Por Erik Willian
Quem não é visto, não é lembrado! Essa sentença se aplica perfeitamente a esse momento em que a presença digital é um requisito básico não só para o sucesso, mas até mesmo para a sobrevivência de um negócio. Mas não basta estar lá — é preciso aparecer entre os primeiros resultados. Conhecer os fatores de ranqueamento do Google é essencial para alcançar essa meta.
E você? Sabe o que sua empresa pode fazer para aparecer no topo dos mecanismos de busca? Sabe como chamar a atenção do gigantesco Google e projetar o seu negócio, garantindo oportunidades e adquirindo credibilidade?
Então, precisa ler este post. Nele, vamos desvendar esses segredos e mostrar como o seu site pode, realmente, se tornar uma ferramenta para alavancar suas vendas e promover o sucesso do negócio. Confira!
Na verdade, o que nós temos a dizer é que esse posicionamento não é só importante. Ele é fundamental. Para apoiar esse ponto de vista, temos alguns argumentos inquestionáveis — os números. Então, vamos deixar que as estatísticas nos mostrem por que é importante que a sua empresa esteja entre os primeiros resultados:
O antigo processo de compra, baseado no estabelecimento de um “bom ponto” e na procura dos clientes por uma loja física que tivesse os produtos que eles procuravam praticamente não existe mais. Esse tipo de relacionamento comercial acontece apenas em alguns nichos, normalmente quando as pessoas buscam produtos e serviços para o seu dia a dia e recorrem ao comércio no entorno onde moram ou trabalham.
Para a maioria dos consumidores — e quando falamos em maioria, nos referimos a 93% dos clientes — o processo de compra mudou completamente. Ele começa com uma busca online. O fato é que as estatísticas vão além: elas mostram que, na verdade, entre 57% e 70% de uma decisão de compra é definida antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o fornecedor.
Ou seja: antes de o consumidor procurar a sua empresa ou serviço, ele pesquisou previamente na internet. Ele viu não só o seu produto, mas o que o concorrente oferece. Ele comparou as descrições, os preços, as condições de pagamento e até mesmo leu as opiniões e avaliações de outros clientes.
Portanto, se por acaso ele realmente chegar ao seu ponto físico (o que não acontece em muitos casos), será para uma espécie de “tira-teima”. As chances de ele já ter tomado uma decisão são muito grandes.
Portanto, antes mesmo de o consumidor chegar à sua empresa, ele já promoveu uma verdadeira competição entre os produtos, baseados em sua descrição na internet. Se o seu produto não estiver lá, isso significa que ele já perdeu a competição, pois não foi sequer mencionado. Essa ausência virtual compromete a sobrevivência da empresa. Porém, não basta ter presença online. Outra estatística importante mostra que:
Isso já deve ter acontecido com você também. Afinal, a percepção das pessoas é de que essas empresas que aparecem nos primeiros lugares são mais confiáveis. Em sã consciência, ninguém fica passeando pela nona página de resultados do Google.
Portanto, ficar na primeira página, especialmente entre os três primeiros resultados, é uma maneira de exibir o seu produto ou serviço para o consumidor, colocando a sua empresa “no jogo”.
Poderíamos citar outros motivos para ranquear bem um site na internet: a oportunidade de posicionar bem a sua marca, gerar credibilidade e desenvolver um relacionamento com o cliente. Porém, esses dois principais são suficientes para perceber que um bom ranqueamento é prioridade total para as empresas que desejam sobreviver e crescer na era digital.
Agora que você entendeu o quanto é importante ocupar os primeiros lugares, vem a principal pergunta: como fazer isso? É para responder essa questão que o leitor precisa se familiarizar com um termo fundamental para o marketing digital: o SEO, ou otimização para os mecanismos de busca (Search Engine Optimization).
Trata-se da utilização de alguns truques — na verdade, técnicas e estratégias — que se baseiam nos critérios utilizados pelo Google para posicionar os resultados de busca. O domínio dessas estratégias permite melhorar o desempenho de um site nesse ranking, trazendo mais cliques e vendas para uma empresa.
É justamente esse o foco do nosso post. Então, vamos abordar cada um desses critérios para que você saiba como alavancar o seu site e, consequentemente, as suas vendas. Como você deve imaginar, os profissionais de marketing são muito criativos. Eles não se contentaram em fazer uma lista dos itens que contribuem para um bom ranqueamento do Google — eles criaram uma espécie de “Tabela Periódica” com esses elementos fundamentais.
