Por Erik Willian
Em tempos modernos, ter presença digital é muito importante. Independentemente da empresa e da estratégia adotada por ela, é preciso ocupar espaço na internet, ainda que suas vendas se passem 100% no mundo físico.
Até mesmo porque, se você não se posicionar no ambiente online, seu concorrente certamente o fará e isso, aos olhos do consumidor, será um grande diferencial.
Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca tempo. Confira agora os principais motivos para você ter uma presença digital e alcançar sucesso em seus empreendimentos.
O marketing digital fica mais forte à medida que a participação das pessoas no mundo virtual aumenta. Ele é responsável pelas estratégias usadas por redes sociais para aperfeiçoar as relações dos indivíduos conectados.
Como não se aproveitar da audiência do Facebook, que hoje está quase atingindo a marca de 2 bilhões de usuários no mundo todo?
Uma organização que cria sua fan page nesse site pode não somente se comunicar com seus clientes, mas também gerar uma imagem forte o bastante para ser vista por consumidores em potencial como uma referência no seu segmento, algo que faz toda a diferença na venda de produtos e serviços.
Trata-se de uma tendência que nos próximos anos deve se confirmar. É cada vez maior a quantidade de opções que as pessoas encontram na rede.
Hoje, mais de 100 milhões de brasileiros já possuem acesso à internet. Considerando que a nossa população é de aproximadamente 208 milhões de habitantes, isso significa que quase a metade do país está online.
Logo, se sua corporação conseguir se colocar no ambiente virtual de maneira a reforçar suas qualidades e apresentar relevância para a audiência, ela tende a se destacar diante de um público considerável, o que garante uma visibilidade valiosa.
Quando o assunto é a sua marca, também é essencial demonstrar autoridade. Assim, você constrói o chamado capital social, gerando confiança e credibilidade junto aos consumidores.
A ideia é muito simples: ao se tornar referência em relação àquilo que envolve o seu negócio, você faz com que as pessoas te busquem quando desejarem algum produto ou serviço.
É fundamental criar situações para que os clientes cheguem até a sua página sempre que procurarem as soluções que a sua organização oferece.
Imagine a seguinte situação: você trabalha com vendas de lâmpadas e desenvolve um blog para falar sobre o tema. Nessa página, você explica a diferença entre lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED, por exemplo.
Suponhamos que as pessoas pesquisem no Google informações a respeito dos riscos que as lâmpadas mais modernas causam à saúde. Consequentemente, se sua companhia tiver uma página com conteúdo relevante, otimizada para motores de busca e responsiva, as chances de elas chegarem ao seu site serão maiores.
Isso fará com que os leitores tenham as informações que necessitam e passem a confiar em você caso decidam comprar um produto. Conclui-se que lidar com o universo da marca de maneira estratégica em um ambiente online pode fazer a diferença no desempenho do empreendimento.
No exemplo citado no tópico anterior, a empresa não teria conseguido atrair o cliente se não fosse pela relevância da sua postagem. E essa é uma possibilidade que o marketing digital proporciona: com blogs, redes sociais, email marketing e outras ferramentas, é possível envolver os consumidores de maneira eficaz.
Mas como fazer? Nesse caso, você tem de determinar para quem pretende dirigir sua comunicação, ou seja, definir o público-alvo da sua campanha. Indo um pouco mais além, você pode trabalhar com o conceito de persona, uma representação semi-fictícia desenvolvida para que você converse de maneira mais específica com seu cliente ideal.
O marketing digital viabiliza a construção de uma audiência que realmente possui interesses em relação à marca, tornando possível qualificar a comunicação até gerar fidelização. O desafio é falar com esse público na hora certa e da maneira adequada para fazer com que seu negócio seja bem-sucedido na rede.
O consumidor que procura sua organização precisa saber como encontrá-la. Mas também é primordial que aquele que não necessariamente pesquisa pela sua empresa, mas sim pelas soluções que ela oferece, chegue até você antes de descobrir a concorrência. Como fazer isso? Com conteúdo otimizado.
Técnicas de Search Engine Optimization (SEO) permitem que você deixe as suas páginas mais atrativas para motores de busca. A relevância disso é que quando você ocupa o topo dos resultados, a tendência é obter mais tráfego para o seu site.
De acordo com um estudo feito pela Chitika, o primeiro link na busca do Google obtém 32,5% dos cliques. Sendo assim, você garante uma quantidade interessante de acessos somente se aperfeiçoar sua página para que ela esteja acima das outras.
Investir em responsividade também é uma maneira de otimizar seu conteúdo. Hoje, o número de pessoas que navegam pela internet via dispositivos móveis já é superior à quantidade de indivíduos que acessam por computadores. São 51,2% contra 48,7%.
Isso significa que se as suas postagens não abrirem ou apresentarem problemas de adaptação em diferentes telas, sua corporação certamente perderá parte expressiva da audiência.
Não há sentido em aplicar todas essas ações de maneira aleatória. Elas podem surgir como consequência de uma estratégia bem elaborada pela empresa. Basicamente, isso implica pensar em posicionamento, conteúdo relevante, relacionamento e monitoramento.
Para tanto, é necessário contar com profissionais qualificados, capazes de encontrar as oportunidades que a rede oferece e adequar a colocação da sua marca em função disso. Além disso, eles devem desenvolver uma comunicação precisa para alcançar e atender a demanda do público-alvo, considerando as diferentes métricas disponíveis para acompanhar cada ação.
Gostou do nosso post sobre a importância da presença digital? Quer continuar desenvolvendo a performance do seu negócio? Então confira também como uma agência pode ajudá-lo a gerar leads qualificados e a vender mais.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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