Quer anunciar na internet? Confira 5 dicas infalíveis!

Por Erik Willian

Não é de hoje que sentimos os reflexos dos avanços da tecnologia em nossas vidas. A internet trouxe uma nova dinâmica para o mercado e também impactou significativamente os nossos hábitos enquanto consumidores. Nesse contexto, anunciar na internet acaba sendo uma alternativa, dada a massiva utilização dessa ferramenta em nosso dia a dia.

O fenômeno da virtualização faz com que cada vez mais serviços sejam prestados com base na internet, o que prova o quanto nossos hábitos evoluíram, fazendo com que passemos mais tempo conectados do que diante da televisão, por exemplo.

Dessa forma, direcionar a estratégia de marketing para onde o público realmente se encontra é, indiscutivelmente, a melhor maneira de se obter bons resultados.

Anunciar na internet, como veremos adiante, é uma ótima estratégia. Mas será que você sabe como fazer o melhor anúncio nesse meio? Então, fique atento às dicas que separamos para você tornar os seus anúncios na web infalíveis. Continue lendo e confira!

Por que anunciar na internet?

Antes de passarmos para as questões práticas sobre como anunciar na internet, é preciso que entendamos as vantagens de utilizar essa poderosa ferramenta para promover uma estratégia de marketing digital.

Como já dito, hoje passamos boa parte do tempo conectados. Seja no trabalho, em casa ou em momentos de lazer, a internet está sempre a um palmo de distância. Tal fato já demonstra uma grande vantagem desse meio: a quantidade de pessoas que podem ser atingidas pelos anúncios.

Além disso, outro benefício marcante de anunciar na internet são os custos. Comparada a outras modalidades tradicionais, como anúncios televisivos, a rede mundial é muito mais acessível em termos de orçamento. Mas isso não é tudo!

As vantagens da web se estendem a outras variáveis, como, por exemplo, a facilidade na delimitação do público-alvo, contextualização dos anúncios, alcance local e global etc.

Como anunciar na internet?

Feita essa breve introdução sobre as vantagens, agora sim prossigamos às dicas de como fazer um anúncio eficiente. Acompanhe!

1. Entenda a importância da parte visual

A utilização da internet como ferramenta de marketing tem muitos benefícios, porém tem também uma série de distinções quanto à forma como o seu anúncio deve ser produzido. A parte visual talvez seja uma dessas grandes diferenciações.

Os perfis de grande parte dos usuários da internet são de pessoas comuns, que navegam e consomem conteúdo da rede de forma bastante acelerada. A leitura de grandes textos, quando não é o foco da navegação, acaba ficando de lado — o que dificulta atrair a atenção dessas pessoas por meio de mensagens extensas.

Por esse motivo, os anúncios que veiculem imagens adequadas à proposta e, sobretudo, consigam chamar a atenção do leitor são peças fundamentais na estratégia de marketing na internet.

2. Produza um anúncio relevante

Essa é uma dica válida não só para o marketing digital, mas para todas as suas modalidades. Anunciar é uma arte e, como tal, exige muito pensamento estratégico — principalmente saber se colocar no lugar de quem é o foco.

Dentro dessa técnica, uma coisa é certa e deve estar presente sempre: um conteúdo relevante e que seja capaz de provocar quem o visualiza. Dessa forma, apesar de não ser tarefa simples, é plenamente possível criar anúncios curtos, com imagens convidativas e que agreguem algum tipo de informação às pessoas que os visualizam.

Para isso, delimitar bem o público-alvo, adaptar a linguagem a ele e, acima de tudo, inserir as informações do seu produto que estejam contextualizadas é, sem dúvida alguma, o melhor caminho para se produzir um anúncio relevante.

3. Tenha um foco bem definido

A arte de anunciar com eficiência na internet está diretamente ligada à forma como tudo é pensado e executado. Definir um foco — objetivo — é o primeiro passo para que seu anúncio cumpra as dicas anteriores.

Quando se fala em marketing, ou mais especificamente no planejamento dele, o foco se torna mais amplo, já que uma estratégia não envolve apenas anúncios na internet. Contudo, o foco a qual nos referimos é o objetivo principal, o que se busca com um determinado tipo de anúncio.

Assim, os fatores a seguir, de modo geral, contribuem para essa delimitação do foco. Vejamos:

  • delimitação do público;
  • delimitação dos meios de exibição — sites, blogs, redes sociais etc.;
  • definição do melhor conteúdo, bem como sua profundidade e tamanho.

Aqui, por se tratar de internet, o ideal é ser pontual. Assim, certamente seu anúncio será bem aceito.

4. Inclua preços, descontos e informações convidativas

Essa dica, por mais simples que pareça, tem um efeito significativo no poder de um anúncio. Quem nunca se deparou com um banner em alguma página, que continha um produto com um grande desconto em evidência, e acabou clicando para conferir? Na internet, isso é bastante comum.

Como o tempo de ação — entre a pessoa visualizar a publicidade e tomar uma decisão — pode ser curto, é crucial que o anúncio tenha um diferencial e que faça, em poucos segundos, com que alguém queira clicar.

A alusão a preços mais baixos, promoções e descontos condicionais, por exemplo, são maneiras de conseguir a tomada de decisão positiva daquele que o visualiza.

5. Nunca se esqueça do Call to Action

O anúncio foi veiculado, o potencial cliente clicou e agora passa a visualizar suas informações. Já consegui o que queria? Ainda não! O mais difícil foi feito: a atenção do cliente é sua. Contudo, agora é preciso conduzi-lo de forma que ele tome a decisão que você deseja, seja conhecer seu blog ou site, responder um questionário, comprar um produto, enfim.

Nessa fase, o CTA é uma ferramenta valiosa, pois é por meio dele que você conseguirá conduzir a pessoa a realizar alguma ação. Logo, o call to action deve ser pensado de maneira estratégica, empregando uma linguagem leve, mas imperativa e que deixa claro qual a intenção do anunciante.

Por fim, anunciar na internet pode ser muito mais eficiente se as medidas listadas neste artigo forem aplicadas corretamente.

Bem, agora é com você! Não pare por aqui! Continue aprendendo mais sobre as vantagens do marketing digital. Confira nosso artigo Como o marketing digital pode aumentar as suas vendas? e fique mais inteirado sobre o assunto!



Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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