Essa tabela contém os três principais critérios de ranqueamento: conteúdo, arquitetura e HTML. Porém, ela também aborda quesitos não tão relevantes, mas que contribuem para um bom resultado. Trata-se da confiabilidade (que vamos tratar como autoridade), links, personalidade ou identidade da empresa e seu desempenho nas redes sociais. Vamos conhecê-los agora:
A primeira coluna da nossa tabela periódica é formada por vários elementos baseados na letra C, correto? Isso não acontece por acaso. Na verdade, quem faz marketing digital, sabe que o conteúdo é, de longe, o elemento mais nobre desse sistema. Em outras palavras, o conteúdo é rei!
Portanto, se você acredita que quem cria um site simplesmente para expor seus produtos e serviços ou banners com suas promoções vai conquistar espaço, está enganado. É preciso atrair o consumidor, e as empresas fazem isso criando conteúdo relevante para sua persona, informações que ela precisa e busca para solucionar seus problemas. Os blogs são uma ferramenta poderosíssima para isso.
Mas vamos falar especificamente sobre as características que o conteúdo precisa ter para se destacar na busca do Google, recorrendo à nossa tabela periódica:
Também é preciso ressaltar que a quantidade de conteúdo é importante. Ela pode até não contar tanto entre esses critérios mencionados, mas ela tem um papel fundamental. Em primeiro lugar, sites com 51 a 100 páginas recebem 48% mais tráfego que os negócios que apresentam apenas 1 a 50 páginas.
Não é difícil imaginar o motivo: quando um consumidor vê que uma empresa produz mais conteúdo, mesmo que não tenha consciência disso, ele entende que aquela organização entende melhor do assunto e, portanto, é mais confiável.
Empresas que aumentam a quantidade de postagens de seus blogs — de 3 a 5 vezes por mês (aproximadamente 1 vez por semana) para 6 a 8 vezes por mês — duplicam sua geração de leads. Quando uma empresa aumenta o número de postagens de 11 a 20 para 21 a 50, ela pode observar um aumento de acessos da ordem de 45%.
Portanto, embora o número de postagens influencie apenas indiretamente esse ranking, ele é essencial para o aumento no volume dos negócios.
Apesar de ser um gigante inquestionável, o Google também quer aumentar a sua credibilidade diante do público. Por isso, ele quer ter a certeza de que quando o usuário faz uma pergunta, os links mostrados contenham as respostas que eles buscam, da forma mais original e completa possível. Em outras palavras, quer entregar o que prometeu.
Esse é o motivo para o Google e outras máquinas de busca colocarem no topo as páginas que oferecem o conteúdo mais relevante, de boa qualidade, denso e que atenderá devidamente às expectativas do público.
Outro fator extremamente importante no ranqueamento é a arquitetura do site. De forma simplificada, a arquitetura da informação diz respeito à organização do site para torná-lo claro e compreensível ao usuário, facilitando a experiência de navegação.
Ela define como será a estrutura ou esqueleto do website ou blog. Uma boa arquitetura e design fazem com que o usuário encontre as informações que deseja e alcance seus objetivos de forma simples. Então, vamos voltar à nossa tabela periódica e verificar quais são os critérios para que a arquitetura de um site ajude você a aparecer entre as primeiras posições:
Portanto, a arquitetura do site diz respeito aos fatores que interferem em sua funcionalidade. Como um dos pontos que os mecanismos de busca valorizam é uma experiência satisfatória ao usuário, os dois aspectos que abordamos até agora contribuem muito para isso.
O primeiro, que é o conteúdo, garante que o usuário vai encontrar o que está procurando. A arquitetura garante que esse acesso seja simples, rápido e seguro, atendendo às necessidades de quem navega pela rede.
HTML é uma sigla para HiperText Markup Language, ou linguagem de marcação de hipertexto. O HTML permite que as páginas produzidas na web possam ser lidas nos diferentes tipos de computador e transmitidas pela rede. Para produzi-lo, os profissionais precisam de um editor de texto tão simples quanto um bloco de notas. No entanto, eles precisam conhecer os códigos que compõem essa linguagem.
