SEO 2023: Guia Definitivo sobre as estratégias de otimização de sites

Por Stephanie Zanandrais

As tendências de SEO estão constantemente mudando e é importante estar atento para mantê-las atualizadas. Na Digital Pixel utilizamos as estratégias de otimização de motores de busca como parte da estratégia de entregar sites que são verdadeiras ferramentas de vendas na internet.

Mas, antes de entrarmos nas tendências e dicas atualizadas sobre SEO 2023, vamos te contextualizar. Neste post você encontra um guia definitivo sobre as estratégias de otimização de sites para o ano de 2023:

O conceito do SEO 2023

O conceito de Search Engine Optimization, traduzindo, “Otimização de Motores de Busca”,  consiste no processo de melhorar a visibilidade e ranking de um site nos resultados de pesquisa orgânica dos motores de busca, como o Google. Ou seja, o site está bem posicionado sem ter pago para estar nessa posição.

Isso é feito através da otimização do conteúdo e da estrutura do site, além de técnicas de link building e análise de dados, a fim de atender aos padrões e critérios estabelecidos pelos motores de busca para classificar e exibir resultados relevantes para os usuários.

O objetivo é aumentar a visibilidade do site e aumentar o tráfego orgânico para o site, o que pode levar a um aumento de conversões e vendas.

Contexto histórico do SEO

O SEO surgiu na década de 1990, com a popularização da internet e a necessidade de melhorar a visibilidade de sites nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Antigamente, esses resultados eram baseados apenas em palavras-chave, mas com o tempo, os algoritmos de busca evoluíram para considerar múltiplos fatores, como relevância e autoridade do site. Isso levou ao surgimento de técnicas e estratégias para otimizar o ranqueamento dos sites nos resultados de busca.

Os pilares do SEO 2023 são:

  • Conteúdo (Expertise)
  • Autoridade
  • Experiência do usuário (Credibilidade)

Conteúdo (Expertise): o seu site mostra ao usuário que o seu negócio é especialista no ramo. Essa informação que você oferece em seu site precisa ser de qualidade, relevante e atualizada. Além disso, é importante otimizar o conteúdo com palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Expertise se refere à qualidade e relevância do conteúdo de um site para um determinado assunto. Os sites com conteúdo de alta qualidade, relevante e preciso serão vistos como fontes de informações confiáveis ​​e serão classificados mais altamente pelos mecanismos de pesquisa.

Autoridade: quanto mais autoridade um site tem, mais confiança ele transmitirá para os mecanismos de busca e, consequentemente, melhores serão seus resultados.

Autoridade se refere à reputação de um site em termos de sua importância e influência em um determinado nicho. Os sites com uma grande quantidade de links de alta qualidade e tráfego orgânico são vistos como autoridade em seu nicho e tendem a ser classificados mais altamente.

Experiência do usuário (Credibilidade): é importante que o site tenha uma boa estrutura, seja fácil de usar e carregue rapidamente, garantindo a mesma qualidade e eficiência na versão mobile, para acesso em dispositivos móveis e smartphones.

Credibilidade se refere à confiança que os usuários têm em um site e sua capacidade de fornecer informações precisas e confiáveis. Sites com informações precisas, fontes confiáveis ​​e seguras serão vistos como mais confiáveis ​​e serão classificados mais altamente.

A evolução do SEO em três fases

No inicio, o SEO era baseado em técnicas simples que garantissem a indexação dos sites pelos mecanismos de busca. Logo, os sites não tinham o compromisso com a qualidade do conteúdo, somente estavam carregados de palavras-chave para indexar suas páginas.

A necessidade, então, era seguir um conjunto de técnicas e práticas que garantiriam bons resultados nas buscas orgânicas. Porém, com o passar do tempo, considerar o comportamento dos usuários foi influenciando cada vez mais os critérios de ranquamento.

Na segunda fase de atualizações do SEO, vemos o outro extremo no conjunto de práticas de otimização, com o uso de estratégias totalmente baseadas em dados para atender a necessidades de usuários humanos e robôs. Porém, muitos sites estavam indexados e não entregavam o que prometiam para o usuário, somente cumprindo o papel de “atrair” os robôs para ranqueamento.

Identificado isso, a terceira  e atual fase do SEO traz inteligência artificial para priorizar a melhor experiência ao usuário nos mercanismo de busca. O SEO deve ser construído sobre os pilares da expetise, autoridade e credibilidade.

