Como o marketing digital pode aumentar as suas vendas?

Por Erik Willian

O Marketing Digital vem se provando cada vez mais como uma excelente alternativa para aumentar as vendas nas empresas. O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos e quase toda compra passa pela internet atualmente, nem que seja apenas na etapa de pesquisa sobre o produto.

Para se adequarem a esse formato, empresas estão buscando alternativas de comunicação com seus clientes dentro do universo online. Uma companhia com forte presença digital acaba se tornando muito mais confiável para o público, o que gera novas oportunidades.

Organizações que ainda não dão valor ao Marketing Digital acabam perdendo vendas, dinheiro e público, ficando para trás no mercado. Duvida disso?

Vamos, então, apresentar algumas vantagens que o Marketing Digital pode oferecer para os resultados e o crescimento de uma empresa. Acompanhe!

Atrair visitantes para seu site e negócio

Hoje em dia, praticamente qualquer empresa possui um site e reconhece o valor que ele tem para o negócio. Visitantes do seu website representam pessoas que por algum motivo se interessaram pelo que é oferecido e podem acabar comprando produtos ou serviços que você oferta.

Com ações de Marketing Digital, o número de acessos do seu site pode ser impulsionado. Seja com campanhas de anúncios online, redes sociais, marketing de conteúdo ou e-mail marketing, tudo pode ser voltado para atrair seu público ao site e movimentar suas vendas.

Mesmo que seu empreendimento seja apenas físico, um site pode ser extremamente relevante. Seu público vai poder pesquisar pelos serviços ou produtos que você oferece, encontrar seu site na internet e considerar sua empresa como a solução esperada.

Isso significa que mais pessoas vão saber da existência e da localização do seu negócio, podendo visitá-lo.

Se você ainda não tem um site para sua empresa, já passou da hora de começar a criá-lo.

Gerar leads

Aumentar o número de visitantes no site pode ser algo não tão relevante se eles não forem convertidos em vendas. Felizmente, o Marketing Digital também pode te ajudar a transformar essas visitas em leads e, posteriormente, em vendas.

Lead é o nome dado para pessoas que já demonstraram interesse no conteúdo ou serviço que você tem a oferecer e deram dados de contato em troca de mais informações.

Ter o contato de um visitante é uma oportunidade para fortalecer a relação entre sua empresa e o cliente em potencial. Isso é o que vai levar a pessoa a querer fazer uma compra.

O marketing de conteúdo é uma ótima forma de atrair pessoas para um blog ou site e, depois, transformá-las em leads a partir da oferta de conteúdos ricos, como e-books e newsletters, em troca de informações de contato.

Depois disso, é só construir uma relação com a pessoa a partir do envio de mensagens, da oferta de conteúdos, serviços e produtos e de avisos de promoções.

Fortalecer a marca

Toda boa estratégia de Marketing Digital visa o fortalecimento da presença online de uma empresa. E quanto mais presença o negócio tiver, mais forte a marca fica.

Ter um bom site, estar nas redes sociais e ter um blog ativo são formas de demonstrar que sua empresa entende do que está fazendo e pode oferecer as melhores soluções para o público.

As pessoas e o mercado vão valorizar e confiar mais no seu negócio. Isso é o que significa ter uma marca forte. E nem é preciso dizer que as pessoas tendem a comprar das empresas nas quais elas mais confiam ou daquelas que são mais reconhecidas.

Criar um melhor relacionamento com os clientes

Um dos maiores benefícios que a internet oferece é poder estreitar os laços entre as pessoas. Empresas também podem aproveitar essa oportunidade como uma forma de atender melhor seus clientes.

Redes sociais e chats online são excelentes meios de conversar diretamente com o público. Você pode tirar dúvidas, informar e educar seus clientes a partir de uma conversa online. O atendimento se torna rápido, direto, eficiente e o melhor de tudo barato.

Um bom atendimento acaba resultando em clientes mais satisfeitos, que estarão muito mais aptos a continuar comprando na sua empresa e, quem sabe, até indicá-la para amigos e conhecidos.

Atingir um público mais segmentado

O marketing tradicional, muitas vezes, foca em atingir um número grande de pessoas e espera que algumas delas acabem se interessando pelo anúncio. Não há uma segmentação mais detalhada para as campanhas.

Já o Marketing Digital segue um caminho diferente. Ele permite que o público seja mais segmentado, visando atingir pessoas que tenham mais chances de se interessar pelos produtos e serviços da empresa.

Isso acontece porque, dentro de uma estratégia de Marketing Digital, estão disponíveis dados mais detalhados sobre o público.

Assim, é possível determinar quais deles pertencem ao público que a empresa possui mais chances de atingir e direcionar anúncios ou ações para pessoas que possuam essas características.

Sua empresa acaba gastando menos para alcançar aqueles que têm mais chances de comprar. Mesmo atingindo um público menor, ele é mais segmentado, o que significa que a campanha é mais bem direcionada e, provavelmente, vai gerar um retorno maior.

Aumentar as vendas

Campanhas mais bem segmentadas também geram leads mais qualificados. O Marketing Digital oferece alternativas para nutrir esses leads, aproximando ainda mais sua empresa dos clientes em potencial. O resultado de tudo isso é que as vendas ficam mais fáceis de realizar.

Os leads que serão passados para os vendedores da sua empresa já terão demonstrado um forte interesse nos seus produtos e serviços. Além disso, eles estarão mais educados sobre seu mercado e sua área de atuação.

Assim, não é tão necessário ficar explicando sobre o negócio e educando o cliente. Essa economia de tempo significa que seu setor comercial pode focar em entrar em contato com um número maior de leads e, consequentemente, fechar uma quantidade maior de contratos.

Todos os esforços de Marketing Digital podem ser voltados para aumentar as vendas da sua empresa. O que você precisa para ter esse resultado é uma estratégia bem definida e de qualidade.

Que tal se aprofundar mais no assunto? Confira nosso passo a passo de como mensurar os resultados das ações de Marketing Digital!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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