Quer aumentar as vendas? Confira nossas 5 dicas

Por Erik Willian

Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar estratégias para aumentar as vendas da sua empresa é vital para sua sobrevivência. E mesmo que você, enquanto empreendedor, não seja um vendedor talentoso, é possível seguir algumas dicas que facilitam nesse processo.

Nos dias de hoje, vender não é apenas uma função dentro da empresa, mas um cargo. Vendedores profissionais precisam ser qualificados, sendo responsáveis diretamente pelo crescimento da empresa.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas que irão ajudar sua empresa a aumentar as vendas e conquistar uma fatia maior do mercado. Confira!

Vender é se relacionar

Foi-se o tempo em que o mercado era construído com base em vendas diretas, onde vendedor e comprador interagiam apenas durante a negociação. Hoje em dia, o marketing de relacionamento é parte importante de um negócio.

Consumidores valorizam um atendimento diferenciado, no qual conseguem identificar um tratamento especial, individualizado. Para isso, existem algumas táticas que funcionam, como o envio periódico de e-mails personalizados e o contato com um consultor que seja capaz de apresentar soluções baseadas nas necessidades do cliente.

Fidelizar é essencial

Seguindo a lógica da implantação de estratégias de marketing de relacionamento, um de seus principais pontos é a capacidade de se fidelizar clientes. A conquista de novos mercados é apenas o primeiro passo, pois é preciso mantê-los satisfeitos também no pós-compra.

Uma venda bem-sucedida tem o potencial de cativar seu cliente para que realize outras no futuro. Portanto, invista em maneiras de manter contato com seus consumidores, procurando sempre não ser invasivo demais.

Dentro das táticas de e-mails personalizados, é possível categorizar seus clientes em listas de acordo com seus interesses e hábitos de compra, evitando, assim, que recebam mensagens desinteressantes.

O pós-venda também é essencial. Saiba como tratar seus clientes antigos, fornecendo assistência de qualidade e sempre estando disponível para solucionar possíveis problemas.

Ser uma autoridade é mostrar capacidade

Consumidores optam, na maioria absoluta das vezes, em fazer negócios com pessoas que consideram especialistas em suas áreas de atuação. Um vendedor que se enrola ao falar sobre seu produto e não sabe responder as perguntas que são feitas passa a impressão de amadorismo, que invariavelmente afastará novos clientes.

Ser uma autoridade significa demonstrar conhecimento com aquilo que você trabalha. Assim, é interessante investir em plataformas nas quais você possa disseminar conteúdo e conhecimento. Hoje, a presença nas redes sociais é essencial para qualquer profissional de sucesso que deseja alcançar públicos maiores.

Mas uma das melhores técnicas é investir em um blog, seja pessoal ou empresarial. Nele, devem estar conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo e demonstrem que você sabe do que está falando. Isso é uma das facetas do marketing de conteúdo, primordial nos dias de hoje.

Mesmo que você já tenha alguns anos de experiência e realmente seja um especialista na sua área, é preciso mostrar isso. Dissemine seu conhecimento na rede e mostre que é um expert naquilo que trabalha. Seus clientes levarão seu negócio mais a sério, com mais possibilidades de aumentar as vendas.

Estar na internet é obrigação

Você já entendeu a importância do marketing de conteúdo. Agora, é preciso saber que, nos dias de hoje, ter uma presença online é obrigação para qualquer negócio. Nos últimos tempos, vem crescendo o hábito de procurar referências de uma empresa na internet antes de se realizar a compra.

Assim, não adianta você ser um especialista na sua área de atuação e conhecer bem o mercado e seu público-alvo se, ao realizar uma busca na internet, os resultados da sua empresa não são atrativos. Para isso, é preciso possuir um site de qualidade, que traga todas as informações necessárias para validar suas credenciais perante os consumidores.

Um bom site empresarial deve conter descrições da empresa, dos produtos e serviços que ela fornece, bem como maneiras diversas de contato. Como falado anteriormente, possuir um blog empresarial vinculado ao site traz um grande diferencial de autoridade.

Empresas que atuam na área comercial também devem investir em estratégias de e-commerce. Uma loja virtual tem o potencial de aumentar as vendas de maneira exponencial. Pense bem: se um comércio com alcance local funciona de 8h as 18h, estando presente na internet terá o potencial de alcançar mercados a nível nacional, 24 horas por dia!

Planejar é se preparar

Estratégias de marketing, atendimento e pós-venda são primordiais para empresas que buscam excelência em suas vendas. Mas é preciso saber que tudo isso deve ser feito com o máximo possível de planejamento.

Sua equipe de vendas deve estar preparada para as mais diversas situações possíveis. Clientes valorizam aquele vendedor que sabe do que está falando e consegue solucionar seus problemas.

Além disso, é essencial que o planejamento de longo prazo seja compartilhado com todos da empresa, para que saibam assim quais são as metas e objetivos estabelecidos a partir das estratégias criadas. Padronizar e homogeneizar o conhecimento em sua equipe significa manter todos preparados para resolver qualquer situação.

O planejamento também se faz essencial quando se fala de estratégias de marketing visando o aumento das vendas. Planejando corretamente as ações a serem tomadas, é possível estabelecer o alcance com relação ao público-alvo, o investimento a ser feito e qual o retorno esperado.

Saber essas informações é fundamental para que seja possível medir os impactos de suas estratégias de marketing, obtendo assim quais as mais eficientes no objetivo de se aumentar as vendas.

Existem diversas estratégias e táticas de mercado para empresas que buscam aumentar suas vendas. Entretanto, é preciso saber com clareza quais seus objetivos e como sua empresa pretende alcançá-los.

Planejar, se preparar, atender bem o cliente tanto no contato inicial quanto no pós-venda e ser uma autoridade na sua área são preceitos básicos daquele que pretende se tornar um vendedor de sucesso.

Qualquer investimento visando metas de aumentar as vendas precisa ser bem planejado e ter um retorno como objetivo. Pense sua empresa estrategicamente e você será capaz de vender muito mais!

Gostou deste artigo? Em nossas redes sociais sempre compartilhamos informações interessantes com nossos seguidores! Que tal seguir a gente no Facebook e no LinkedIn?

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site

× Fale conosco