Por Erik Willian
Sabe aqueles anúncios patrocinados que apareciam na lateral direita das páginas de busca do Google? Ficaram no passado. Agora, o Google não irá mais exibir anúncios na lateral em pesquisas feitas por Desktop.
As páginas de busca agora irão mostrar anúncios apenas na seção principal de resultados de busca, como já acontecia nas pesquisas feitas no mobile. A mudança está atingindo todas as buscas e todos os idiomas em todo o mundo. Dessa forma, os anúncios agora estarão apenas na parte superior da página, acima dos resultados orgânicos, e na parte inferior, abaixo dos resultados orgânicos.
Foi confirmado ainda que em buscas consideradas pelo Google como “altamente comerciais” serão exibidos 4 anúncios, e não mais 3. No entanto, a lateral direita da página não ficará sempre vazia. Agora poderá exibir apenas anúncios da modalidade PLA (Product Listing Ads), que mostra listagem de produtos do Google Shopping.
A experiência de busca a partir desta mudança será semelhante à já existente no mobile, o que leva especialistas a acreditarem em um incentivo do Google para que os anunciantes invistam em publicidade móvel.
Podemos dizer que a mudança foi bastante significativa para todas as campanhas AdWords. Reduzindo o espaço dos anúncios, a briga para ficar entre as 3 primeiras posições será muito maior, uma vez que as posições na parte inferior da página não são interessantes para os anunciantes.
Por um lado, esta briga certamente trará um resultado muito mais benéfico para os usuários, já que estes encontrarão anúncios muito mais relevantes e sites com muito mais qualidade. Por outro lado, o CPC (custo por clique) das palavras-chave ficará mais caro, o que pode ser bastante prejudicial para anunciantes de pequeno a médio porte.
A otimização constante das palavras-chave, dos anúncios e da campanha como um todo, será mais importante do que nunca a partir de agora. A concorrência está muito mais acirrada com esta mudança. Mais do que isso, a página de destino para a qual o usuário é levado ao clicar no anúncio fará toda a diferença para a campanha, aumentando-se a necessidade de elaborar Landing Pages específicas, com excelente conteúdo e sites responsivos.
Por isso os serviços de um profissional de AdWords será imprescindível ao se anunciar no Google, para que as empresas tenham mais chances de concorrer e disputar por boas posições nas páginas de busca, obtendo o maior número de conversões possível.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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