Esses códigos, chamados de tags, indicam a função de cada elemento que aparece na página Web. Quando os browsers (que são os navegadores) identificam essas tags, eles entendem que determinado elemento é um texto, um formulário, um link, uma imagem, tabela ou qualquer outro formato.
A partir dessa interpretação, os navegadores apresentam as páginas da forma como elas realmente foram planejadas, garantindo uma boa experiência ao usuário. Os critérios para um bom HTML, ainda de acordo com a nossa tabela periódica, são:
A autoridade de um domínio, ou DA (Domain Authority), é uma métrica que estabelece a importância de um determinado site em função de fatores externos àquela página. Esses fatores, também chamados de Off Page, se referem a questões como o número de links (ou back-links) que apontam para esse domínio e a sua qualidade.
Portanto, se o seu site trata de um assunto e outras páginas relevantes daquela área linkam os conteúdos que elas abordam ao seu, isso confere credibilidade — e consequentemente, autoridade — ao seu domínio.
Imagine, por exemplo, que a sua empresa desenvolve um aplicativo que contribui para algumas rotinas do departamento de Recursos Humanos das organizações. Se outros sites importantes que abordam questões típicas de RH começarem a falar do seu aplicativo e de como ele facilita o trabalho deste setor e criarem links para o seu conteúdo, sua página crescerá em autoridade.
Isso significa que, para chegar ao topo do Google, seu site precisa ser recomendado por outras páginas especializadas e de boa reputação. Esses links funcionam como uma espécie de “voto de confiança”, que fazem que o seu site e seu negócio sejam bem vistos pelo mercado e pelas ferramentas de busca.
Então, vamos voltar à tabela e analisar os critérios para o bom ranqueamento referentes à autoridade:
Embora esses fatores sejam os principais, outros critérios também podem ajudar nesse posicionamento. A grande diferença está na relevância. Eles não têm o mesmo peso que o conteúdo, a arquitetura, o HTML e a autoridade. No entanto, eles são vantagens adicionais, que não podem ser ignoradas por quem desenvolve ou mantém um site. Vamos conhecê-los?
Certamente não estamos falando aqui de indicadores no sentido técnico da palavra, mas de algumas questões que são analisadas para avaliar a reputação e confiabilidade de sua empresa e site. Como já falamos, a autoridade, confirmada por meio de links de qualidade, tem um papel essencial nessa construção de credibilidade. Porém, ela não é o único fator considerado. Conheça outros:
Vale lembrar que esses fatores são secundários, porém eles sempre somam pontos. Assim, eles conferem credibilidade e relevância à sua empresa e seu conteúdo, contribuindo para que seu site se destaque na internet e no mercado.
Agora que você entendeu o quanto é importante ocupar os primeiros lugares, vem a principal pergunta: como fazer isso? Provavelmente, todos esses critérios devem ser uma grande novidade para a maioria dos leitores deste post. Embora os profissionais do marketing digital estejam muito familiarizados com eles, reconhecemos que nem sempre são tão simples para quem não tem o mesmo nível de conhecimento e prática nessa área.
Porém, eles são necessários. Configurar o site ou blog de acordo com esses critérios é fundamental para se destacar na internet e não ser apenas mais um em milhões de resultados. É mais ou menos assim: a falta de um bom posicionamento na internet pode custar a sobrevivência da empresa. Porém, produzir um site com essas características exige bastante trabalho e atualização constante.
Então, como uma empresa pode fazer o que é necessário para se posicionar bem nos resultados do Google, sem se descuidar do core business da companhia? A resposta é simples: delegando essa função a quem entende do assunto. Ao estabelecer uma parceria com uma agência especializada, a empresa tem a certeza de que:
As estatísticas não mentem: manter uma empresa no século XXI exige o pleno domínio das ferramentas digitais. O posicionamento nos mecanismos de busca é essencial para dar à empresa a oportunidade de conversar com o consumidor e conquistar o cliente e, por isso, as estratégias de SEO são essenciais para conciliar presença online e resultados.
Entendeu qual é a importância do SEO para um bom ranqueamento do Google para alavancar os negócios? Quer ver os benefícios dessas estratégias na sua empresa?
Então não perca tempo! Converse com a Digital Pixel agora mesmo e descubra como seu site pode se transformar em uma poderosa ferramenta de vendas. Aguardamos seu contato!
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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