Por Erik Willian
Atualmente, milhões de pessoas consideram o Google a principal fonte de suas pesquisas sobre produtos e serviços. Para manter essa audiência, o mecanismo de busca procura investir cada vez mais em proporcionar uma experiência positiva para os usuários. Com isso, as empresas precisam se adaptar a uma série de requisitos se quiserem que o seu site seja exibido na primeira página do buscador.
Um dos elementos que influencia na posição de um site é o design responsivo. Ou seja, a página deve ser totalmente adaptada aos dispositivos móveis, promovendo uma interação agradável do desktop ao celular. Caso contrário, a empresa pode ser penalizada e sua reputação fica extremamente comprometida perante o Google.
Sites responsivos são desenvolvidos com design ajustável a qualquer tipo de tela. Seja no computador, no celular ou no tablet, o site se adapta perfeitamente a todos os aparelhos.
A principal diferença entre o site responsivo e uma versão convencional é que o site responsivo descomplica a interação do consumidor com a sua página. E a versão convencional dificulta qualquer contato que não seja via desktop.
Por esse motivo, empresas de diferentes segmentos desperdiçam todos os dias várias chances de se conectar com o seu público-alvo. Dessa forma, as possibilidades de gerar vendas são cada vez mais escassas.
Para te ajudar a entender melhor por que ter um site responsivo é fundamental nos dias de hoje, apresentamos 5 razões para investir nessa estratégia agora mesmo!
Em 2016, uma pesquisa divulgada pelo IBGE apontou que o acesso à internet utilizando os dispositivos móveis ultrapassou o uso dos computadores no país. Cada vez mais consumidores estão utilizando os celulares como fonte de entretenimento e consumo. Sendo assim, as marcas que não participarem desse universo mobile vão perder muitas oportunidades de gerar vendas.
Apesar de muitas pessoas ainda utilizarem o computador para fechar uma compra, os smartphones são muito utilizados no processo de descoberta das informações sobre produtos e serviços. Isso mostra que os dispositivos são muito importantes durante o caminho que o consumidor percorre até a compra.
Isso evidencia que a multiplicidade de canais faz com que as marcas tenham de estar em todos os pontos de contato possíveis. E o mobile é uma grande oportunidade para criar experiências fantásticas com a sua marca.
Conforme já foi dito no início do artigo, ter um site responsivo significa ser bem visto pelo Google. Afinal de contas, permitir que a persona interaja facilmente também pelo celular é garantir uma boa experiência com a marca. E sabemos que tudo que diz respeito a melhorar o contato com o usuário faz parte das políticas do mecanismo.
Consequentemente, isso influencia positivamente o posicionamento do site nas páginas de resultado. Mas, caso você ainda não esteja convencido, podemos imaginar o seguinte.
Quando uma busca é realizada em um dispositivo móvel, por exemplo, o Google favorece os sites responsivos. Isso aumenta consideravelmente o tráfego orgânico de uma página. Portanto, ter um site com design responsivo melhora a experiência do usuário e a posição do site nas páginas de busca.
Ter um site responsivo expande as possibilidades de interação com a persona por meio dos celulares. É a oportunidade da sua marca se engajar com o consumidor em qualquer momento do seu dia. Com certeza, as chances de atrair potenciais clientes são ainda maiores.
Outro ponto fundamental é que ao estar disponível o tempo todo para as pessoas a sua marca contribui novamente para melhorar a experiência dos consumidores. Assim, o seu negócio atua em sinergia com o propósito do Google.
Outro fator importante é que o engajamento do consumidor com o celular pode ser comparado à TV em tempos de glória. Para interagir com a tela do smartphone é necessário menos atenção cognitiva do que para assistir televisão. Afinal, a tela do celular fica muito próxima ao usuário e, por isso, essa mídia consegue um alto nível de envolvimento com as pessoas.
Para descobrir se o seu site é responsivo, o Google possui uma ferramenta com um teste de compatibilidade. Para acessá-lo, clique aqui.
Existem muitas empresas disputando a atenção dos consumidores na internet. Se o seu negócio não aparece, com certeza algum concorrente pode se destacar e conquistar os clientes que poderiam estar na sua empresa.
As marcas que aparecem nas primeiras posições de forma orgânica inspiram muita credibilidade. Desse modo, as pessoas confiam bastante nessas empresas e, se você não está lá, provavelmente o seu negócio não existe na mente do seu público.
A quantidade de pessoas que entra em um site e abandona logo em seguida é contabilizada como taxa de rejeição. Se esse percentual estiver muito alto, o Google pode interpretar que o seu conteúdo não é relevante. Sendo assim, as chances de o seu site perder posições são grandes.
É importante lembrar que o site responsivo reduz a possibilidade de os consumidores deixarem a página sem interação alguma. Afinal, isso está ligado à experiência do usuário e quanto melhor essa interação for, menor é a possibilidade de as pessoas desistirem de um site.
Ficou claro que o universo mobile é uma tendência que veio para ficar. A democratização da tecnologia aliada ao novo comportamento do consumidor nos mostra um novo cenário da comunicação digital.
As empresas que ainda não perceberam esse movimento vão ficar seriamente prejudicadas. Portanto, invista no aperfeiçoamento constante de estratégias de marketing digital para se aproximar do seu público e gerar negócios.
Certamente, ter um site responsivo de qualidade faz toda a diferença para uma presença digital de sucesso. Contratar uma agência especializada é o melhor caminho para garantir que o seu endereço reúna todas as informações necessárias e, acima de tudo, de forma estratégica para o usuário.
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Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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