Google Meu Negócio: guia definitivo e dicas para a visibilidade da empresa

Por Stephanie Zanandrais

Existe um simples motivo para o Google Meu Negócio ser importante: todos os dias, as pessoas pesquisam por assuntos, coisas e pessoas próximas a elas, realizando buscas locais no Google.

Você e eu também somos assim, não dá para falar sobre esse comportamento sem nos incluirmos e basta analisarmos a nossa necessidade de informações imediatas, sobre determinada loja ou estabelecimento, para entendermos a sua relevância na estratégia de marketing digital de uma empresa.

Sendo assim, em nossos projetos, sempre orientamos nossos clientes a criarem o perfil da empresa no Google My Business (nome internacional), junto ao novo site.

O mais importante é que com este guia completo esclarecemos as dúvidas e os ensinamos como entrar definitivamente nos resultados de pesquisas de milhares de clientes que estão lá, buscando por suas empresas.

Google Meu Negócio Guia Definitivo: o que é o GMN

 

Tópicos do Guia Definitivo Google Meu Negócio

O que é de fato o Google Meu Negócio?

O perfil da empresa no Google é uma página contendo os principais dados da empresa, que vão ajudar a melhorar sua colocação nas buscas do Google, além de ser uma “vitrine” virtual para exposição de imagens de serviços e produtos da empresa.

Funciona assim, toda vez que uma pessoa pesquisar por um de seus produtos e serviços, no Google, ela será direcionada para as informações oficiais, contidas nessa página de perfil da empresa.

Então, nessa página, além das informações da empresa (como endereço, horário de funcionamento, contatos e descrição dos serviços), imagens dos produtos e do espaço físico, o cliente também terá acesso à meios de interação com a empresa, via comentários dele e dos demais clientes e avaliações sobre a empresa.

Quais as vantagens de utilizar o Google Meu Negócio (GMN)?

A ferramenta Google Meu Negócio (GMN) foi criada em 2014, e, desde então, tem sido aprimorada para oferecer cada vez mais uma experiência completa de acesso rápido e eficiente às informações sobre empresas no buscador.

Amplia a visibilidade e o relacionamento com o cliente, de graça

E tá aí a primeira vantagem: a empresa é divulgada gratuitamente pelo Google e todas as informações pertinentes aos serviços, e acessos a eles, estão disponíveis para os usuários que querem executar alguma ação, seja ela de compra, atendimento ou apenas saber que você oferece esse serviço.

Outra vantagem é que a empresa tem ferramentas de interação com o cliente. Por exemplo, poder responder aos comentários dos clientes e postar fotos que mostrem o trabalho dessa empresa.

Segundo pesquisas de comportamento de usuários, feitas pelo Google, as empresas que adicionam fotos do espaço físico (entrada, em torno na rua, fachada), no perfil do Google Meu Negócio, recebem 42% mais solicitações de rotas no Google Maps – ferramenta acoplada ao perfil do GMN, responsável por levar o usuário até o espaço físico da empresa, por meio de dados de GPS.

Além disso, o Google concluiu que os usuários tendem a acessar mais os sites de empresas que adicionam suas fotos ao perfil do Google Meu Negócio – a taxa de cliques aumenta 35% diante de sites de empresas que não adicionam suas fotos.

Mesmo se não tem atendimento online, o marketing da empresa pode aproveitar o espaço para mostrar produção, bastidores com a equipe, clientes satisfeitos etc.

Dá mais credibilidade à imagem da empresa

A missão do Google é organizar as informações de todo o mundo na internet. E, como fazemos parte deste mundo, aproveitamos suas ferramentas para disponibilizar e destacar a nossa empresa, certo?

Independente do tamanho do seu negócio, se ele está presente no Google e com todas as informações organizadas e divulgadas claramente, consequentemente os seus resultados de alcance vão ser melhores, uma vez que a credibilidade aumenta.

Aumenta, também, a qualidade do atendimento, pois, o cliente terá a percepção positiva de encontrar as informações e ser assistido pela empresa sem sequer ter feito um contato humano.

Permite compreender melhor o público

Com os gráficos de “Insights”, disponibilizados pela ferramenta Google Meu Negócio, é possível que você compreenda melhor sobre o alcance da sua empresa no buscador:

  • Como os seus clientes buscam por sua empresa no buscador;
  • Quais são os serviços do Google que os clientes usam para encontrar sua empresa;
  • Quais as ações mais comuns que os clientes realizam na sua página do GMN;
  • De quais regiões territoriais os clientes solicitam rotas até sua empresa;
  • Quando e quantas vezes os clientes ligam para sua empresa;
  • O número de vezes que as fotos da sua empresa foram visualizadas em comparação com as fotos de outras empresas;
  • O número de fotos exibidas na sua empresa em comparação com o número de fotos de outras empresas.

