Por Erik Willian
Quando o assunto é marketing digital, você já deve ter ouvido falar sobre a importância do marketing de conteúdo.
De fato, conteúdo é realmente uma das maiores e mais importantes especialidades do marketing na era digital.
Basicamente, envolve a criação e compartilhamento de informações de valor para atrair visitantes, gerar leads e convertê-los em clientes suficientemente engajados, que possam divulgar e compartilhar suas experiências, fortalecendo a imagem da marca.
É um fato que, atualmente, o sucesso e a manutenção de qualquer estratégia on-line são muito beneficiados pela produção de conteúdo.
O advento da internet e dos meios digitais abriu espaço para evoluções, tanto tecnológicas quanto comportamentais, e também para a criação de novos conceitos no que diz respeito à comunicação.
Foi assim que surgiu o marketing digital e seus inúmeros canais, formatos, plataformas e ferramentas, que aumentam e evoluem diariamente.
É através do conteúdo que as empresas conseguem atingir status de relevância e autoridade, algo que é difícil de se obter em um mercado competitivo.
Um dos grandes desafios atuais do marketing é atrair e engajar o target, uma vez que as comunicações interruptivas e invasivas têm gerado resistência e causam cada vez menos impacto nas decisões de compra.
É nesse contexto que o marketing de conteúdo mostra sua força, pois busca falar com clientes e potenciais clientes sem vender produtos de forma evidente.
Pelo contrário, procura construir relacionamentos e experiências da marca através de processos de trocas de informações qualificadas, que são relevantes para um determinado público.
Com isso, a comunicação passa a ser mais humanizada, direta e eficiente, falando com as pessoas sobre aquilo que elas realmente desejam saber.
A consolidação da internet tornou mais acessível e ampliou as formas de divulgação de marcas, gerando altas taxas de ROI (retorno sobre o investimento).
No entanto, se a sua empresa deseja alcançar seu público-alvo, não basta apenas estar presente na internet, através de um site ou com perfis em redes sociais. A lógica de navegação on-line funciona de forma muito mais complexa.
A ideia é criar conteúdos que ajudem sua marca a obter e manter bons posicionamentos nas páginas dos mecanismos de busca. Isto fará com que a sua marca fique suficientemente visível para gerar tráfego para seu blog ou site.
Para isso, há diversas técnicas de marketing digital, como SEO, que auxiliam a melhorar o ranking da marca na web e criar percepção de autoridade da empresa no seu campo de atuação.
Para a estratégia ser bem-sucedida, é importante sempre nutrir os canais de mídia digital com conteúdos informativos, atuais e diversificados. Quanto mais posts você tiver em seu blog, maiores serão suas chances de obter os resultados desejados.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
Conteúdo continua sendo REI, aumento de tráfego orgânico depende muito das otimizações e conhecimento em SEO. Belo material!