Correspondências de palavras-chave: o que são e para que servem?

Por Erik Willian

Muitas pessoas, ao começarem com suas campanhas no Google AdWords, se deparam com as Correspondências de palavras-chave e não sabem o que são, ou para que elas servem. Entretanto, elas podem fazer a diferença na hora de atrair o público-alvo certo e alcançar suas metas. Hoje, vamos falar um pouco sobre cada uma das correspondências de palavras-chave e te ajudar a escolher qual a ideal para você.

Correspondências de palavras-chave: o que são e para que servem

As correspondências de palavras-chave te ajudam a controlar exatamente quais pesquisas poderão acionar o seu anúncio. Você consegue atingir um público-alvo mais amplo ou mais específico, dependendo de qual correspondência escolher. Normalmente, quanto mais ampla a opção de correspondência de palavra-chave escolhida, maior o tráfego desta palavra-chave. Para ficar um pouco mais fácil de entender, vamos citar todas as 5 correspondências disponíveis atualmente e explicar como elas atuam.

As correspondências de palavras-chave:

1. Correspondência ampla

Esta é a correspondência padrão, que permite que seu anúncio seja exibido quando um termo de pesquisa contiver variações semelhantes à sua palavra-chave. Isso significa palavras em ordens diferentes, juntamente com outros termos, além de plurais, sinônimos e afins.

Por exemplo, se você escolher a correspondência ampla para a palavra-chave botas masculinas, seu anúncio poderá ser exibido para as seguintes pesquisas: botas masculinas, sapatos masculinos, botas para homem, botas de homens, botas pretas masculinas, comprar botas para homens, dentre outras.

Quando usar a Correspondência ampla

Com a correspondência ampla, você poderá aumentar significativamente o seu tráfego de anúncios, mas ao mesmo tempo, trazer tráfego irrelevante. A correspondência ampla é a mais indicada para quem está começando, pois não exige muito planejamento. Também é indicada para quem não tem muito tempo para se dedicar às campanhas criando listas de palavras-chave, mas ainda assim quer capturar o maior volume possível de tráfego. Se quiser diminuir um pouco do tráfego irrelevante, uma boa saída é utilizar as palavras-chave negativas.

2. Modificador de correspondência ampla

O modificador é acionado ao se utilizar um sinal de mais (+) antes de qualquer termo da sua palavra-chave de correspondência ampla. Assim, os seus anúncios só serão exibidos quando determinada pesquisa contiver esses termos modificados ou suas variações aproximadas. Ele não exibe seu anúncio para sinônimos ou pesquisas relacionadas, como a correspondência ampla. Assim, aumenta-se um pouco a possibilidade de controle de termos de pesquisa.

Por exemplo, ao escolher a palavra-chave +bolsas +femininas, o anúncio poderá ser exibido para comprar bolsas femininas e bolsas para mulheres, mas não será exibido para pesquisas como carteiras femininas e mochilas para mulheres.

Quando usar o modificador de correspondência ampla

O modificador é mais indicado se você quer aumentar um pouco mais a relevância de sua palavra-chave, ainda que esteja disposto a gerar menos tráfego de anúncios que a correspondência ampla.

Correspondência de frase

A correspondência de frase é acionada ao se utilizar a palavra-chave dentro de aspas. Ela significa que seu anúncio só será exibido quando a pesquisa contiver sua palavra-chave exata, ou ainda com palavras adicionais antes ou depois dela, além de pequenas variações.

Por exemplo, ao escolher a palavra-chave “botas masculinas”, seus anúncios poderão ser exibidos em pesquisas como botas masculinas, comprar botas masculinas, botas masculinas marrons; e não serão exibidos em pesquisas como botas para meninos ou chinelos masculinos.

Quando usar a correspondência de frase

A correspondência de frase deixa a sua palavra-chave mais restrita, e você pode utilizá-la se quiser uma segmentação mais precisa e alcançar mais clientes potenciais. Seus anúncios, neste caso, não serão exibidos para clientes que pesquisam por termos não relacionados a seu produtos ou serviço.

Correspondência exata

A correspondência exata é acionada quando a palavra-chave está entre colchetes. Com ela, seus anúncios serão exibidos somente em pesquisas que contenham exatamente e somente a sua palavra-chave como termo, além de variações aproximadas desta palavra-chave.

Por exemplo, ao escolher a palavra-chave [botas masculinas], seu anúncio será exibido para as pesquisas botas masculinas e botas para homens, e não serão exibidos para pesquisas como: botas masculinas pretas, comprar botas para homens, chinelos masculinos, e assim por diante.

Quando usar a correspondência exata

A correspondência exata segmenta de modo ainda mais preciso as suas palavras-chave. Isso significa que você deve usá-la somente se quiser atrair o público que pesquisa exatamente pela palavra-chave escolhida, não se importando com o número de tráfego mais baixo.

Correspondência negativa

A correspondência negativa, acionada pelo símbolo de menos (-), é usada para impedir que seu anúncio seja exibido em pesquisas contendo determinados termos. Ou seja, o seu anúncio não será exibido se a pesquisa contiver o termo que você definiu como palavra-chave negativa.

Se você usar uma palavra-chave negativa de correspondência exata, vai impedir que seu anúncio apareça para quem pesquisar exatamente esta palavra-chave. Já ao usar uma palavra-chave negativa de correspondência ampla, seus anúncios ainda serão exibidos em pesquisas que incluem sinônimos e outras variações desta palavra-chave. Assim, você pode usar a negativação das seguintes formas: -masculina, -“botas masculinas” ou -[botas masculinas].

Quando usar a correspondência negativa

Você deve usar as palavras-chave negativas para filtrar o tráfego irrelevante que é atraído por determinadas palavras-chave que não tem a ver com o seu segmento, e impedir cliques indesejados.

 

Normalmente, quanto mais ampla a opção de correspondência de palavra-chave, maior o tráfego potencial da palavra-chave, e da mesma forma, quanto mais restrita a correspondência, mais relevante será a palavra-chave para uma pesquisa.

É preciso pesar os objetivos de sua campanha, bem como o tempo e energia que você tem disponíveis para investir. Você pode contratar uma agência que faça todo o processo de planejamento e gerenciamento de campanhas no Google AdWords para você, que é o caso da Digital Pixel. Se precisar, entre em contato conosco!

 

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site

× Fale conosco