Todo o mês, o Google envia um relatório por email com dados relevantes sobre o alcance da empresa. Essas informações vão tornar ainda mais assertiva a comunicação da marca na internet.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Para criar um perfil da empresa no Google Meu Negócio, é necessário ter uma Conta no Google com o e-mail cadastrado no Gmail. Com o e-mail criado, siga os passos a seguir para personalizar a página da sua empresa no Google:

1- Acesse a página inicial do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: gif

2- Adicione o nome da empresa e a categoria de serviço;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: criar perfil da empresa

3- Clique SIM ou NÃO para “adicionar um local que os clientes podem visitar”;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: local da empresa

4- Preencha os campos com o endereço;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: localização da empresa

5- Arraste e dê zoom no mapa para posicionar o marcador exatamente no local da sua empresa. Clique em “Confirmar”;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: serviço de entrega

6- Informe SIM ou NÃO se você visita ou faz entregas para seus clientes, informe a área de cobertura;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: contato de empresa

7- Insira um número de telefone e um site no seu Perfil da Empresa no Google. O Google enviará um SMS para confirmar a criação da conta;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: verificação de empresa

8- Informe como você quer confirmar: Ligar ou Enviar Mensagem de Texto;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: confirmação de empresa

9- Selecione os serviços que sua empresa oferece para filtrar melhor a inteligência do Google;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: serviços

10- Informe aos clientes quando seu estabelecimento estará aberto;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: horário de funcionamento

11- Permita ao Google adicionar a ferramenta de mensagens para seus clientes se comunicarem contigo pela página da empresa no buscador;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: mensagens

12- Adicione uma descrição ao seu Perfil da Empresa na Pesquisa, que será lido também no Maps e em outros Serviços do Google;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: descrição da empresa

13- Adicione fotos da empresa, apresente seus produtos ou serviços e mostre aos clientes como sua empresa é por dentro;

Google Meu Negócio Guia Definitivo: fotos

14- Você será orientado a criar um anúncio no Google, caso queira, siga os passos. O resultado da sua página no Google Meu Negócio será mostrado no buscador e uma mensagem de análise de confirmação de dados

Google Meu Negócio Guia Definitivo: título

Pronto! Perfil criado no GMN e a sua empresa está pronta para ser encontrada por seu público. Agora, pensar em estratégias de marketing e comunicação nas ferramentas do Google onde a empresa vai aparecer, é bom né?

Um tour pelos recursos do Perfil da Empresa na página de resultados do Google

No próprio resultado da busca é possível gerenciar as informações do Perfil da Empresa. Mas, somente o gerenciador terá esse tipo de permissão na tela de resultado, uma facilitação do Google Meu Negócio para incentivar as empresas a manterem seus dados atualizados.

Primeiro: o passo a passo para adicionar ou editar serviços do Perfil da Empresa na Pesquisa Google

  1. Faça login com a Conta do Google proprietária ou administradora do perfil que você criou para a empresa;
  2. Conta logada, em outra aba pesquise no Google o nome da empresa, conforme cadastrado no perfil. Você também pode pesquisar “minha empresa”;
  3. No menu acima dos resultados da pesquisa, escolha Editar perfil;
  4. Clique em Serviços;
  5. Selecione o serviço que você quer editar ou para adicionar um novo serviço, clique em Adicionar mais serviços.

1- Editar Perfil

Google Meu Negócio Guia Definitivo: editar perfil

Ao clicar no botão Editar Perfil, você terá acesso aos campos a seguir para preencher ou atualizar: Informações comerciais; Horário de funcionamento; Produtos; Serviços; Foto; upload do Logotipo e da Foto da capa. Atente-se para a resolução de qualidade das imagens, pois, o usuário pode ser crítico quanto a isso, ok?

2- Promover

Google Meu Negócio Guia Definitivo: promover

Na opção Promover é importante que a sua empresa esteja também cadastrada no Google Ads para a criação de anúncios pagos no Google, que vão aumentar ainda mais a visibilidade da empresa no Google.

Além da ferramenta Anunciar (que abre em uma nova janela), você encontra o recurso de análise Desempenho; Foto para mostrar aos clientes o interior da empresa; Solicitar avaliações onde você compartilha um formulário de avaliação com os clientes; Adicionar atualização para postar atualizações de atendimento e outros serviços ou produtos.

E assim, além de poder, também, criar postagens com ofertas e eventos com as opções Adicionar oferta e Adicionar evento.

3- Clientes

Google Meu Negócio Guia Definitivo: clientes

Nessa opção você poderá analisar melhor o retorno de seus clientes sobre a qualidade do serviço, produto e atendimento da sua empresa. Em Avaliações você poderá ler os comentários de clientes e respondê-los (ficarão públicos na Pesquisa e no Maps).