5 requisitos que toda estratégia de SEO precisa ter

Apesar de existirem diversas estratégias criadas de acordo com a realidade de seus projetos, existe uma estratégia subjacente ao desenvolvimento de estratégias, que contém cinco requisitos importantes para que ela aconteça com sucesso:

1- Mapa mental (mind map)

Um mapa mental é um lugar para construir sua estratégia desde o início. Ele é simplesmente uma série ramificada de categorias, geralmente saindo de uma ideia/ação central, passando de categorias mais gerais para categorias mais específicas, com os detalhamentos das ideias.

Mas, é importante entender que não é uma visualização de sua estratégia final. Um mapa mental existe para ajudá-lo a pensar sobre o planejamento.

Mapas mentais são ferramentas que ajudam você a visualizar seu processo de pensamento de uma forma que facilita a combinação de ideias, ajudando você a ver como elas se encaixam como um todo.

Eles ajudam a organizar e memorizar as ações para que você possa se concentrar na execução e no brainstorming. Você pode usar uma ferramenta como o Mind Meister ou simplesmente anotar suas ideias como elas vêm até você no formato visual.

Pode também usar o Google Jamboard, que é um quadro branco digital e colaborativo, disponível gratuitamente no Drive do seu Gmail.

O uso de um mapa mental permite que você veja tudo de uma vez, em uma estrutura que se assemelha à maneira em rede que seu cérebro real funciona. É por isso, que o mapa mental é uma ferramenta importante para ser usada conforme você desenvolve sua estratégia de SEO.

2- Cronograma e gestão das ações

Uma vez que sua estratégia se torne mais concreta, você precisará de uma análise mais aprofundada e documento profissional contendo as informações do mapa mental.

Tenha em mente o que é uma estratégia: um plano. Isso significa que você tem metas, tarefas específicas anexadas a essas metas, tarefas recorrentes que precisarão ser atualizadas e revisadas,  subtarefas que se tornarão mais numerosas e específicas conforme o tempo vai passando.

Você precisa ser capaz de apresentar tudo isso de forma rápida e fácil para o seu cliente e suas equipes. Além disso, você precisa fazer de uma forma que seja simples o suficiente para que todas as partes entendam, bem como editem.

Você pode usar o Planilhas Google , o Trello, dentre outros. A ferramenta específica não é tão importante quanto o seu método de uso.

Todos da equipe e, também os clientes, precisam ser treinados e instruídos sobre como ler o planejamento e fazer as alterações caso seja necessário. É interessante colocar em um espaço desse planejamento as instruções:

  • Qual tarefa é atribuída a quem;
  • Quais tarefas seguem a primeira;
  • Quais tarefas são recorrentes, planejadas, em andamento e concluídas.

3- Institucional detalhado da empresa (briefing completo)

Seja você diretor, colaborador ou prestador de serviços, precisa ter uma sólida compreensão da empresa para que qualquer estratégia de SEO seja bem-sucedida.

Você precisa saber quais pontos fortes você pode aproveitar para obter o máximo de retorno da otimização, quais táticas funcionarão melhor para a identidade da marca e o que está seu jeito a isso.

Pense nestes fatores importantes:

Qual é a proposta única de venda do produto?

Podemos nos referir a uma linha de produtos ou a um único produto, mas seja qual for o caso, precisamos saber o que torna a empresa diferente para qualquer estratégia funcionar.

Com essa visão, haverá um forte impacto nos tipos de divulgação, o tipo de público que a empresa quer cultivar, o tipo de palavras-chave que serão acompanhadas e muito mais.

Qual é a visão da empresa?

É importante saber o que torna a empresa diferente para qualquer estratégia funcionar.

Onde a empresa está realmente enfrentando dores?

É necessário entender os cenários, o que a empresa realmente precisa ver e onde ela não pode se acomodar antes de se comprometer com uma estratégia.

4- Conhecimento detalhado sobre a audiência (briefing  completo)

Você precisa saber quem é seu público, e isso significa muito mais do que apenas quais palavras-chave eles estão procurando na internet.

