Por Erik Willian
Sim, as redes sociais fazem muita diferença nos negócios, e o Ponto Frio é um incrível caso de sucesso para demonstrar isso. A rede varejista é hoje uma empresa exemplo de boa gestão e resultados obtidos através da rede social.
Guilherme Perez, Coordenador de Marketing da Nova Pontocom afirmou que em 2012 os ganhos da empresa com ações integradas no Twitter e Facebook atingiram a bagatela de 20 milhões de reais. Este é o maior faturamento de ações integradas em redes sociais já declarado por uma marca no Brasil até hoje.
Qual o Segredo?
Não há segredos na estratégia da marca. O que o Ponto Frio faz é o que toda empresa deveria fazer nas redes sociais: conversar e interagir. A marca criou o personagem Pin – um pinguim – que já ganhou os consumidores. Na página o autor das postagens é o Pin, é ele que conta seu dia a dia, fala como andam as coisas na Vila das Neves, deseja um “Pontia” de manhã e convida os fãs a curtir as ofertonas “Pincríveis!”. As respostas nos comentários são sempre para o Pin, de fato as pessoas enxergam o personagem ali.
No Twitter o Pin ainda conversa com outras marcas. Recentemente depois da notícia de que focas estariam estuprando pinguins, a empresa aproveitou para interagir com o perfil “Beach Park Dona Foca” dizendo que eles precisavam conversar. Conversas entre a rede e outras empresas ocorrem com frequência. Primeiro vem a interação, e em segundo plano a publicidade gerada por tudo isso.
O resultado é um volume de vendas na casa dos 20 milhões gerado por esta “brincadeira” na rede.
Mas o Ponto Frio só consegue isso por ser grande.
Não é verdade. O tamanho da marca Ponto Frio apenas reforça o exemplo e torna possível visualizar em grande escala o quão benéfica pode ser a web. O que a rede faz todas as empresas podem fazer, que é despertar a atenção e o engajamento do seu cliente, estreitar os laços, usar desta relação como fonte de informação sobre o que quer o cliente, para que tudo isso o deixe mais propenso a comprar.
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
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