O que você precisa saber antes de definir um orçamento de marketing digital

Por Erik Willian

Muitos profissionais reconhecem que definir o orçamento de marketing digital é uma das tarefas mais difíceis na construção de uma estratégia promocional.

Isso porque muitos gestores não dão grande importância ao marketing digital; ainda enxergam os investimentos na área como custos desnecessários, que poderiam ser evitados. Dessa maneira, acabam prejudicando os recursos que poderiam geram maior retorno sobre o investimento para sua organização.

Mas para ajudar a sua empresa a definir o seu orçamento de marketing digital, vamos mostrar neste artigo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na construção de sua estratégia. Confira!

Coloque o seu objetivo em primeiro lugar na hora de definir o orçamento de marketing digital

Toda e qualquer estratégia de marketing digital deve ter um objetivo a ser alcançado, seja ele qual for.

Não é por acaso que esse é um elemento importante em qualquer planejamento de marketing, e, por isso, essa é a primeira informação que você deve levar em consideração ao definir o seu orçamento de marketing.

Definindo o seu objetivo, você será capaz de identificar quais ações sua empresa precisa desempenhar para alcançá-lo, facilitando a conquista de resultados.

Se o objetivo de sua estratégia de marketing digital for aumentar o número de visitas em seu site, por exemplo, estratégias como o SEO e links patrocinados são muito eficientes.

Mas se o intuito for gerar novas oportunidades de negócio, estratégias como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo poderão fazer toda a diferença, ajudando a transformar os visitantes de sua página em leads — que serão trabalhados para se transformar em clientes no final do processo.

Por isso, conheça bem os objetivos de sua organização antes de construir o orçamento de marketing digital. Dessa maneira, será mais fácil definir quais estratégias precisam estar presentes em seu planejamento, ajudando você a ter sucesso em seu negócio.

Leve em consideração o que já foi feito nos anos anteriores

Outra informação útil para ajudar você na construção de seu orçamento de marketing digital é a análise das ações realizadas nos anos anteriores, bem como os resultados que cada uma delas gerou para sua organização.

Isso porque, com essas informações, você saberá quais ações promocionais conquistaram seus objetivos e quais delas ficaram abaixo das expectativas de sua empresa.

Dessa forma, você poderá planejar alguns ajustes em estratégias que não tiveram boa performance, ou até mesmo abandonar ações promocionais que geraram prejuízos para sua organização.

Usando sua experiência anterior como um ponto de partida na definição de seu orçamento de marketing digital, você poderá tomar decisões mais acertadas, otimizando o investimento em sua estratégia.

Avalie o histórico de vendas de sua empresa

Depois de considerar o objetivo de sua organização e verificar os resultados de suas estratégias nos anos anteriores, é hora de conferir qual foi o histórico de vendas de sua empresa nos anos anteriores.

Dessa maneira, você será capaz de fazer projeções de venda com maior segurança, evitando gerar expectativas que não poderão ser atendidas e metas que são impossíveis de serem alcançadas.

Além disso, avaliando o seu histórico de vendas, você será capaz de identificar os períodos sazonais com vendas mais altas ou mais baixas que a média e épocas que podem exigir a execução de estratégias promocionais mais arrojadas, capazes de ajudar você a conquistar resultados melhores.

Assim, você poderá definir um orçamento de marketing mais eficiente, capaz de manter o crescimento saudável e aumentar os lucros de sua organização.

Não aposte todas as suas fichas em apenas uma estratégia promocional

Outro cuidado que você deve ter na hora de elaborar o seu orçamento de marketing digital é não apostar em apenas uma estratégia para conquistar os objetivos de sua empresa.

Investindo em apenas uma estratégia, você fará com que sua organização esteja vulnerável caso aconteça alguma mudança fora de seu controle, prejudicando os resultados de seu planejamento.

Usando todo o seu orçamento de marketing digital para investir em SEO, por exemplo, você fará com que sua empresa tenha resultados prejudicados a cada mudança de algoritmo do Google.

O mesmo pode ser dito por todas as estratégias que dependem de outras instituições para funcionar corretamente, como a promoção nas redes sociais e os anúncios em links patrocinados.

Por isso, o ideal é que sua organização faça investimentos variados, garantindo que ela não seja totalmente dependente de apenas uma ação promocional — o que pode prejudicar o sucesso de sua estratégia.

Acompanhe as tendências do mercado

Saber o que seus concorrentes diretos e indiretos estão fazendo para promover seus produtos e serviços na internet também pode ajudar você a definir o seu orçamento de marketing digital.

Essas informações são úteis para identificar novas oportunidades que podem ser exploradas por sua empresa, ajudando você a manter a sua organização atualizada e preparada para alcançar novos clientes a cada dia.

Se as empresas de seu setor estão aumentando os investimentos em mobile marketing, por exemplo, por que não incluir essa estratégia em seu orçamento? O mesmo pode ser dito por qualquer tipo de planejamento que conquiste a atenção do mercado em determinado momento.

Por meio da análise dos concorrentes e do mercado que estão inseridas, muitas empresas acabam identificando boas oportunidades que podem ser usadas para melhorar sua presença online e alavancar os resultados da organização.

Colha informações importantes para o seu próximo orçamento de marketing digital

Como já falamos neste artigo, a análise das ações realizadas nos anos anteriores por sua empresa é muito importante para a construção de seu orçamento de marketing digital.

Mas para que você seja capaz de usar esses dados, é indispensável estabelecer métodos capazes de coletar e armazenar dados sobre suas estratégias de marketing anteriores.

Por isso, o ideal é que seu negócio acompanhe toda e qualquer métrica de marketing digital que estiver a seu alcance, registrando a sua evolução a cada mês e relacionando essa evolução com as ações de marketing que estão sendo realizadas em determinado momento.

Se tiver dúvidas sobre como fazer isso, leia nosso artigo onde ensinamos como mensurar os resultados de sua campanha de marketing digital.

Essas informações farão toda a diferença na hora de elaborar o orçamento de marketing digital nos próximos anos, ajudando você a otimizar seu investimento e ajudando a aumentar as vendas de sua organização.

E então, ainda tem dúvidas sobre o que precisa saber antes de definir um orçamento de marketing digital? Deixe seu comentário, que ajudaremos você a ter mais sucesso em sua estratégia!



Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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