Por Erik Willian
É necessário investir em recursos que atraem o cliente para a plataforma do seu e-commerce e o fazem efetivar ações no site, certo? Porém, é preciso usar também métricas de marketing digital para saber se os esforços depositados estão realmente valendo a pena.
A receita básica das ações de marketing digital é: definir aonde se quer chegar, desenhar um planejamento consistente e descobrir se conseguiu alcançar seu objetivo. As métricas aparecem inicialmente nesse processo como uma forma de avaliar os resultados, mas garanto que são bem mais do que isso.
A mensuração é um instrumento poderoso que possibilita que a empresa tenha consciência dos seus erros e acertos. A partir daí, é possível fazer transformações, mesmo que no meio do caminho, para se chegar à meta traçada. Conheça as métricas que precisam ser consideradas!
Taxa de conversão (TC)
É óbvio que o objetivo de qualquer empreendedor ao criar uma loja virtual é vender. Portanto, esse é o fator de conversão do e-commerce. Nessa lógica, fazer com que as pessoas cheguem ao site é importante, mas não se pode esquecer de mensurar a efetivação da compra por parte do cliente. Quanto maior a porcentagem de consumidores que convertem suas visitas ao site em negócios efetivos, melhor.
Ticket Médio
O ticket médio não é nada mais do que quanto, em média, é gasto em cada pedido feito no e-commerce. Por exemplo: em um mês, foram gastos R$ 10 mil em produtos, em um total de 10 pedidos. O ticket médio é de R$ 1 mil. O que isso ajuda no seu negócio? A partir desse número, é possível saber qual a quantidade de compras precisam ser feitas nesse período para que a empresa atinja o seu objetivo e, assim, alinhar seus esforços de marketing digital rumo essa meta.
Taxa de Rejeição
Falamos até agora da mensuração de quem efetivou ações no e-commerce. Porém, um dado bastante importante e que não pode de forma alguma ser deixado de lado é a taxa de rejeição. Ela mede as pessoas que chegaram até a sua loja virtual e sequer deixaram a primeira página, talvez por não gostar do layout, não achar o que buscavam ou verem divergência de valores. Quanto menor essa taxa, melhor.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O e-commerce deve calcular quanto precisou investir em ações para conquistar cada um dos seus clientes. Como faz isso? Divide-se o investimento pelas vendas. Se esse valor for baixo, ótimo, sua estratégia é eficiente. Caso não, talvez seja hora de revê-la. É legal também ver o quanto o consumidor precisa gastar para que o dinheiro gasto tenha valido a pena.
ROI
A métrica é bastante usada em ações de marketing no geral e calcula o retorno sobre o investimento. A fórmula consiste em: retorno de investimento – custo do investimento/custo do investimento = ROI. Em outras palavras, somam-se as vendas, subtraem-se os investimentos com a ação de marketing digital e divide-se esse total pelo valor investido. Tem-se então o valor financeiro que a ação gerou. É possível ainda multiplicar o resultado por 100 para se ter o resultado em porcentagem.
Customer Lifetime Value (LTV)
Nada mais é do que o valor do tempo de vida do cliente, ou seja, não é avaliada uma simples compra, mas, sim, todo o relacionamento do consumidor com a marca através do tempo. Muitas vezes, o custo de aquisição por cliente pode ser compensado no decorrer da história dele com a loja, e não somente em uma única compra.
Gostou das métricas de marketing digital? Tem algumas outras que considera importante? Deixe seus comentários!
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário