Por Erik Willian
Nem sempre o cliente converte na primeira vez que acessa seu site. Pode ser que ele navegue algumas vezes enquanto se decide pela compra de um produto ou contratação de um serviço. Esse cliente pode estar avaliando a real necessidade da compra ou até mesmo comparando a sua oferta com a de um concorrente, e é nessa hora que o remarketing entra em cena.
Graças a um código do Facebook instalado em seu site, é possível captar os usuários que navegaram por seções, páginas ou produtos específicos. Tendo em mãos este público, a empresa pode criar anúncios mais incisivos e específicos, para impactar o cliente na rede social e estimular a sua conversão.
Imagine que você navegou por um site de viagens e procurou por pacotes de viagem para o Rio de Janeiro, mas não finalizou a compra. Graças ao remarketing, o site de viagens pode impactar você com anúncios de pacotes para o Rio com desconto ou condições de pagamento diferenciadas, que podem criar um impulso de compra, fazendo com que você finalize a compra que havia deixado em aberto.
Em linhas gerais, o remarketing em anúncios do Facebook é uma arma poderosa para não deixar um cliente em potencial à deriva. Diferente do consumidor que não conhece sua marca ou produto, no remarketing os anúncios são feitos para aqueles que já demonstraram interesse de compra, seja geral ou específico. Os anúncios tendem a ser mais relevantes e, na média, possuem maior potencial de conversão.
O cliente navegou pela Home Page do seu site. Sendo o site de uma empresa, esta sessão indica um interesse de compra, porém geral. É mais difícil saber o que exatamente o cliente quer, ou em que intensidade. Se a sua empresa trabalha com vários produtos, o ideal é fazer um anúncio do seu site de um modo geral. Se a empresa vende um único produto ou serviço as coisas ficam mais fáceis.
O cliente acessou um produto em específico no seu site. Neste caso a intenção de compra dele foi especificada, e os anúncios serão sobre aquele produto ou aquela categoria de produtos, sendo um anúncio mais relevante para o cliente e com maior potencial de conversão.
O remarketing pode ser tanto do produto como de conteúdo sobre ele, o que é uma forma valiosa de favorecer a decisão de compra do seu cliente. Um vídeo com as funcionalidades do produto tem alto potencial, pelo fato de as pessoas absorverem mais informações quando estão diante de um vídeo. Também é possível fazer remarketing de conteúdo usando com postagens do tipo “Conheça os benefícios do produto X”, “O que dizem os clientes da empresa X”.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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