O que analisar antes de contratar uma agência de marketing digital?

Por Erik Willian

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Muitos empresários tentam fazer sozinhos ou com uma equipe de comunicação interna ações de divulgação, promoção e prospecção de clientes na internet, mas não conseguem os resultados que gostariam. Assim, se veem diante da pergunta: devo contratar uma agência de marketing digital?

A resposta é sim, com certeza! Afinal, a agência possui profissionais especializados e experientes para lidar com as necessidades da sua empresa.

A equipe interna é importante para demandar para a agência, acompanhar o desenvolvimento do trabalho e analisar os resultados de acordo com o que o empreendimento precisa. Mas dificilmente o departamento de marketing terá tantos especialistas, equipamentos e ferramentas de marketing digital necessários para um trabalho que consiga a performance que uma agência pode oferecer.

No entanto, escolher a agência certa para sua empresa não é uma tarefa fácil. Há muitos pontos a serem avaliados e considerados. Por isso, para ajudá-lo nessa missão, ressaltamos alguns pontos essenciais para você ficar de olho. Confira!

O que analisar ao contratar uma agência de marketing digital?

Muitas vezes, conhecemos agências que são indicadas por amigos ou parceiros de negócios. Isso pode ser favorável, afinal é uma recomendação — mas não deve ser fator decisivo para a sua escolha.

O que pode ser bom para uma marca pode não ser tão bom assim para outra. Isso porque, quem é empresário sabe, cada empresa possui seus pontos fracos e fortes, necessidades diferentes e precisa de resultados específicos em um determinado período de tempo.

Veja alguns pontos importantes que você deve observar na agência, independentemente se ela tenha sido indicada ou você tenha simplesmente encontrado num mecanismo de busca na internet.

1. Analise o site da agência de marketing digital

O site é o primeiro portfólio. Se você não gostou da apresentação, do conteúdo e da abordagem da página, então é bem possível que não se identifique com os trabalhos que a agência apresentar. Tem essa questão de afinidade, de identificação, que conta muito.

No site, é importante observar quais são os trabalhos que a agência presta e se eles atendem às suas necessidades. Leia as descrições desses serviços, veja se elas são claras e se mostram domínio do assunto.

Outro ponto importante a observar é a cartela de clientes da agência. Muitas colocam no site quais são as principais marcas que atendem. Procure entrar em contato com elas e perguntar como é o trabalho desenvolvido, se está alcançando os resultados esperados e como é o atendimento.

2. Confira os serviços prestados pela agência

É importante que, ao procurar uma agência de marketing digital, você tenha pelo menos uma ideia dos serviços que precisa que ela preste à sua empresa. Isso porque não é bom para você fechar alguns trabalhos com uma agência e depois ter de procurar outra para completar suas necessidades.

Veja alguns serviços essenciais prestados por essas empresas de comunicação.

Criação de sites

Esse é um serviço básico que a maioria das agências presta. Mesmo que você já tenha um site ou um e-commerce, sempre existem atualizações importantes a serem feitas.

Dê uma boa olhada no portfólio de sites criados pela agência. Veja se esses sites estão atualizados, se são responsivos (se adaptam a diferentes formatos de tela), se a navegação é fácil e intuitiva, entre outros fatores.

Google AdWords

Google Adwords ou campanha de links patrocinados são os anúncios feitos nos mecanismos de busca. Mais do que colocar seu site como anúncio na página de resultados do Google, esse tipo de serviço também faz campanhas de display e remarketing.

Redes Sociais

Atualmente, é essencial que toda marca tenha presença nas redes sociais, nem que seja em pelo menos uma. Elas são ferramentas eficientes para branding, relacionamento com o público e, atualmente, têm investido muito em prospecção de vendas.

Mas atenção: apesar de as redes sociais parecerem simples e algo que qualquer pessoa possa fazer, o trabalho desenvolvido para empresas exige conhecimentos avançados das plataformas e o gerenciamento específico para negócios, ok? Não confie seu negócio nas mãos de qualquer um, ou poderá sujar a reputação do seu empreendimento.

Facebook Ads

Essa é a versão do Facebook para desenvolvimento de campanhas, em que é possível criar anúncios com os mais diversos objetivos, como conversões, tráfego para o site, reconhecimento de marca, entre outros.

É por meio do Facebook Ads que a agência consegue impulsionar os posts publicados na sua página, com a finalidade de alcançar um público maior e promover o site para conseguir mais seguidores.

SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que no português chamamos de Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas específicas para que o seu site consiga boas posições nos resultados de pesquisas nos mecanismos, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.

No Google AdWords, você paga para que seus anúncios estejam em destaque. Mas os resultados que não aparecem com a tarja “anúncio” são orgânicos, ou seja, ninguém pagou para que eles aparecessem ali. O mecanismo de busca os colocou devido à relevância da pesquisa e qualidade do site.

Para que seu site apareça na primeira página, é preciso um bom trabalho de SEO, e a agência de marketing digital pode fazer isso por você.

Monitoramento e mensuração

O monitoramento é o acompanhamento do trabalho desenvolvido, principalmente no que diz respeito às respostas dos usuários em relação ao investimento. E isso é feito por meio da análise das métricas, que são dados que as ferramentas de marketing digital disponibilizam para mensurar o desempenho das ações.

É importante que a agência ofereça esse trabalho para que você saiba efetivamente onde seus recursos estão sendo investidos e o retorno que está conseguindo.

3. Faça reuniões com a agência

Outro tópico importante na hora de contratar uma agência de marketing digital é o agendamento de reuniões. Nem sempre é possível estar presente em todas.

Aliás, nem é preciso que você contrate uma que esteja na sua cidade ou próxima ao seu empreendimento. A internet está aí para nos ajudar, e as reuniões online tornam tudo mais rápido e prático para ambas as partes.

Analise a apresentação da empresa e as propostas que forem feitas. Veja com sua equipe de trabalho se é realmente aquilo que vocês gostariam e se são os caminhos certos para chegar ao resultado que almejam.

4. Leia o contrato com atenção

Todo mundo sabe da importância de ler um contrato de negócios com atenção. Mas o que queremos salientar aqui não são as entrelinhas, e sim o escopo dos serviços acertados.

No marketing digital, é comum que algumas estratégias precisem ser revisadas e replanejadas devido a alguns resultados. Por isso, é importante que o contrato tenha alguma flexibilidade em relação a possíveis alterações.

Avalie o comprometimento da agência em relação aos resultados e aos serviços oferecidos. O que não tiver no escopo de trabalho, não pode ser questionado depois.

E então, está preparado para contratar uma agência de marketing digital? Deixe um comentário no post sobre sua experiência em contratações que tenha feito ou dúvidas para fazer contratações futuras. Teremos o maior prazer em ajudar!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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