5 motivos para se preocupar com a experiência do usuário no seu site

Por Erik Willian

5-motivos-para-se-preocupar-com-a-experiencia-do-usuario-no-seu-site.jpeg

Para quem está de fora, criar um site pode parecer uma tarefa simples: selecionamos algumas imagens, preparamos alguns textos e escolhemos uma plataforma de desenvolvimento, como o famoso WordPress.

No entanto, oferecer uma boa experiência do usuário no site e gerar resultados de negócios envolve o conhecimento de diversas áreas, como design, conteúdo e programação, além da criação de uma sólida estratégia de marketing digital.

Neste post, explicaremos em detalhes o que é a experiência do usuário ao navegar em um site e como isso pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Continue acompanhando e confira!

Afinal, o que é experiência do usuário no site?

Trata-se de um conceito amplamente utilizado pelo marketing e aplicado também no ambiente offline. Do inglês user experience (UX), a experiência do consumidor se refere diretamente às emoções e às atitudes de um público quando um determinado produto, sistema ou serviço é utilizado.

Quando estamos no ambiente online, a lógica é a mesma. Para causar uma boa percepção por parte do usuário, é necessário investir em um conjunto de aspectos ― que envolve arquitetura do site, design e layout, conteúdo escrito e audiovisual, programação e desenvolvimento, entre muitos outros.

Alguns fatores que ajudam a construir uma experiência positiva no site são:

  • facilidade para encontrar informações;

  • facilidade para navegar entre as páginas;

  • velocidade;

  • site responsivo (adaptado para os diferentes dispositivos móveis, como tablets e smartphones);

  • conteúdo e linguagem adequados;

  • formulários fáceis e rápidos de preencher.

Por que você deve identificar a sua persona para gerar uma boa experiência?

Para gerar uma boa experiência, devemos entender quem é o usuário que visita o seu site e o que ele procura nesse canal, não é mesmo? Parece óbvio, porém muitos profissionais pulam ou se esquecem dessa importante etapa.

O primeiro passo para desenvolver um site eficiente e que ofereça uma boa navegação é identificar a sua persona  um perfil semifictício que representa o cliente ideal que entrará no seu site.

Ao criar sua persona, será mais fácil de entender o que ela precisa, quais informações serão importantes e que devem estar destacadas, entre outros pontos. Resumindo, quando você tem claro quem é o seu usuário, será muito mais fácil construir um site que seja agradável para ele.

Por que a experiência é tão importante?

Agora que já sabemos o que esse conceito significa e o que ele representa no universo online, veremos em detalhes os principais motivos que justificam a importância de oferecer uma boa experiência ao navegar pelo site.

1. Aumento da conversão

Sem dúvida, esse é um dos principais motivos que fazem da experiência no seu site algo tão estratégico. Usuários que usufruem de uma boa experiência de navegação tendem a converter mais ― ou seja, realizam mais compras pela loja virtual ―, deixam seus dados e informações para contato, fazem download de materiais, entre outras ações.

Isso porque, além de causar uma melhor impressão e gerar mais confiança, um site que oferece uma boa experiência possui menos obstáculos de compra, ocasionando um aumento significativo nas vendas.

Muitas vezes, esses obstáculos podem ser páginas com erro, informações que demoram para carregar, páginas sem um call-to-action (chamada para a ação) e sites sem um objetivo claro.

2. Fidelização do cliente

Além de aumentar a taxa de conversão daqueles que visitam o seu site pela primeira vez, se o usuário tiver uma experiência positiva anteriormente no seu site, as chances dele voltar ou de indicar o seu canal serão muito maiores, não é verdade?

Realizar uma segunda venda ou fazer com que o usuário visite seu site pela segunda vez é algo extremamente valioso e, às vezes, muito mais difícil de se conseguir.

3. Relacionamento com a marca

Assim como um escritório ou uma loja física, esse canal online também influencia na percepção que as pessoas terão da sua empresa.

Um site com erros de português, de difícil acesso a partir de dispositivos móveis ― com o famoso erro 404 ― ou uma identidade visual inadequada podem representar uma falta de preocupação com o usuário ou até mesmo pouca seriedade no trabalho.

Por isso, é importante investir em design, boas imagens e um conteúdo escrito de qualidade e sem erros ortográficos ou gramaticais.

4. Ranqueamento nos buscadores

Quando oferecemos uma experiência online positiva ao consumidor, o resultado em médio e longo prazos será refletido diretamente no posicionamento nos principais mecanismos de busca, como Google e Bing.

Quando um usuário visita mais páginas, passa mais tempo no seu site e realiza menções, o Google entende que o seu site é confiável e com um conteúdo qualificado, por isso, a tendência é que o coloque nos primeiros resultados de busca.

Ao aparecer nos primeiros resultados do Google, seu site terá mais alcance, mais visitas e, provavelmente, uma melhor taxa de conversão.

5. Vantagem competitiva

Apesar de tão importante e estratégico, a experiência do usuário não é algo aplicado e pensado pela maioria das pequenas e médias empresas no Brasil.

Grande parte das organizações possui um trabalho de presença digital, com páginas no Facebook e sites responsivos, por exemplo, porém não são todas que realizam um trabalho sólido e estratégico.

Sem dúvida, só com a preocupação em oferecer uma experiência agradável dentro de sua página web, você já estará à frente da concorrência e seus clientes terão uma percepção diferente sobre você, o que representa uma grande oportunidade e um diferencial no mercado.

Neste ponto, como você já deve ter percebido, o site é o coração da estratégia de marketing digital de qualquer empresa.

Quando integrado com os demais canais e com ferramentas de marketing, como anúncios pelo Google AdWords, artigos no blog, e-mail marketing e gerenciamento de redes sociais, é possível obter conversões muito elevadas, otimizando recursos e melhorando ― de maneira considerável ― os resultados da organização.

Além disso, a experiência do usuário no site envolve uma série de fatores que integra o trabalho de profissionais de diversas áreas, como mencionamos. Por isso, a construção de um canal eficiente deve ser realizada por quem entende do assunto, como uma agência de marketing digital.

O que você achou deste post? Queremos saber a sua opinião! Não deixe de comentar!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

Av. do Contorno - n°3979 sala 1004
Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG
30110-021

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site