Por Erik Willian
O Google é o maior mecanismo de busca do mundo. A cada segundo são feitas 35 mil buscas, o que representa mais de 3 bilhões de buscas diariamente. É mais provável aprendermos a viver sem água que sem Google. Quando comparado aos seus principais (?) concorrentes, o Google é detentor de mais de 95% do volume de mercado, deixando os outros 5% para serem repartidos entre Bing, Yahoo, Ask.com e outros.
Existem dois tipos de resultado de busca, os orgânicos e os patrocinados. Para estar entre os resultados patrocinados as empresas precisam pagar determinado valor por clique, já a busca orgânica é gratuita, e mais de 500 fatores são analisados para definir quem ocupa cada posição. Estudos mostram que 73% dos usuários preferem clicar em resultados orgânicos, pois confiam mais em seu conteúdo. Dados do Ibope afirmam que 36% das pessoas acreditam que o primeiro colocado da busca orgânica é o líder do segmento.
No exemplo acima a Digital Pixel é a primeira colocada na busca orgânica para Criação de Sites BH
Um estudo americano realizado em 2014 visava identificar de onde vinham as visitas aos sites de diversos setores da indústria, como serviços, mídia e entretenimento, internet e tecnologia, indústria hospitalar e o varejo. Os dados mostraram que 51% dos acessos aos sites vinham das buscas orgânicas do Google, seguido de emails, anúncios em display e referências (34%), redes sociais (5%) e busca patrocinada (10%).
Quando somado o volume de tráfego vindo da busca orgânica e busca patrocinada, 61% das visitas vinham do Google.
O mesmo estudo queria saber se o Google trazia receita aos websites. 40% da receita dos sites analisados vinha da busca orgânica no Google, 33% era trazido por emails, anúncios em display e referências, 26% vinha de buscas patrocinadas e apenas 1% da receita era gerada por mídias sociais.
Mais uma vez, quando somada a receita gerada por busca orgânica e patrocinada, o Google era o responsável por 66% do faturamento dos sites.
Imagine uma prateleira de supermercado, onde vários concorrentes expõem seus produtos lado a lado. Ter o produto posicionado no lugar onde mais pessoas olham é crucial, e tende a gerar mais vendas. Em 2014 um estudo da Mediative mostrou para onde as pessoas mais olhavam nos resultados de busca do Google. Os pontos vermelhos são os que mais atraíram olhares:
Podemos perceber um volume menor de olhares para os sites que estão abaixo da linha de dobra, isto é, sites que não são mostrados inicialmente sendo necessário rolar a tela para vê-los.
Portanto, com o grande número de pessoas usando o Google para buscar produtos, serviços e até tomar decisões, estar bem posicionado é crucial e algumas estratégias de SEO podem proporcionar melhor posicionamento ao seu site. Os resultados são visíveis.
Digital Pixel – Criação de Site BH – Belo Horizonte
Certificados pelo Google, especializados em marketing digital.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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