Vantagens de um site responsivo em WordPress

Por Ana Izabel

wordpress-plugins

Ajustável, talvez esta seja a palavra que melhor define o que é um site responsivo. Hoje existe muito mais que uma opção para acessar conteúdo na internet. Seu cliente pode visualizar seu site por desktop, smartphone ou tablet.

Cada um destes dispositivos possuem dimensões e tamanhos diferentes. Ou seja, para que o conteúdo do seu site se ajuste a todas estas medidas é necessário que ele seja responsivo.

O site responsivo é projetado para se adaptar as resoluções sem qualquer distorção. Sendo assim, o conteúdo é visto da mesma maneira em todos os dispositivos.

Afinal, ninguém gosta de acessar um site por celular, por exemplo, e ter que ficar aplicando zoom para ler conteúdo. Um design responsivo vai se ajustar perfeitamente a qualquer resolução facilitando a leitura do usuário.

Site responsivo é diferente de um site em versão mobile

Pode haver uma certa confusão entre site responsivo e site em versão mobile. O site responsivo é desenhado para se adaptar a qualquer tipo de tela facilitando assim, o acesso e leitura do usuário nos dispositivos desktop, smartphone e tablet.

Já ter uma versão mobile de seu site é possuir um segundo site feito somente para ser aberto em dispositivos móveis.

Ou seja, o site responsivo é um único projeto desenhado para que seja adaptável a todos os dispositivos. Ter uma versão mobile é ter um segundo site exclusivo para dispositivos móveis. O mais recomendado é criar seu site WordPress optando por um projeto responsivo.

Vantagens de um site responsivo

Experiência do usuário

Oferecer uma boa experiência ao usuário é fundamental para que não somente seu conteúdo seja visto, mas também, que o leitor permaneça em seu site, independente em qual dispositivo esteja usando.

De acordo com estatísticas há 61% de chance do usuário desistir de seu site se acessar sua página em dispositivo móvel e não encontrar o que procura.

Já aquele que tem uma experiência agradável, os números mostram que há 67% de chance de converter na compra de seu produto ou serviço.

Se os números não te convenceram, pense em você mesmo: qual é a sua reação quando entra em algum site por celular e encontra o conteúdo desajustado?

Adaptação ao crescimento de acesso mobile

O número de acesso a internet, no Brasil, por meio de dispositivos móveis (smartphone, tablet) tem crescido significativamente.

De acordo com dados estatísticos (2015) 79 milhões de brasileiros utilizam dispositivos para checar sites e conteúdos na internet.

Ter um site responsivo que se adapta a celulares e tablets é o caminho para conquistar mais clientes na tendência de acesso que tem tudo para continuar se consolidando nos anos que virão.

Velocidade da página

A velocidade de carregamento de página é muito importante para um site WordPress bem-sucedido.

Não só é fator de posicionamento nos mecanismos de busca mas também se torna fator decisivo para os visitantes ficarem ou não em seu site.

É recomendado que o conteúdo de site aberto em dispositivos móveis seja carregado em menos de 2 segundos.

Um site sem responsividade não conseguirá seguir estas recomendações. A demora no carregamento resulta em uma má experiência do usuário e consequentemente, desvantagem para o tráfego de seu site.

Diminuir a taxa de rejeição

Ter um site responsivo reduz a quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma.

Esse item está ligado à experiência do usuário, uma vez que, se ele não for bem recebido ao entrar na página, as chances de ele fechar e desistir, ou partir para outra pesquisa, são grandes.

É importante tomar cuidado com essa taxa de rejeição, uma vez que, se ela estiver muito alta, pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante. E quando isso acontece, as chances de sua página perder posições é grande.

Aumento nas vendas

Dados estatísticos mostram que a população brasileira tem optado em fazer compras através de dispositivos móveis.

Não ter um site que seja adaptável se torna um erro para qualquer site ou loja virtual.

O site feito para ser responsivo é otimizado e mais leve, proporcionando ao usuário que escolhe comprar produtos ou serviço por meio de celular ou tablet, uma experiência mais prática e eficiente.

Compartilhamento nas mídias sociais

38% da população acessa as redes sociais por meio de dispositivos móveis.

Ter um site que se ajusta aos dispositivos só ajudará no compartilhamento do seu conteúdo em mídias e redes sociais.

Dar ao usuário uma boa experiência de navegação enquanto ele está utilizando um celular, por exemplo, só é vantajoso para o seu negócio.

Se seu site é visualizado por um visitante utilizando tablet e estiver com tudo alinhado, as chances de compartilhamento são altas.

Ao apostar na responsividade, você está respondendo a uma parcela da população que navega pelas redes por meio de dispositivos móveis.

Preparar-se para dispositivos futuros

Uma das maiores vantagens de um design responsivo é que ele é feito para diferentes resoluções e não para diferentes dispositivos. Ou seja, não importa qual a resolução da tela do dispositivo que o seu visitante está utilizando, o layout irá se adaptar.

Isso abre uma brecha para dispositivos futuros, que poderão ser lançados com resoluções diferentes. Um layout responsivo deixa seu site pronto para qualquer dispositivo, mesmo os que ainda não existam.

Dispositivos móveis já estão aí para ficar. Não é mais o futuro, é o presente. Afinal, não é de todo absurdo também que algumas pessoas já nem usem a internet via computadores.

E nem de que algumas pessoas sequer tenham computadores em casa. Hoje, a maioria dos templates já são produzidos pensando em uma responsividade.

 

Ana Izabel

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site