Por que seu site precisa ser responsivo?

Por Erik Willian

É cada vez maior o número de usuários acessando a internet por dispositivos móveis no Brasil, o que reforça a necessidade de que empresas invistam na criação de sites responsivos, ou seja, que se adaptem a diferentes dispositivos, desde o PC até ao smartphone e tablet. Já são mais de 72 milhões de brasileiros acessando a internet via dispositivos móveis, o que torna o Brasil o quinto maior país em relevância no mercado mobile. Os dados são da Adyen, empresa especializada em pagamentos online.

Para o usuário de dispositivos móveis, acessar um site não compatível está se tornando uma experiência inaceitável. O que você sente quando precisa da informação de um site e não consegue ler pois a fonte está muito pequena no seu celular? E quando tenta navegar pelos menus e clica em três abas ao mesmo tempo, já que o tamanho delas não foi feita pensando no touchscreen do smartphone? O Google, maior mecanismo de busca do mundo, já se movimentou em relação a isso. A partir de 21 de abril de 2015 a compatibilidade com dispositivos móveis passa a ser critério de avaliação para a ordem de resultados em buscas feitas por smartphones e tablets. Ou seja, se o site não for compatível com estes dispositivos ficará atrás daqueles que oferecem tal compatibilidade na lista de resultados das pesquisas no Google. Segundo o presidente da Google para o Brasil, Fábio Coelho, com o aumento no número de smartphones a tendência é de que as buscas feitas a partir destes dispositivos cheguem a 90% do volume total de buscas em 5 anos. Em números, não ter um site responsivo significará ficar atrás em 90% dos resultados de busca no futuro.

Para saber se seu site é responsivo, faça o teste no Responsinator ou no Google Developers.

Consumidores estão preferindo dispositivos móveis, até mesmo em casa.

A praticidade e o conforto de usar um dispositivo móvel tem ganhado a preferência dos consumidores mesmo em casa. Quem pensa que o usuário acessa o smartphone apenas em movimento ou em trânsito se engana. Segundo pesquisa realizada pela Google e pela Nielsen em 2013, 77% das buscas realizadas por dispositivos móveis foram feitas em casa ou no trabalho, quando havia a opção de utilizar um desktop.

Ainda segundo dados do Google, 51% dos consumidores fazem uma busca após serem impactados por um anúncio, e, estando na rua ou em casa, a chance de esta busca ser feita por dispositivos móveis é grande. Sendo assim ter um site responsivo é receber bem este consumidor com intenção de compra, experiência que não seria a mesma em sites incompatíveis.

Digital Pixel – Criação de Site BH – Belo Horizonte
Certificados pelo Google, especializados em marketing digital.

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site

× Fale conosco