Por que meu site não aparece no buscador do Google?

Por Erik Willian

por-que-meu-site-nao-aparece-no-buscador-do-google.jpeg

Seu site não aparece no buscador do Google? Muitas pessoas ficam curiosas e apreensivas com a demora para que as páginas sejam indexadas pela maior ferramenta de pesquisa da atualidade.

Esse atraso pode minar planejamentos e fazer com que uma empresa ou página já comece sua estratégia muito atrás de concorrentes, dificultando a busca pelas primeiras posições, o aumento das vendas e a conquista pela liderança de mercado.

Pensando nisso, no post de hoje, discutiremos alguns fatores que podem dificultar a indexação de suas páginas.

Você sabe o que é o sandbox mode? Conhece funcionamento da indexação do Google e quais são as boas práticas para que isso aconteça mais rapidamente?

Descubra as respostas para essas e outras questões logo abaixo:

Sandbox Mode

Existe uma teoria chamada de Sandbox mode que relata a existência de um processo um pouco mais demorado para sites novos serem ranqueados na busca orgânica do Google.

Isso se deve ao fato de essas páginas estarem no chamado sandbox, e o tempo para sair dessa situação é variável, podendo durar dias ou até meses. 

Tal situação pode deixar diversos sites em desvantagem, uma vez que o trabalho efetuado pode demorar para surtir efeito, enquanto os concorrentes veem seus resultados surgirem rapidamente.

Por que isso ocorre?

Um dos principais motivos para o Google adotar essa prática é a luta contra o blackhat.

Tais práticas desejam manipular o buscador para receber mais visitas com:

  • criação de conteúdo duplicado;

  • formas de manipular palavras-chave;

  • compra de links.

Embora todas ações otimizem o site, são contra os objetivos do Google, que visa fornecer uma experiência boa para seus usuários.

Se esses sites estiverem bem ranqueados, é um sinal de declínio na qualidade das pesquisas efetuadas pelos visitantes.

Como o buscador quer evitar a frustração do usuário, ele restringe os sites mais novos para que a busca possa ser mais organizada, fiel, interessante e alinhada às expectativas do público.

A lógica da empresa é diminuir o número de pessoas que desejam utilizar artifícios para enganar o buscador, uma vez que o site terá seu ranqueamento limitado inicialmente.

Só depois de um tempo, os mecanismos do Google o conhecerão suficientemente para julgar sua qualidade.

Funcionamento da indexação no buscador do Google

O Google possui um sistema para encontrar todas as páginas disponíveis.

De forma simples, ele acessa cada página e não rastreia apenas aquelas que possuem um “nofollow” ou “noindex”, que são marcações para não indexar ou não seguir determinada página.

O recurso é útil para páginas que, por algum motivo, não devem ser encontradas pelos buscadores.

Além disso, o Google pode descobrir novos materiais quando os próprios donos do site informam quais são as páginas. Desse modo, auxiliam os robôs de busca.

Alguns pontos muito relevantes para que um conteúdo possa ser bem ranqueado são:

  • autoridade do domínio;

  • SEO;

  • quantidade de links relevantes para a página;

  • adaptação para dispositivos móveis;

  • velocidade do site;

  • qualidade do conteúdo.

Quanto ao tempo necessário para estar no topo, segundo estudos da ahrefs, apenas 22% das páginas que estão entre as 10 melhores ranqueadas possuem algo próximo a um ano de vida. A maioria deles (60%), tem, pelo menos três anos.

Quando analisamos a performance das páginas com um ano ou menos de existência, verificamos que apenas 5% delas estão bem ranqueadas.

O estudo demonstrou que, dentro desse percentual, normalmente é necessário entre 2 e 6 meses para as páginas aparecerem no top 10.

Essa análise foi baseada em dados americanos, porém, com eles, é possível entender tais tendências. 

Entretanto, cada país e mercado possuirão seus próprios prazos. Por isso, não há como determinar qual será o tempo necessário para que os sites estejam colocados entre os primeiros do Google.

Boas práticas para ser ranqueado rapidamente

Diferentemente daqueles que desejam trapacear os sistemas de busca, quem deseja elaborar conteúdos relevantes passam por dificuldades para que o ranqueamento aconteça mais rapidamente.

Porém, há algumas formas para auxiliar tais pessoas e empresas, com técnicas como:

1. Comprar domínios expirados

Normalmente, comprar domínios antigos ou expirados pode ser benéfico para quem deseja rastreamento mais rápido.

Isso faz com que a probabilidade dele ser colocado na sandbox seja menor, visto que já possuirá alguma autoridade perante o Google.

Para os negócios de nicho, em que há grande necessidade de ter a primazia no mercado, essa pode ser uma grande vantagem.

2. Produzir materiais de qualidade

A principal forma de agradar o buscador é elaborar materiais que sejam úteis e de qualidade para seus visitantes. 

Além de tudo isso, pense em produzir materiais que ainda não existam na internet, demonstrando cuidado e pesquisa.

Para isso, faça links em seus artigos para outros sites que possuam autoridade frente ao buscador, como aqueles que possuem extensão com .gov, .mil e .edu.

3. Realizar um planejamento adequado

Talvez essa seja a técnica mais fácil de ser aplicada para quem está começando a fazer seu site.

Em vez de esperar para publicar todas as páginas de uma única vez, tente publicar as páginas aos poucos.

Ao encontrar seu conteúdo, o Google entenderá que se trata de um rastreamento normal. Além disso, quando o site já estiver sido concluído, algumas páginas já estarão indexadas.

4. Utilizar palavras-chave menos populares

Ainda que muitas pessoas utilizem as palavras-chave populares, dificilmente você seria encontrado na primeira página da busca, visto que a maioria dos sites já estão consolidados na ferramenta de pesquisa.

Por isso, utilize termos menos populares para que páginas sejam melhor colocadas, visto que haverá menos concorrência.

Embora o Sandbox possa dificultar o ranqueamento de novos sites, não pense que é o fim. Aja com paciência, planejamento e utilize as técnicas de SEO. Assim, no tempo certo, suas páginas estarão indexados em boas posições.

Se seu site for novo, tenha paciência e continue seguindo seu planejamento. De forma natural, o buscador do Google mostrará suas páginas na pesquisa.

Caso isso não aconteça, revise seu conteúdo, veja se existe alguma inconsistência nas Ferramentas para Webmaster e continue produzindo materiais com qualidade.

Confira as nossas redes sociais — estamos no Facebook e no LinkedIn — e acompanhe nossos artigos com mais dicas para que seu site tenha um bom desempenho nas buscas do Google!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

Av. do Contorno - n°3979 sala 1004
Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG
30110-021

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site