Mais interações acontecem em Mensagens, onde os clientes usarão o chat para entrar em contato com sua empresa no Google; e com a opção Perguntas e respostas você responde às dúvidas dos clientes sobre sua empresa e elas ficam expostas para outros usuários já se informarem também.

Como criar um perfil de empresa matador no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma “ferramenta inteligente” do Google, pois organiza as principais informações de um negócio, que vão conectar clientes a produtos e serviços.

Muitas vezes, as empresas não estão presentes no GMN por não saberem bem sobre suas funcionalidades e poder de projeção que a ferramenta pode oferecer aos seus negócios.

E um dos principais pré-conceitos está no fato de que a ferramenta é gratuita. Por isso, não dão muita importância.

Seguem, à seguir, uma lista de insights e sacadas para que você tenha sempre em mente a importância de manter em dia as informações do perfil da sua empresa no Google Meu Negócio:

Eleve a sua boa reputação com as avaliações

Na página da empresa no Google Meu Negócio é possível que os clientes e funcionários comentem e avaliem os serviços, produtos e atendimentos realizados. Você pode incentivar os clientes a deixarem suas avaliações ao final de um atendimento ou enviando e-mails e mensagens sinalizando a importância da opinião dele no perfil da empresa.

Com boas avaliações, o robô do Google vai entender que os produtos e serviços da sua empresa devem ser indicados.

Aproveite as mensagens para criar um SAC

Esse recurso é ótimo para criar um conteúdo informativo bem organizado e que transpareça principalmente o compromisso da empresa em oferecer o melhor serviço e produto. Você vai deixar ali as respostas para as principais dúvidas de seus clientes.

E também vai aproveitar para sempre dar uma moderada no que chega, afinal, é a reputação da empresa que está em cena e ela deve ser sempre zelada.

Seja sempre previsível e bem definido nas buscas

A probabilidade do seu negócio ser encontrado tem relação com os termos digitados pelo usuário e aqueles que você configurou nas categorias de empreendimento, mais as definições de área geográfica. Por isso, ser previsível e bem definido é importante.

Ex: “estúdio de fotografia no centro de Belo Horizonte”, “restaurante 5 estrelas em Copacabana”.

Use os dados de “insights” para criar campanhas e publicações nas redes sociais

São ótimos gráficos com informações cruciais sobre a empresa na internet. A partir desses dados é possível ser cada vez mais assertivo em campanhas de anúncios e interações nas redes sociais, para atrair e converter visitantes.

Aproveite para criar novas publicações a partir dos insights oferecidos pelos gráficos. Eles vão te ajudar a cada vez mais “falar a língua” do seu público, e isso gera conexão.

Desenvolva sempre a excelência da empresa nas informações compartilhadas

Ter informações incorretas é bem pior do que não exibir informações. É importante sempre acessar o painel do perfil da empresa no Google Meu Negócio, principalmente para atualizar o horário de atendimento em feriados, novidades de atendimento da empresa e mostrar para os clientes em potencial que se eles comparecerem ao local da empresa não encontrarão uma porta fechada sem terem sido avisados.

Você já sabe, mas não custa nada lembrar que você vai lucrar com a ferramenta, ela é gratuita!

O segredo do sucesso de um negócio no digital está na constância de fazer as atualizações e seguir as tendências do comportamento dos usuários. E passar o “pente fino” em todos os recursos, investindo no teste de cada ferramenta para entender como explorá-la ao máximo.

Frequentemente, tenha muita atenção para os detalhes como preencher todos os campos de informações e, se houver uma opção a mais para complementar com algum conteúdo seja textual ou de imagem, aproveite para mostrar mais sobre a empresa.

Informe no mapa a área de cobertura ou marcador de lugar

Sempre que as pessoas buscarem por serviços e lojas em uma região a sua empresa poderá aparecer entre os resultados, de acordo com critérios de relevância ou de distância.

A partir de julho de 2022 o app do Google Meu Negócio será substituído pelo app do Google Maps, ou seja, o gerenciamento do perfil da empresa será todo no Maps, e também direto no buscador.

Logo, se você ainda não tem o app Google Maps, faça o download porque você já pode atualizar suas informações comerciais e interagir com os clientes por meio dele.

Mostre que a sua empresa investe em Acessibilidade e é Segura para todos os Públicos

 

Google Meu Negócio Guia Definitivo: acessibilidade e ligbtqi+

Dentre os recursos que pensam sempre na melhor experiência do usuário, estão inseridos nos critérios do Google saber se a sua empresa é consciente sobre a diversidade de pessoas e suas necessidades.

