Manutenção de site: 5 razões indiscutíveis para se importar com isso

Por Erik Willian

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Muitas empresas perceberam a importância da internet para manterem-se competitivas no mercado. Entretanto, com o novo cenário digital, apenas a criação de um ambiente virtual não garante resultados. A manutenção de site também é imprescindível para obter uma boa performance digital.

Além de criar um site, a empresa deve ter consciência da importância de mantê-lo ativo, realizando as atualizações necessários da plataforma de hospedagem, assim como produzindo conteúdo próprio e atualizando as informações.

Realizar a manutenção preventiva do site garante que os usuários sempre tenham uma experiência de navegação positiva, além de evitar prejuízos decorrentes de invasões de hackers e alta taxa de rejeição de potenciais clientes.

Esse investimento vale a pena tanto pelas novas oportunidades de negócio geradas, quanto por evitar que seja necessário reformular completamente o site em pouco tempo, o que é muito mais custoso e menos eficiente do que mantê-lo sempre atualizado e em perfeito funcionamento.

Acompanhe conosco nesse post 5 ótimos motivos para você incluir a manutenção de site no planejamento estratégico do seu empreendimento!

Por que se importar com a manutenção de site?

1. Segurança

O primeiro motivo deve-se à segurança tanto da empresa, quanto dos clientes.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, por exemplo, liberam atualizações constantemente, visando corrigir bugs e adicionar patches de segurança.

Sistemas e plataformas desatualizados são alvos fáceis para hackers que, além de prejudicar o site, podem inserir malwares que infectam o computador do visitante.

Ou seja, o cuidado com as atualizações é o primeiro passo para garantir segurança para as informações da empresa, assim como resguardar os usuários, principalmente aqueles que fornecem dados pessoais para a empresa via formulários no site.

2. Experiência do usuário

Um site atualizado está diretamente relacionado com uma boa experiência para o usuário. Sites antigos e desatualizados podem ter problemas para serem exibidos nas novas versões dos navegadores, impedindo que o usuário chegue às informações que procura sobre a empresa.

Outra questão recorrente é manter links e fomulários de contato funcionando corretamente. Nada mais frustrante para o usuário que acessar uma página e ela exibir o famoso “Erro 404”, que pode indicar que a página não existe mais, por exemplo.

As informações de contato da empresa, como telefone, endereço e e-mail devem estar sempre atualizadas. Caso a empresa forneça preços pelo site, eles também devem estar de acordo com os da loja física, sob risco, inclusive, de ser acusada de propaganda enganosa.

Um aspecto recente e importante para proporcionar uma melhor experiência ao usuário consiste na adaptação de sites e blogs institucionais para o formato mobile.

O site responsivo permite que usuários utilizem diferentes tipos de dispositivos móveis para acessar o site sem perda da qualidade da navegação. A manutenção de site também é responsável por manter o site no mobile em perfeito funcionamento e segurança.

3. Mecanismos de busca e ranqueamento de palavras-chave

Os mecanismos de busca como Google, Yahoo!, Bing e outros estão sempre refinando os códigos para melhorar a experiência do usuário. Com isso, sites muito antigos e desatualizados foram quase que totalmente banidos das ferramentas de busca.

O ranqueamento de palavras-chave e a melhor exibição nos mecanismos de busca dependem diretamente da manutenção do site e da frequente atualização com novos conteúdos que sejam do interesse dos usuários.

Quanto mais investir em novas postagens e materiais, maior será a relevância do site nos mecanismos de busca e mais palavras-chaves poderão ser ranqueadas, convertendo tráfego de qualidade para o site, aumentando as oportunidades de conversão e, consequentemente, de vendas.

4. Nutrição de leads e relacionamento com o cliente

Os novos comportamentos de compra tornaram os clientes mais exigentes no processo de decisão de compra. Atualmente, os consumidores buscam informações sobre o produto e sobre a empresa antes de finalizarem uma aquisição.

Com isso, para manter os clientes engajados com a marca e satisfeitos com a experiência de compra, é fundamental adotar estratégias de relacionamento com o cliente e nutrição de leads, que envolve a produção e divulgação de conteúdos de qualidade.

Quando um potencial cliente acessa o site em busca de informações, ele quer descobrir o que a empresa tem a oferecer para ele. Dessa forma, sites desatualizados ou que não publicam conteúdos com frequência, rapidamente vão perder a atenção do consumidor, que vai buscar em um site concorrente as informações que não encontrou.

Manter um blog corporativo próprio, com conteúdos originais e ricos, além de capturar a atenção do consumidor, também permitirá que a empresa melhore o posicionamento nos mecanismos de busca e consolide sua presença online.

5. Backup do site

Por fim, a manutenção de site é essencial para a realização periódica de backup. Essa prática pode ser realizada tanto manualmente como por meio de serviços automatizados. Entretanto, indica-se um conhecimento mínimo sobre desenvolvimento web para realizar esse tipo de atividade.

O backup garante que todos os dados contidos no site, como imagens, páginas, textos etc. estejam armazenados em um local seguro. Assim, evita-se que tudo seja perdido tanto em um desastre natural quanto devido a um malware.

Uma frequência segura e indicada para realização do backup do site é mensalmente. Esse período pode variar de acordo com a complexidade do site e necessidade da empresa.

Mas afinal, como realizar uma manutenção de site eficaz?

A manutenção preventiva de um site envolve tanto práticas relacionadas com programação e desenvolvimento web, quanto com produção de conteúdo, testes de redirecionamento, cuidados com formulário, atualização de informações, design, conhecimento de boas práticas de marketing digital, etc.

Muitas companhias optam por realizar a manutenção de site internamente. Esse tipo de prática pode ser realizada eficazmente por empresas que tenham um departamento de marketing próprio e com a participação de profissionais multidisciplinares.

Mais recentemente, devido ao melhor custo-benefício, somado à importância de conhecimentos diversos para realização de uma manutenção de site eficaz, mais empresas optam por contratar uma agência de marketing digital especializada.

Nesses casos, a agência responsabiliza-se por todas as atividades de manutenção, realizando uma atuação preventiva e garantindo que não haja prejuízos decorrentes de desatualizações.

Quer saber mais sobre manutenção de site e como essa boa prática de marketing digital impacta os resultados da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

  1. Lucio disse:

    Interessante.

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