No momento em que estiver conversando com seu cliente, pesquisando seu público, navegando em alguns pontos de encontro relevantes na Internet, entre outras situações, considere determinar:

  • Demografia: conheça a idade, gênero, localização geográfica e nível de educação da sua audiência para compreender as suas necessidades e interesses;
  • Comportamento online: analise como a sua audiência está se comportando online, como por exemplo, onde eles passam mais tempo na internet, quais sites eles visitam e o que eles procuram;
  • Redes sociais: descubra em quais redes sociais a sua audiência está presente e como ela se comporta nelas. Isso pode ajudá-lo a escolher as plataformas certas para promover a sua marca;
  • Interesses e hábitos de compra: entenda os interesses e hábitos de compra da sua audiência para poder oferecer produtos e serviços relevantes e atraentes;
  • Análise de tráfego: utilize ferramentas de análise de tráfego para medir a quantidade de visitantes do seu site e as páginas que eles estão visitando. Isso pode ajudá-lo a identificar pontos de melhoria e oportunidades para aprimorar a experiência do usuário.

5- Metas precisas

Para que um objetivo seja útil, ele deve ser preciso e, para que seja preciso, deve-se focar no processo de trabalho e como elas se encaixam para culminarem no resultado. Por isso, é importante definir métricas e objetivos claros e tangíveis.

Isso porque com páginas cada vez mais otimizadas na internet, a consequência tem sido a redução da taxa de clique, uma vez que os usuários estão passando mais tempo na página da marca, que predomina em seu nicho, ou já estão encontrando o que pesquisam sem passar por um site.

A questão é que todos devem concordar sobre quais métricas fazem sentido e por quê. Essa é uma abordagem que tem mais probabilidade de levar ao conhecimento e otimização, utilizando o conceito de Growth que mapeia estratégia, site e anúncios.

Através desse mapeamento, cada implementação é mensurada,  desde o posicionamento de palavras-chave, ao aumento de tráfego orgânico potencial ou de CTR. Tem-se documentação de todas as otimizações e todo o processo de SEO dentro do site.

Com o mapeamento do SEO e os indicadores em mãos, é possível otimizar e mensurar etapas como: indexação, posicionamento, impressões, cliques, retenção e conversão.

3 pilares do SEO: Autoridade, Relevância e Confiança

A otimização de mecanismos de busca é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Existem três pilares principais que determinam o sucesso de uma estratégia de SEO: autoridade, relevância e confiança.

1- Autoridade: refere-se ao quão confiável e respeitado é um site para os motores de busca, baseado em fatores como a quantidade e qualidade de backlinks vindos de outros sites;

2- Relevância: define o quão relevante é o conteúdo de um site para as consultas de pesquisa do usuário. Isso inclui o uso de palavras-chave adequadas, títulos e descrições otimizadas, entre outros fatores;

3- Confiança: a confiabilidade de um site, por parte dos usuários finais, está diretamente ligada a fatores que afetam a confiança incluuindo histórico sobre o domínio, a presença de segurança online (SSL) e a experiência do usuário geral.

Esses três pilares trabalham em conjunto para ajudar os motores de busca a entenderem sobre o site e como ele deve ser classificado nas páginas de resultados de pesquisa. Otimizar o site considerando esses três pilares ajudará a melhorar sua visibilidade e classificação nos resultados de pesquisa.

Principalmente, neste contexto de constante atualizações do algoritmo, em busca de organizar o conteúdo na internet. Até outubro do ano passado, o Google lançou oito updates, dentre elas o Google Helpful Content Update, que está focado em acabar com os conteúdos que não são relevantes.

Além disso, ainda em 2022, o Google rodou mais três atualizações com foco nas avaliações dos usuários para reviews que entreguem dados úteis para novas estratégias de marketing de conteúdo.

Tendências já reais no SEO 2023

Conteúdo de qualidade

O conteúdo de qualidade continua sendo um dos fatores mais importantes para o ranqueamento de um site. É importante que os conteúdos sejam relevantes, únicos e informativos para os usuários.

Inteligência Artificial e RankBrain

O Google está cada vez mais utilizando a inteligência artificial em seus algoritmos de pesquisa, como o RankBrain. É importante que as empresas entendam a importância de otimizar o conteúdo para a inteligência artificial.

Experiência do usuário

A experiência do usuário (UX) é cada vez mais importante para o SEO. Sites com uma boa navegação, carregamento rápido e design responsivo tendem a ter melhores resultados de pesquisa.

