Por Erik Willian
Já falamos aqui da importância da inserção de um blog nos sites institucionais. Só que fazer um blog é simples! Qualquer pessoa pode fazer. Mas por que manter o blog da minha empresa atualizado? Um blog desatualizado não traz benefícios. Muito pelo contrário, pode ser prejudicial para a empresa. O que realmente vai fazer a diferença e agregar valor à sua marca, é um blog com posts atuais e de qualidade. Quer saber o motivo?
Muitas pessoas pesquisam na internet antes de adquirir algum produto ou serviço. Ao se deparar com um blog desatualizado, a impressão que fica é de descaso e abandono. Às vezes, as pessoas podem achar até que a empresa não existe mais. Mantendo um blog com uma frequência de posts, as pessoas verão que a empresa não só ainda existe, mas que ela está indo bem, que possui profissionais dedicados e que ela sabe e gosta do que faz. Assim, o público cria confiança e se sente mais à vontade em contratar os seus serviços.
Ao se criar um blog para uma empresa, a intenção é criar conteúdos que tenham a ver com a área e o negócio em que ela está inserida. Dessa forma, os posts são sempre pertinentes e atuais, o que acaba mostrando ao público que você entende muito bem do seu negócio e sabe o que é importante para seus clientes. O blog é uma ótima maneira de mostrar ao seu público que você está por dentro das tendências do mercado e das novidades, aumentando ainda mais a confiança que ele deposita em você.
Mantendo artigos atualizados sobre seus produtos e serviços, você pode ter a chance de atrair pessoas que nunca ouviram falar da sua marca antes. Isso porque elas podem pesquisar sobre determinado produto e cair no seu post, passando a te conhecer e podendo comprar com você. Essa relação fica ainda melhor se você mantém um contato adequado com essas pessoas, respondendo suas dúvidas e seus comentários.
Uma outra vantagem é que você será encontrado mais facilmente na internet e terá muito mais páginas ligadas ao seu site. Quanto mais páginas no seu site, mais chances você tem de aparecer em sites de busca como o Google. Isso atrai mais clientes e ainda fortalece a sua marca. Claro que é importante falar sobre assuntos que tenham a ver com o seu negócio, mas evite repetições, que podem acabar fazendo o efeito contrário.Atualmente, os blogs já são uma ferramenta de marketing de conteúdo. É uma vantagem estar inserido neste meio e tentar se manter à frente de seus concorrentes. Entretanto, manter um blog de qualidade sempre atualizado, requer tempo, pesquisa e dedicação. Além disso, uma boa escrita é fundamental. É interessante ter um profissional que se encaixe nesses requisitos para cuidar do seu blog. Se não for possível manter alguém dentro da empresa, uma alternativa é contratar profissionais freelancers ou agências especializadas. Na Digital Pixel, por exemplo, criamos o seu site e oferecemos também este serviço .
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
Muito bom, gostei das dicas.
Beleza Paulo, obrigado!
Fique atento, pois estamos preparando diversos artigos com muito conteúdo útil sobre Comunicação Digital!