Qual a relação entre o comportamento do consumidor online e o ranqueamento do Google?

Por Erik Willian

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Nos últimos 30 anos, passamos por transformações que revolucionaram nosso modo de relacionar. O que era inimaginável antes, agora está cada vez mais comum e acessível, como a facilidade que podemos nos conectar e desconectar da internet e das redes sociais ao clique de um botão ou até mesmo por um comando de voz.

Todo esse cenário impacta fortemente no modo de as pessoas fazerem negócios. As lojas físicas têm disputado espaço com os e-commerces, e os sites das marcas representam mais do que uma vitrine de shopping.

Para que seja possível se dar bem e vender, nesse contexto, o empreendedor deve se adaptar e se atualizar constantemente.

Ao contrário do que ocorria no passado, em que as coisas demoravam mais para acontecer e por isso transmitiam maior estabilidade para as empresas, saber lidar com o incerto e com as mudanças é uma característica essencial para os empreendedores na atualidade.

Como primeiro passo, o empresário terá de entender melhor sobre a relação entre o comportamento do consumidor online e o ranqueamento no Google, por exemplo.

Empreender no online não é o mesmo que no offline

O pensamento que muitos administradores têm ao ver essas transformações, principalmente se começaram com um negócio há mais de 20 anos, é de que a empresa deve ter uma presença online. Mas o que isso significa na prática? Certamente, é mais do que possuir um site e jogar seus produtos lá.

Pense bem: criar um site é legal, para indicar para as pessoas que já são clientes. Mas como conquistar novos consumidores, que não sabem seu endereço eletrônico no ambiente online?

Essa resposta está diretamente associada ao surgimento do Google. Por meio de sua ferramenta de busca, qualquer um pode digitar palavras relacionadas a seu interesse e encontrar lojas especializadas naquele assunto.

Desse modo, estar na internet é possuir um planejamento de marketing digital completo, que integre todas as ferramentas disponíveis ao seu negócio.

O consumidor atual quer engajamento e viver experiências

Não será possível se tornar um campeão em vendas na internet se você não entender claramente o perfil do seu consumidor e o que ele está buscando. O grande foco aqui é engajamento e viver novas experiências.

As mídias tradicionais, como o rádio e a televisão, se comprometiam em passar informações aos telespectadores. Em um ambiente em rede, essa comunicação muda completamente, pois deixa de ser feita em apenas um sentido e passa a ser em vários ao mesmo tempo.

Isso possibilitou que as pessoas que nunca puderam emitir opinião, a não ser em churrascos com amigos e jantares com a família, ampliassem seus horizontes de diálogo.

Qualquer um, nos dias atuais, pode tornar pública uma opinião, crítica ou sugestão, e isso alcançar pessoas que nem mesmo conhecíamos. Essa realidade impacta fortemente no modo de vender, pois as marcas também fazem parte desse conceito e estarão passíveis a reclamações em massa e feedbacks de quem quer que seja.

Esse é um ponto muito delicado, pois se uma marca não possui gestão de mídias sociais, ela pode, por não saber administrar, perder drasticamente valor de um dia para outro, a depender do grau de insatisfação e o fervor das manifestações.

Por fim, o consumidor atual quer ter experiências. Se você perguntar para um jovem de 15 anos se ele prefere fazer uma festa de debutantes ou viajar, ele certamente vai escolher a segunda opção.

Estamos em uma conjuntura em que experimentar o novo e extrapolar limites possuem maior medida do que obter produtos pelo simples fato de consumir. Pensar nessa direção, certamente, vai trazer maior vantagem para suas empreitadas na internet.

Movimentar-se é a chave do negócio

Como já citado anteriormente, esteja preparado para um tempo em que o imperativo será a mudança. As tecnologias não avançaram tanto, em tão poucos anos, por acaso. Mais do que nunca, a inovação é o grande foco das grandes marcas, que trabalham diariamente por atualizações. 

Estamos lidando com uma torrente de informações, portanto as empresas no ambiente online têm de buscar formas de se destacar em meio a tantas ofertas. Isso extrapolou de tal forma, que não existem mercados competidores, mas um grande mercado global — o que fará você ter de trabalhar de forma criativa para que seja percebido.

Uma ótima ferramenta para ser usada nesse cenário é o funil de vendas. Como ficou mais complexo adquirir um cliente, aumentaram também as etapas para consegui-lo.

Diferentemente das publicidades pagas em mídias tradicionais, o consumidor quer ser identificado como único, ser reconhecido pelos seus gostos próprios e não ser tratado como apenas mais um.

Importância das novas ferramentas de marketing

Foram as novas ferramentas que reconfiguraram esse ambiente. Assim sendo, são elas que estão melhores preparadas para gerar meios de atingir esse público, de acordo com suas exigências particulares.

Uma das mais importantes é o Google. Já se perguntou como fazer para aparecer entre os primeiros em buscas relacionadas ao seu negócio? Esse é um fator essencial, pois estar entre os primeiros trará maior tráfego para o seu site, o que consequentemente aumentará as chances de conversão.

Existem, basicamente, duas formas de aparecer no topo: a primeira é por meio do Google AdWords, um recurso pago em que é possível personalizar quais as palavras-chave que você deseja que sua marca seja anexada. Também é possível segmentar o perfil de público que desejar.

A segunda é por meio de investimento indireto em experiência do usuário e marketing de conteúdo. Isso significa que possuir um site que seja responsivo, isto é, que se adapte aos diferentes tipos de aparelhos (mobile, pc ou tablet), e gerar conhecimentos por intermédio de artigos, ebooks ou vídeos são boas maneiras de ganhar mercado online.

O Google possui foco no cliente, e isso vai ditar a sua taxa de sucesso. Portanto, valorize sites e plataformas que sejam boas de navegar e que tragam para os usuários comuns conhecimentos relevantes sobre o tipo de negócio que você possui. 

A partir desses pontos essenciais, certamente você conseguiu entender melhor a relação entre o comportamento do consumidor online e o ranqueamento no Google.

Quer ampliar ainda mais seus conhecimentos nessa área? Então, confira também nosso artigo: “Fique atento: 5 tipos de anúncios que o Google costuma punir!”

 

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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