Voz e Pesquisa por Voz

A pesquisa por voz está se tornando cada vez mais popular e é importante que as empresas estejam preparadas para responder às perguntas dos usuários por meio de resultados de pesquisa otimizados.

Otimização de Conteúdo para Dispositivos Móveis

Com cada vez mais pessoas usando dispositivos móveis para acessar a internet, a otimização do conteúdo para dispositivos móveis é fundamental para o sucesso de SEO.

SEO e UX: experiência de sucesso para o usuário

A relação entre SEO (Search Engine Optimization) e UX (User Experience) é fundamental para o sucesso de qualquer site na web. Embora essas duas disciplinas possam parecer diferentes, na verdade são complementares e trabalham juntas para fornecer uma experiência positiva aos usuários e melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa.

A UX é responsável por garantir que os usuários tenham uma experiência satisfatória ao navegar pelo site. Isso inclui tudo, desde a navegação intuitiva e a aparência atrativa até a velocidade de carregamento da página e a facilidade de uso em dispositivos móveis. Quando os usuários têm uma boa experiência em seu site, eles são mais propensos a retornar e a recomendá-lo a outros.

O SEO, por sua vez, é responsável por melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa, tornando-o mais fácil de encontrar para os usuários que procuram informações relevantes. Isso inclui otimização de palavras-chave, otimização de títulos e descrições, otimização de conteúdo e outras técnicas para melhorar a classificação do site nos resultados de pesquisa.

SEO 2023 e a simbiose com UX

A relação entre SEO e UX é simbiótica. Uma boa UX pode ajudar a melhorar o SEO, pois ajuda a manter os usuários no site por mais tempo e aumenta a probabilidade de eles recomendarem o site a outros.

Por sua vez, um bom SEO pode ajudar a melhorar a UX, pois ajuda a garantir que o site esteja disponível para os usuários que estão procurando informações relevantes.

O Google quer sempre garantir que os usuários que ele envia para o seu site tenham uma boa experiência na página do seu negócio, sendo assim, uma das chaves para o sucesso em SEO é encontrar o equilíbrio certo entre agradar os motores de busca e os usuários.

Você pode usar todas as palavras-chave e pode até atrair muitos links de alta qualidade influenciando o “robô”. Mas se “humanos reais” têm uma experiência abaixo da média em sua página, por que o Google vai querer continuar enviando pessoas para o site do seu negócio?

O SEO 2023 está ainda mais focado em experiência dos usuários

Os algoritmos do Google são criteriosos e muito do que eles medem e avaliam é um segredo bem guardado. Mas, analisando os resultados de posicionamento dos sites, ao longo destes anos de constantes atualizações, é possível entender alguns destes critérios que são priorizados:

  • Carregamento do conteúdo da página de forma rápida e completa;
  • Conteúdo intuitivo e que seja relevante para o usuário;
  • Liberdade para os visitantes desfrutarem o conteúdo sem serem bombardeados por anúncios intrusivos.

O Google identifica as principais necessidades de experiência do usuário como carregamento, interatividade, e estabilidade visual, as bases do Core Web Vitals e métricas pelas quais o Google mensura sobre essa experiência.

Em resumo, a combinação de UX e SEO é fundamental para o sucesso de um site na web. Enquanto a UX garante uma experiência positiva para os usuários, o SEO ajuda a torná-la visível para eles. Ao trabalhar juntos, essas duas disciplinas ajudam a garantir que o site seja encontrado e aproveitado pelos usuários da maneira mais eficaz possível.

SEO Experience

SEO Experience é a maneira atual de otimizar os sites, considerando a inteligência dos algoritmos, bem como a sua precisão para entenderem o comportamento do usuário na internet, pautas no bom trabalho de pilares como a intençao de busca e a construção de audiência.

Sites que entregam o que o usuário busca e que estão fortes no Google Meu Negócio, são sites ideias para os motores de busca ranquearem na página de resultado do Google.

Resumindo, o SEO 2023 tem como prioridade os desejos e expectativas do usuário, analisando o comportamento e oferecendo a personalização da experiência, para que cada usuário na internet se sinta especialmente respeitado.

Para se destacar no seu nicho online, é importante aprender as boas práticas e técnicas do SEO Experience tendo em mente a melhor experiência para o usuário, seu potencial cliente ou, ainda, seu cliente em momento propício para fidelização com a sua empresa.



Stephanie Zanandrais

Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo digital há mais de uma década.

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