Os atributos de Acessibilidade e Público coletam respostas SIM ou NÃO para perguntas que investigam se a sua empresa oferece estrutura para clientes que têm necessidades específicas de acessibilidade. Por exemplo, se a entrada, os assentos, o estacionamento e o elevador da sua empresa são acessíveis para as pessoas que usam cadeira de rodas.

Já sobre o público, existem também as perguntas sobre a sua empresa acolher a comunidade LGBTQ+ e se o espaço é seguro para pessoas transgênero. Responder a essas perguntas tornará o perfil da empresa ainda mais completo e ranqueável no buscador e no Maps.

Use a palavra-chave no título: sacada para tornar o perfil ainda mais encontrado nas buscas

Google Meu Negócio Guia Definitivo: títulos para empresa

Utilizar a palavra-chave mais forte para a busca dos seus clientes no Google, logo no título com o nome da sua empresa vai ajudar ainda mais com o ranqueamento do perfil da empresa no buscador.

O que é ranqueamento no Google? Você pode estar se perguntando. Ele nada mais é do que determinar a posição do site da empresa, em relação aos seus concorrentes, na página de resultados do Google.

O ranking leva em consideração inúmeros critérios para tornar o site da empresa mais bem posicionado do que os de seus concorrentes. Dentre eles, o uso de palavras-chave no site para que usuários que estiverem buscando por elas encontrem rapidamente a página da empresa.

Para definir quais palavras-chave sua empresa usará, considere junto ao time de marketing, pesquisar o comportamento de buscas dos seus clientes no Google, a partir dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Ex: A Digital Pixel é uma agência especializada na criação de sites, com forte atuação em Belo Horizonte e, por isso, tem um bom ranqueamento com as palavras-chave: “criação de site em BH”.

Para facilitar essa pesquisa, as ferramentas Google Trends e Google Keywords Planner vão te ajudar a entender quais termos estão sendo mais pesquisados, bem como te oferecer ferramentas para comparações e ideias de palavras-chave.

Passe sua agenda de eventos para o perfil da empresa no Google Meu Negócio!

Sabe aquela live de divulgação de novos produtos e serviços que você vai fazer no Instagram? Faça uma promoção legal que impacte e atraia seu público. Crie uma imagem bem atraente e salve como um evento da empresa.

Outros eventos e datas comemorativas da empresa também podem ser compartilhados no perfil para que a empresa seja conhecida por todo o movimento que faz e, bem como, pelas interações com seus clientes, colaboradores e parceiros.

E você pode fazer mais, crie publicações bem atraentes compartilhando os bastidores desse evento, as presenças ilustres confirmadas e ainda premiações para quem acompanha o perfil – uma maneira simples e eficaz de incentivar os usuários do Google a interagirem no buscador.

Google Meu Negócio Guia Definitivo: local guides

Aliás, você precisa saber que toda vez que um cliente avalia o perfil de empresas no Google ele se torna um colaborador do Google Local Guides o que vai torná-lo um “avaliador criterioso”.

Isso porque, além de falar o que pensa sobre os serviços e produtos da empresa com mais conforto de estar acessando do próprio celular esse recurso, também vai querer fazer isso sempre, pois ele terá incentivos de pontuações do Google, que se convertem em benefícios e vantagens, como espaço extra de armazenamento no Google Drive, acesso a 1 TB de espaço etc.

Qual o próximo passo depois do Google Meu Negócio?

A sua empresa já está na internet com o perfil no GMN, é garantido que ela aparecerá nas buscas do Google. Agora, para ser encontrada primeiro, ou seja, ranquear diante dos seus concorrentes, o próximo passo é ter um site bem configurado com seus produtos e serviços.

Concluindo, com as páginas otimizadas para serem indexadas e consideradas relevantes para o Google, é importante que o site seja desenvolvido com estratégia e ferramentas que vão colaborar com o seu ranqueamento. O site não é apenas um cartão de visitas, como muitos dizem por aí, e atentar-se à experiência do usuário é garantir que ele esteja entre os melhores resultados.

Com o perfil no Google Meu Negócio completo e um site estruturado e bem estratégico, as campanhas de anúncios no Google vão decolar e atrair seus clientes, fazendo a engrenagem trabalhar conforme foi criada: aumentando as vendas da empresa no digital.

Leia, também, o post em que explicamos sobre os Motivos para você anunciar com o Google Adwords.

E, assim, conheça a nossa metodologia de presença e vendas no digital, que oferecemos para os nossos clientes que nos procuram em busca de entrarem com o pé direito na internet e aumentarem expressivamente suas vendas e carteiras de clientes.

Gostou desse conteúdo ou tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe nos comentários! 🙂



Stephanie Zanandrais

Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo digital há mais de uma década.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente com o Facebook

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site

Faça o download