page Builder é o mais usado com centenas de funcionalidades para definir desde o layout, que pode ser criado do zero ou customizado em template, até configuração de botões e efeitos em blocos e imagens. 

Os temas gratuitos estão disponíveis no painel do WordPress para instalação, mas também é possível usar temas e templates pagos, através da importação dos arquivos do novo template, de maneira intuitiva e prática.

O que você ainda precisa saber sobre ter um site em WordPress

 

Vivemos numa sociedade cada vez mais conectada e dependente de tecnologia, e já não é mais novidade que a internet é o lugar onde as coisas “acontecem” para negócios, pessoas e projetos. As fronteiras foram desaparecendo e as relações e trocas foram aceleradas. E junto, carregamos para ela os desafios sociais como crimes, abusos, roubos etc.

Por se tratar de um sistema open source, as falhas de segurança do WordPress precisam ser constantemente investigadas e corrigidas mais rapidamente do que de sistemas de código fechado. Esse trabalho inclusive conta com a colaboração do serviço de hospedagem para que tenha também boas práticas de segurança.

É por isso, que sempre uma nova versão é lançada pelo WP para que os sites atualizem e mantenham-se seguros de possíveis ataques de hackers e crackers. As atualizações são informadas no painel administrativo do WordPress. As atualizações são feitas também pelo painel, tanto da versão do site quanto dos plugins e dos temas.

O acesso à área administrativa dos usuários e suas permissões deve sempre ser repassado, atualizado e controlado para que as senhas sejam fortes e, também, manter o sistema operacional do computador sempre atualizado, com o antivírus em dia. 

Os plugins devem ser sempre avaliados e homologados por profissionais, é importante evitar instalar aqueles de procedência duvidosa. Dê sempre preferência para aqueles que estejam disponíveis na galeria de plugins do WordPress ou de empresas bem avaliadas. 

Os plugins que não estiverem sendo usados precisam ser desabilitados e até mesmo excluídos do tema. E sobre o tema, avalie a procedência, bem como opte por utilizar os temas disponíveis na galeria de temas do WP.

Fazendo sempre a gestão dos recursos e mantendo atualizada a versão do WP e as senhas seguras, não haverá desvantagens na utilização do maior CMS do mundo e você poderá se beneficiar das vantagens e inúmeras possibilidades de gerenciamento de conteúdo na plataforma. 

 

Gostou desse conteúdo?  Deixe seu comentário! 🙂



Stephanie Zanandrais

Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo digital há mais de uma década.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente com o Facebook

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site

Faça o download