O que o design do seu site revela sobre a sua marca?

Por Erik Willian

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Muitas empresas, preocupadas com a presença online, acabam colocando seus sites institucionais no ar sem se dar conta de um fator importante: ainda que páginas na web com boas informações sejam essenciais, não podemos esquecer que o design do site também revela muito sobre a sua marca.

No post de hoje, vamos entender como o design do seu site pode influenciar a satisfação dos visitantes e clientes e consequentemente afetar o sucesso do seu negócio.

Qual a importância do design do site para o negócio?

O design de um site vai muito além da aparência e também está ligado ao processo de desenvolvimento do site.

Ele envolve organizar as páginas em categorias claras, de forma a simplificar para o usuário a encontrar o que procura, de forma a navegar sem ficar com dúvidas se está no caminho certo. Envolve pensar também na facilidade do usuário em utilizar as funcionalidades do site, seja qual for o dispositivo do qual ele estiver acessando.

Tudo isso dá aos visitantes uma experiência positiva, fazendo-os se sentirem bem-vindos e mostrando que o site está ali para oferecer as informações que eles desejam.

Quais elementos demonstram que sua marca se preocupa com o design do site?

Experiência do usuário

Uma boa experiência do usuário (também conhecido como UX, do inglês User Experience) se resume a oferecer ao usuário uma experiência agradável enquanto ele estiver navegando em seu site. É preciso assegurar que ele encontre o que deseja, use as funcionalidades sem interrupções e não se frustre.

Garantir a satisfação do usuário tem muito mais a ver em se colocar na posição dele do que pensar nas ações que você deseja que as pessoas tomem depois de entrarem no seu site. Somente “entrando na mente” do usuário você terá informações suficientes para otimizar a sua UX.

Portanto, pergunte aos seus clientes o que eles acham do seu site. Avalie tudo o que eles acham útil e funcional, o que eles não gostam e o que acham que é possível melhorar.

Navegabilidade

A navegação do seu site precisa de clareza, fluidez e consistência. Se as pessoas sentirem dificuldade em navegar por ele, pode ter certeza que elas vão desistir de usá-lo.

Por isso, certifique-se que as seções e subseções do seu menu tenham uma hierarquia clara entre elas, com nomes simples e intuitivos para não confundir os usuários. Verifique também se é possível alcançar todas as páginas a partir da página inicial (home) e usando o menu principal.

Também é essencial enfatizar em que ponto do site a pessoa está. Destaque a localização atual no menu e use títulos adequados nas páginas.

Lembre-se também que alguns usuários procuram uma caixa de busca assim que entram em um site e não estão dispostos a procurar o que querem clicando nos links e opções de menu. Ofereça essa alternativa para não desapontar aqueles que preferem ir direto ao ponto.

Usabilidade

Imagine que a página de contato de uma empresa contenha um simples formulário para envio de mensagem. Um usuário interessado em se comunicar com a instituição resolve preencher o formulário, mas quando clica em “Enviar” nada acontece: nenhum aviso de erro ou sucesso no envio aparece na tela.

Esse é um típico problema de usabilidade, em que o usuário não recebe um feedback sobre sua ação e fica confuso por não entender o que está acontecendo. A usabilidade é um conceito que se refere à facilidade com a qual as pessoas entendem aquilo que estão usando.

Mostre para a sua audiência que você valoriza uma usabilidade amigável e faz o possível para não deixar seus visitantes frustrados. Teste bem as funcionalidades e confirme que elas também são compatíveis com os dispositivos móveis. Por falar neles…

Design responsivo

Páginas com um design responsivo são desenvolvidas para se adaptarem de acordo com o tamanho da tela do usuário. Ou seja, dependendo da dimensão da tela, os elementos se organizam de forma diferente, mas sem prejudicar a identidade visual.

Isso é importante porque, hoje em dia, cada vez mais usuários estão acessando a Internet de seus smartphones e tablets. Ter um site que funcione nesses gadgets já não é mais um diferencial, e sim uma obrigação caso você queira satisfazer o seu público.

Investindo na responsividade, você dá aos visitantes a liberdade de acessarem seu site do desktop, do notebook ou de dispositivos móveis sem prejuízos nos itens que citamos anteriormente. Você garante que eles terão uma boa experiência digital independentemente do aparelho que prefiram usar, permitindo a execução de vídeos e plugins em todas as configurações.

Design na influência da compra

Se você trabalha com vendas online, saiba que o design do site também revela muito sobre o seu e-commerce. A disposição dos produtos, o posicionamento e responsividade dos links e a facilidade em fechar a compra podem interferir diretamente no seu faturamento.

Guie-se por estas perguntas para saber o quão satisfatório seu design está:

  • quantos cliques são necessários para fechar uma compra?
  • É tão fácil concluir uma compra usando um aparelho mobile quanto no desktop?
  • É fácil visualizar os detalhes do produto?
  • O botão de comprar está bem visível e não se confunde com outros botões?
  • Existe uma opção de compra com um só clique? Ela funciona bem?

Ficar atento a esses pontos não vai só ajudar os usuários a terem uma melhor experiência de compra: vai contribuir para aumentar as suas vendas a curtíssimo prazo.

Cuidando de todos esses aspectos, seus clientes e prospects vão perceber o quanto a sua organização está comprometida em proporcionar uma excelente experiência. Sem abrir mão da qualidade das informações, construa um site com o melhor do webdesign — que combina beleza estética, utilidade e facilidade do uso. Afinal, o site é a vitrine virtual do seu negócio e deixa muito evidente a proposta da marca para quem quer que o utilize.

Percebeu como o design do site pode revelar muito sobre a sua empresa? Já tinha ideia da importância de todos esses elementos de design? Queremos saber se o seu site está seguindo essas recomendações. Deixe o seu comentário!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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