Por Erik Willian
Quando o assunto é se posicionar bem no Google, uma dúvida pode surgir: devo investir em busca orgânica ou em links patrocinados? Bem, não existe uma regra ou receita para isso. Ambos os investimentos são benéficos, mas dependem do conceito, objetivo e estratégia que se quer empregar.
Para saber qual destas estratégias melhor atende ao objetivo da empresa, é importante entender como cada uma delas funciona.
Busca Orgânica são resultados controlados pelo Google, sendo impossível pagar por uma posição de destaque neste tipo de busca. Para definir as posições de cada site na busca orgânica o Google analisa mais de 500 fatores para ter certeza de que ao clicar em um link o usuário tenha uma boa experiência e encontre respostas para o que deseja. Pelo número de fatores analisados e a exigência de alguns critérios, estar entre os primeiros dos resultados orgânicos é uma tarefa árdua e longa, e geralmente os resultados começam a surgir em médio e longo prazo.
Entre os fatores analisados pelo Google estão: relevância do conteúdo do site, qualificação do conteúdo para o termo pesquisado, autoridade do site (quanto de autoridade o conteúdo tem para o assunto tratado), navegabilidade, adaptação do layout a diferentes dispositivos, entre outros.
Vantagens de investir em busca orgânica:
Desvantagens do investimento em busca orgânica:
São campanhas criadas através do Google AdWords onde é possível comprar palavras-chave para as quais deseja aparecer. É feito um leilão entre os concorrentes de uma mesma palavra chave para definir a ordem de posições. Neste leilão é preciso determinar quanto quer pagar por clique em seu link, no chamado Custo por Clique (CPC). Além do valor definido para o CPC, o Google também avalia a qualidade do anúncio e o potencial que a página tem de atender bem ao usuário e, neste caso, quem recebe melhores notas ganha melhores posições entre os anunciantes, ainda que pague menos pelo clique. Confira dicas de como reduzir seu custo em AdWords clicando aqui.
Vantagens de investir em links patrocinados:
Desvantagens do investimento em links patrocinados:
Como dito, não há fórmula para definir qual o melhor investimento. É preciso analisar as estratégias e objetivos da empresa, para definir quanto tempo e dinheiro dedicar a um, ao outro, e até mesmo aos dois. A tabela abaixo apresenta de maneira comparativa as duas formas de busca para ajudar na escolha:
Referência: SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca – Martha Gabriel
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para decidir e investir, faça contato com a Digital Pixel.
Digital Pixel – Criação de Site BH – Belo Horizonte
Certificados pelo Google, especializados em marketing digital.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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