Seu site está seguro?

Por Ana Izabel

Set of flat design vector illustration concepts for data protection,and internet security. Concepts for web banners and printed materials.

A criação de um site seguro é muito importante para que sua empresa possa realizar negócios seguros.

É importante ressaltar que a segurança de um site não se trata apenas de uma mera funcionalidade, é necessário haver sempre a dúvida da segurança de seu site, já que as pessoas aprendem todos os dias novos métodos para quebrar bloqueios de segurança.

A segurança desses sistemas online é sempre pauta de reuniões com as agências de desenvolvimento. Não somente isso deve estar em primeiro lugar, mas também ter uma lista para revisar determinados pontos sempre.

Certifique-se que as medidas de segurança do site estejam sendo implementadas de maneira ideal durante o seu desenvolvimento, só assim você garante a credibilidade de sua marca.

Por mais que às vezes possa não parecer, este é um assunto muito sério, uma vez que existem pessoas com mentes criminosas e má intencionadas.

Estes, podem invadir sites por vários propósitos, entre eles, denegrir a imagem de uma empresa ou distribuir vírus para clientes.

Hospedagem de sites

É bom saber qual é a capacidade do provedor de hospedagem em resistir a ataques de negação de serviços, e como é a sua resposta a esses ataques.

Um bom provedor de hospedagem deve ter uma equipe de resposta a incidentes, para evitar que os sites dos clientes sejam retirados do ar, ou sofram desfiguração. Também é importante saber se o provedor realiza cópias de segurança do conteúdo (backup).

Backup

O backup é uma ou mais cópias de segurança dos arquivos, feita para um segundo dispositivo, como um HD, DVD, pendrive ou na nuvem.

Esta é uma prática preventiva, para ter uma cópia caso ocorra um problema com o dispositivo original onde os seus arquivos se encontram.

Alguns provedores de hospedagem não realizam backups dos arquivos hospedados nos seus servidores e não se responsabilizam pelos arquivos salvos. Se ocorrer algum problema, aquele que administra o site tem que subir um backup para o local e recolocar o site no ar e não pense que isto nunca poderá ocorrer.

Algumas das muitas recomendações para manter a segurança de seu site, são:

  • Altere periodicamente a sua senha de acesso ao serviço FTP;
  • Mantenha seu sistema sempre atualizado. É comum que nas novas versões dos softwares usados, as falhas de segurança sejam corrigidas, assim como falhas de versões anteriores;
  • No sistema, tenha cuidado com a parte que permite que seja feito o upload para ele. A maioria das invasões ocorre por falhas de segurança nos sistemas, e o invasor consegue injetar código malicioso;
  • Tenha um antivírus ativado em seu computador pessoal;
  • Instale um firewall em seu computador pessoal. Dessa forma, você irá evitar que uma falha de segurança do seu computador seja explorada, ou que um programa malicioso no seu computador se propague, contaminando outros.

Cuide da segurança do mesmo como se sempre houvesse alguém com a intenção de invadi-lo. Assim, mantenha os testes de segurança sempre como parte do processo de desenvolvimento do seu site. Fique sempre atento a estes detalhes e cuide para que seu site esteja seguro para seus usuários.

Ana Izabel

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site