Quando usar o Google AdWords?

Por Erik Willian

Quando usar o Google AdWords?

Quando realizamos uma pesquisa no Google, podem aparecer dois tipos de resultados: os resultados de pesquisa, chamados de orgânicos, e os anúncios do Google AdWords, ou links patrocinados. Mas será que vale a pena pagar para aparecer no Google? Não é mais fácil e barato estar na busca orgânica? Para responder essas perguntas, vamos ajudá-lo a entender quando usar o Google AdWords, e se ele realmente vale a pena.

Orgânico x AdWords

Os resultados orgânicos são os resultados que aparecem de forma natural, levando em conta vários fatores avaliados pelo Google para calcular a relevância do site. Já os anúncios pagos, que são normalmente exibidos na parte superior ou nas laterais da página de busca, dependem da relevância da página e de lances de CPC (custo por clique) que você está disposto a pagar.

Para calcular a relevância de um site e classificar o seu posicionamento orgânico, o Google avalia uma série de fatores, como a relevância da página, o seu conteúdo e o número de links apontados para o site (backlinks). Além de ser um processo a longo prazo, muitas vezes é impossível competir com sites de marcas muito conhecidas e que já existem há anos no mercado (e que normalmente possuem milhões de backlinks).

Assim, mesmo que você invista em seu site e em um conteúdo bacana, dificilmente irá aparecer nas primeiras páginas, muito menos nas primeiras posições. Quando as pessoas buscam algo no Google, elas querem imediatismo e rapidez, por isso, a maioria das pessoas foca apenas nos primeiros resultados de busca.

É aí que o Google AdWords entra. Com ele, você pode investir um determinado valor para indexar o seu site na primeira página de busca do Google imediatamente. E o melhor: o anúncio irá aparecer para quem digitar a palavra-chave que tem a ver com o seu produto. Isso significa que quem clica no seu anúncio é uma pessoa que está buscando exatamente por aquilo que você divulga. A chance de conversão é muito maior, e o gasto, dependendo do segmento do mercado, é muito pequeno.

Calculando

Para exemplificar, suponhamos que sua palavra-chave tenha um valor de 0,25 centavos por clique, e que a cada 8 cliques você consiga converter 1 cliente. Isso significa que você gasta apenas 2 reais para conquistar um cliente.

É claro que estes valores dependem muito do tipo de setor de negócio e da concorrência do mercado, mas de qualquer forma, o AdWords é um veículo de mídia extremamente barato. As chances de obter retorno são garantidas, desde que exista um planejamento de palavras-chave bem feito.

Além disso, se o custo por palavra-chave do seu segmento for muito alto, isso quer dizer que existem empresas dispostas a pagar por este valor, o que muito provavelmente significa que o investimento está trazendo bons resultados para elas.

Quando usar o Google AdWords?

Primeiramente, precisamos lembrar do grande número de pessoas que compram pela internet, ou que a usam para tomar decisões de compra. Além disso, temos que levar em conta o fato de que o Google é o principal site de busca em quase todo o mundo.

O Google AdWords é uma excelente alternativa para quem quer resultados imediatos, atingindo exatamente o seu público-alvo, sem necessariamente ter disponível um orçamento de empresas multinacionais.

Você pode ainda usá-lo focando em diferentes metas:

  • Aumentar o tráfego do seu website;
  • Aumentar as vendas ou outros tipos de conversão (como inscrições no site, ou pedidos de orçamento);
  • Aumentar o conhecimento da sua marca;
  • Aumentar o ROI (retorno do investimento).

Portanto, se você quer resultados imediatos, o Google AdWords é uma opção bastante viável. Você deve investir um tempo de qualidade para planejar e gerenciar as suas campanhas e para acompanhar os resultados. Se não tiver tempo disponível, você pode contratar uma agência que tenha experiência para administrar todos os passos para você.

Aqui na Digital Pixel, por exemplo, realizamos todo o setup da sua campanha e a gerenciamos durante o tempo que você precisar (saiba mais sobre nosso Gerenciamento de Campanhas do Google AdWords). É importante procurar por agências que possuem experiência e profissionais qualificados, para que sejam escolhidas as melhores palavras-chave e os melhores anúncios para os seus produtos.

O investimento necessário irá depender do seu segmento, e normalmente pode demorar uns meses até que você acerte o valor ideal para alcançar os resultados que você procura, mas com certeza o retorno será satisfatório.

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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