O que é necessário para tornar o seu site campeão em vendas?

Por Erik Willian

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Muitas empresas querem, mas poucas são capazes de tornar o seu site de vendas campeão. Sabe por que isso acontece? Esse é um processo lento, que demanda bastante conhecimento e algumas estratégias específicas que facilitam o trabalho.

Mesmo assim, há empresários que não veem a necessidade de utilizar métodos direcionados para um endereço eletrônico e se prejudicam ao lidarem com resultados que poderiam ser muito melhores.

No post de hoje, apontaremos 8 dicas incríveis para que o site de vendas da sua empresa alcance o sucesso. Não perca tempo e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

1. Invista na boa experiência do usuário

Os usuários são o foco em qualquer site de vendas. Portanto, o ideal é que eles consigam navegar da melhor forma possível, saindo do seu domínio com a sensação de que todas as suas dúvidas foram devidamente respondidas.

Ao planejar um endereço eletrônico, é necessário pensar em cada detalhe de acordo com os sentimentos e gostos do seu público. Assim, as pessoas terão uma interação satisfatória, fazendo com que o seu site se destaque diante da concorrência.

2. Facilite o pagamento

Quando chega a hora de realizar o pagamento, o que o cliente menos espera é encarar questões complexas, que façam ele pensar demais e, até mesmo, cogitar desistir da compra.

Na hora de criar o seu site — ou até mesmo otimizá-lo —, priorize o carrinho e as formas de pagamento, que são pontos cruciais para o seu negócio alcançar o sucesso.

Segundo dados divulgados pelo SaleCycle, as taxas de abandono de carrinho chegam a 70%, ou seja, cerca de 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados por ano. Agora você já consegue entender a importância de facilitar o pagamento para o usuário, não é mesmo?

3. Ofereça informações corretas

Se o objetivo da sua empresa é ter um site de vendas campeão, você não pode oferecer informações erradas para os seus clientes — mesmo que o seu objetivo seja lucrar com isso.

Mas caso aconteça algum equívoco por falta de atenção, tente corrigir o erro logo e não engane os seus consumidores, pois essa atitude prejudicará o futuro do seu negócio.

Já imaginou acessar um site e se deparar com uma falsa promoção, que a empresa utilizou apenas para ganhar acessos? Provavelmente, você ficaria insatisfeito e nunca voltaria naquele e-commerce, certo? 

4. Tenha um site responsivo

A responsividade é um fator fundamental para um site de vendas se tornar campeão, mas você sabe por quê?

Desde abril de 2015, o Google modificou o seu algoritmo de buscas e passou a priorizar os sites que são responsivos — ou seja, que se adaptam às diversas plataformas, como celulares, tablets, computadores etc. 

Essa mudança ocorreu após os acessos por meio dos dispositivos móveis ultrapassarem os de desktop. Segundo dados divulgados pelo IBGE, o celular se tornou o principal meio de os brasileiros acessarem a Internet, com cerca de 88% de usuários.

Número assustador, não é mesmo? Por conta disso, se a sua empresa quer ter um e-commerce que realmente traga bons resultados, o ideal é se atualizar e andar ao lado da tecnologia, a fim de não perder acessos e clientes para a concorrência.

5. Tente explorar o frete grátis

Todas as estratégias que servem para atrair a atenção dos consumidores são válidas quando o assunto é tornar um site de vendas campeão. Portanto, explorar o frete grátis pode ser uma ótima solução para o seu negócio.

Com a crise econômica, muitos usuários buscam o melhor preço para finalizar uma compra. Por isso, estipular frete grátis acima de um determinado valor pode se tornar um ótimo atrativo e fazer com que os consumidores finalizem as suas compras na sua empresa.

Claro que esse valor dependerá muito do ticket médio da sua organização e dos lugares de entrega, mas é muito interessante pensar nessa hipótese e fazer um planejamento para que isso realmente aconteça.

6. Utilize as cores que mais convertem

O cérebro humano é programado para dar mais atenção às cores fortes, que fogem do padrão. Por conta disso, existem algumas tonalidades que podem converter mais do que outras — dependendo do caso.

Em relação aos botões de call to action, por exemplo, muito se fala que as cores verde, vermelho e laranja são as que mais trazem resultados positivos para as estratégias no ambiente online. Infelizmente, essas são apenas suposições e as respostas podem variar, mas lembre-se de que testes sempre são válidos — independentemente da situação.

Na hora de otimizar ou criar um e-commerce para a sua empresa, fique atento a esses fatores e priorize sempre a experiência do usuário.

7. Ofereça segurança ao consumidor

Mesmo com o crescimento da Internet, há pessoas que ainda têm receio de finalizar uma compra virtualmente. Isso acontece porque existem empresas que tentam boicotar os clientes, produzindo sites falsos que prejudicam o mercado digital.

Por conta disso, tenha credibilidade com os usuários e ofereça um endereço eletrônico seguro, com certificados que atestem a sua a sua credibilidade, se possível.

Além do certificado virtual, é importante que você hospede o seu e-commerce em um provedor seguro, que siga todas as boas práticas do ambiente digital.

8. Invista em SEO

Além de tudo que apresentamos até aqui, é importante também que a sua organização invista nas estratégias de Search Engine Optimization, termo mais conhecido como SEO.

Se você não sabe, o SEO é um conjunto de estratégias que apresenta um único objetivo: potencializar e otimizar o posicionamento do seu site nas ferramentas de busca, como Bing, Yahoo e Google, por exemplo.

Então se o seu objetivo é ter um site de vendas campeão, utilize as palavras-chave ideais para a sua iniciativa! Dessa forma, os resultados chegarão com o tempo, basta seguir trabalhando e otimizando essa estratégia.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Agora que você já sabe o que o seu site precisa para vender mais, confira também o nosso conteúdo que explica o que é presença digital e como ela pode ajudar o seu negócio a alcançar o sucesso!

 

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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