Por Erik Willian
Nos dias de hoje é muito difícil imaginar a vida sem internet. Ela está presente em todas áreas da nossa vida, seja para trabalhar, estudar, fazer amigos, fazer compras ou pagar contas.
Por isso, criar um site completo, robusto e hospedado em uma plataforma confiável é fundamental para empresas que desejam demarcar seu negócio na web, manter contato com seus clientes e aumentar suas vendas.
No entanto, muitas pessoas ainda não entendem como uma hospedagem de sites de qualidade é importante para gerar bons resultados e dar uma boa base para a sua presença online.
Hospedagem de sites é um serviço que permite publicar sites e seus arquivos em um servidor, de modo que o site e seu sistema fiquem disponíveis para acesso na web em todo o mundo.
Para entender melhor como funciona uma hospedagem, vamos ver alguns pontos críticos que você deve levar em consideração ao contratar uma hospedagem para o seu tão amado site.
Talvez você já tenha se feito a seguinte pergunta: “Ok, hospedagem nada mais é do que um computador em algum lugar, contendo o meu site publicado, tornando-o acessível para todo mundo. Por que eu não posso fazer isto de casa, mantendo um computador, ou através de uma hospedagem gratuita?”
Vamos ver porque isto não é uma boa ideia. O centro da questão é que uma hospedagem de qualidade vai muito além disto. Qualquer um, em qualquer lugar, pode manter um site no ar.
No entanto, um site colocado no ar sem os devidos cuidados fica vulnerável a muita coisa. Desde às mais básicas (falta de luz) às mais avançadas (um problema sério no hardware, incapacitando o servidor, por exemplo).
Garantir o funcionamento de um sistema, seja um site simples ou um sistema mais avançado, requer cuidado para lidar com todos estes aspectos. Ter quase 100% de tempo do site disponível, e com o que chamamos de redundância (ou seja, se um servidor cair, outro vai substituí-lo sem que você perceba nada) não é uma tarefa fácil.
Alguns números podem ajudar a enxergar esta diferença: Na RedeHost, por exemplo, um único site usa em torno de 8 servidores. O site em si está em um, os arquivos do sistema em outro, o banco de dados em outro, assim como o DNS e o painel.
Todos, por sua vez, devidamente replicados com backup, para que caso algum saia do ar outro o substitua. Já para uma conta de e-mail existem cerca de 6 servidores, contando os backups.
Tudo isto é otimizado, de forma a evitar os riscos de algo dar errado para uma conta de hospedagem, e diminuindo os custos. É por isto que toda esta estrutura, que sozinha custaria muito mais, pode ser oferecida a um preço reduzido.
O mais interessante de uma estrutura como esta? Você não precisa se preocupar com ela. Se ocorrer qualquer problema, ele será resolvido sozinho pelo próprio sistema, ou a equipe da manutenção agirá rapidamente.
Quando falamos de hospedagem de sites, estamos nos referindo ao servidor que hospeda seu site ou a empresa de hospedagem. Quando falamos de Data Center estamos falando no local físico que abriga toda estrutura necessária para manter seu site no ar.
É importante entender as diferenças entre hospedagem de sites e domínio antes de desenvolver seu primeiro site. Um domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet.
Já uma hospedagem de sites, como você viu no post de hoje, é um serviço que permite publicar seu site em um servidor, e através disso permitir que seu site fique disponível para acesso na web em todo o mundo.
O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem domínios teríamos que memorizar uma sequência de números, os denominados IP.
Agora que você já sabe o que é uma hospedagem de sites, preparamos um glossário com os termos mais utilizados sobre hospedagem de sites.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário