Sobrevivência no mercado: 6 motivos para sua empresa ter um site

Por Erik Willian

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Devido à alta competitividade do mercado atual, investir em um site para empresa tornou-se um recurso essencial para viabilizar o crescimento do negócio, assim como melhorar o relacionamento com os clientes.

São diversos os motivos que levam pequenos e médios negócios a aderirem às soluções online, seja através da construção de um site de alta performance, presença nas redes sociais, realização de marketing de conteúdo e outras estratégias de marketing digital.

Ter um site para empresa, entretanto, se destaca frente às demais soluções online, pois é por meio desse recurso que é possível desenvolver e integrar outras técnicas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que ter um site para empresa?

O site corporativo é um elemento fundamental para sustentar o projeto de expansão e consolidação de um negócio. São diversos as vantagens proporcionadas, independente do segmento de atuação da empresa.

A seguir, destacamos 6 benefícios alcançados por um site de qualidade. Confira e entenda a importância de sua empresa investir na solução:

1. Construir presença online

Devido à expansão do acesso à internet, 90% dos consumidores brasileiros realizam uma pesquisa na internet antes de adquirir um produto, segundo levantamento da SPC Brasil. Isso significa que uma empresa que está fora do ambiente digital perde diversas oportunidades de negócios diariamente.

A presença online representa a capacidade da empresa de ser encontrada nos mecanismos de busca, como o Google. Ao ter um site de alta performance e nutri-lo com conteúdo, o domínio posiciona palavras-chave relevantes, aumentando as chances de seu site ser exibido como sugestão para o usuário que faz uma busca.

Ao ter um site, a empresa pode ser encontrada por usuários interessados no que ela vende, mas que ainda estejam fazendo pesquisas sobre o assunto. Ao ser exibida como um resultado, a marca torna-se uma opção para o consumidor efetuar a compra, podendo ser encontrada por mais pessoas.

2. Gerar leads

É por meio do site que uma empresa pode iniciar uma estratégia de geração de leads. Os leads são os visitantes que entram na página, seja por um anúncio ou resultado nos mecanismos de busca, e deixam os dados de contato em um formulário no site.

Por meio desse processo de geração de leads, a empresa pode criar um banco de dados de clientes em potencial e entrar em contato por e-mail, por exemplo, iniciando um relacionamento com o usuário e preparando-o para efetuar a compra.

Ao permitir que a marca gere leads, o site aumenta as oportunidades de vendas da empresa. Além disso, ele também auxilia na manutenção de um relacionamento com o cliente e, possivelmente, de uma estratégia de fidelização.

3. Desenvolver relacionamento com o cliente

Como apresentado anteriormente, um site para empresa permite que o usuário encontre a companhia a partir de buscas e, ao passar suas informações de contato, torne-se um lead.

No momento seguinte, a empresa pode desenvolver uma estratégia de relacionamento com o cliente. São diversas as formas de tornar-se mais eficiente no processo de venda com o auxílio do site. Por exemplo:

  • crie conteúdos relevantes e que esclareçam as dúvidas do público-alvo sem a necessidade de entrar em contato;
  • facilite os processos de contato com a empresa inserindo páginas de “trabalhe conosco”, “contato” etc.;
  • tenha uma página de FAQ na qual as dúvidas mais recorrentes dos clientes possam ser esclarecidas objetivamente;
  • mantenha as informações de contato da empresa fáceis para o cliente, como telefone, endereço, e-mail etc.;
  • use a estratégia de conteúdo para criar vídeos com tutoriais dos produtos;
  • envie e-mail marketing ou newsletter para o cliente e redirecione-o para o site para ler artigos sobre temas que sejam de seu interesse.

Viu só? São diversas as formas de usar o site da empresa para melhorar e consolidar o relacionamento com o cliente, seja a partir de soluções que facilitem efetivamente o processo de compra ou mesmo engajem o leitor, fazendo com que ele tenha mais interesse pelo tema e ofertas da marca.

4. Aumentar a competitividade do negócio

Atualmente, empresas de todos os segmentos e tamanhos já desenvolvem estratégias digitais, incluindo ações em torno de um site corporativo próprio.

Nesse cenário, a criação de um site representa uma decisão necessária para permitir que a empresa retome índices positivos de crescimento e aumente o número de clientes ativos.

Ter um site próprio, por si só, não representa um diferencial competitivo, mas uma exigência do mercado atual. Entretanto, investir em um site de alto desempenho pode ser considerado um aspecto que aumenta a capacidade de seu negócio se diferenciar da concorrência.

Isso ocorre porque muitas empresas investiram em criar um site próprio mas, por outro lado, apenas um número reduzido compreendeu a importância de o desenvolvimento do site envolver um planejamento estratégico profissional.

5. Criar autoridade para a marca

Uma empresa com uma forte presença online, que possui um site relevante e um blog corporativo alimentado com conteúdos originais e técnicas de SEO, tem grandes chances de se tornar uma autoridade em seu segmento de atuação.

A autoridade de marca consiste em tornar-se uma referência para outras empresas do segmento, para os clientes e, também, para os formadores de opinião da área.

Diversos fatores influenciam a capacidade da empresa de tornar-se uma autoridade no segmento. Entretanto, a atuação online por meio de um site destaca-se como uma estratégia essencial para alcançar esse objetivo.

Ao tornar-se uma autoridade em determinado setor, a marca melhora o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, atraindo mais visitantes para o site e gerando novas oportunidades.

6. Otimizar recursos

A otimização de recursos consiste nas oportunidades geradas pelo site que não são possíveis em outras plataformas, como publicidade offline. Com um site, a marca pode ser encontrada pelo consumidor todos os dias, 24 horas por dia.

As páginas do site e publicações em blog corporativo são ativos permanentes da empresa, podendo ser acessadas no tempo do consumidor. Um cliente com uma dúvida sobre determinado produto, por exemplo, pode encontrar a informação que busca no próprio site, evitando que ele precise entrar em contato com a empresa.

Além de melhorar a experiência do cliente, esse tipo de situação também permite que haja uma melhor utilização dos recursos da empresa, pois muitos atendimentos podem ser evitados. Assim, você abre espaço para outras prioridades do negócio.

Como criar um site?

Muitas plataformas oferecem a possibilidade de criação de um site corporativo. Entretanto, como mencionado anteriormente, a criação de um site envolve planejamento, desenvolvimento e testes, sendo importante buscar uma empresa especializada no setor.

Atualmente, para proporcionar os benefícios citados, um site deve seguir diversos parâmetros, como ser responsivo, entregar as informações de forma intuitiva para o usuário, apresentar recursos gráficos e design de qualidade e ter uma estrutura adequada para o segmento.

Esses diversos aspectos, que devem ser atendidos para que um site seja eficiente para o público, exigem a experiência de uma equipe multidisciplinar. Portanto, entrar em contato com um empresa especializada é o mais indicado.

E então, pronto para criar ou otimizar seu site para empresa? Tem alguma dúvida sobre como criar uma página de alta performance? Outras sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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