O que é um servidor?

Por claudio

Um servidor nada mais é que um computador muito mais potente que um desktop comum. Foi criado com o intuito de enviar arquivos, informações e oferecer produtos de software para outros computadores conectados a ele em rede. Esses supercomputadores possuem o hardware desenvolvido para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo ethernet, geralmente isso é feito através de um roteador.

Esses computadores foram desenvolvidos para suportar o trabalho pesado, a maior utilização de aplicativos, aproveitando-se desta vantagem de possuir um hardware específico para aumentar a produtividade e diminuir o tempo de ociosidade.

servidor-arquivo

Estes computadores oferecem também, ferramentas para gerenciamento remoto, isto quer dizer que um profissional de TI pode verificar o uso e diagnosticar problemas de um outro local, não importando a distância. Poderá também executar manutenções costumeiras como, adicionar novos usuários ou alterar senhas.
Existem vários tipos de servidores os mais conhecidos são:

Servidor de Dominio: Responsável pelo controle de contas e usuários.

Servidor DHCP: Este serviço permite que as máquinas clientes sejam configuradas em “Obter um endereco IP automaticamente”, não havendo a necessidade de configurar manualmente cada máquina da rede com um endereco IP diferente.

Servidor de Impressao: O nome já diz tudo. Uma máquina com uma impressora conectada de forma que clentes possam usá-la como ela estivesse conectada localmente.

Servidor de Arquivos: Máquina contendo arquivos a serem lidos ou gravados por outras maquinas da rede.

Servidor de Comunicação: Usado no caso de a rede acessar a Internet usando um provedor discado local (ISP) ou um provedor de acesso atraves de linha dedicada IDSN, ADSL, entre outros.

Servidor de DNS: Permite criar um banco de dados para a conversão de enderecos IP em nomes e vice-versa.

Servidor de WEB: Voce pode instalar um servidor de WEB para hospedar sites, podendo ser públicos (Internet) ou privados (Intranet).

Servidor de E-mail: Serve para armazenar e enviar mensagens destinadas aos usuários da sua rede.

É claro que existem outros tipos de servidores, como servidor de banco de dados, entre outros. Ou seja, você deverá instalar os servidores de acordo com a aplicação da sua rede.

claudio

Designer + Marketólogo, gosto de encontrar novos sentidos às imagens, e buscar novas ideias, esse é meu trabalho.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site

× Fale conosco