Por Que Investir em Links Patrocinados?

Por Erik Willian

Investir em links patrocinados ainda é um dilema para você? Tenha certeza de que é para muita gente. Afinal, como os anúncios exibidos são resultado da combinação de uma série de fatores, como relevância do anúncio, lance máximo que você pode pagar, palavras-chave escolhidas e a expertise dos seus concorrentes nessa prática, fica difícil saber se e quando os resultados surgirão.

Mas se fosse tão difícil assim, não haveria milhões de empresas investindo nessa estratégia, não é? Então que tal descobrir por que investir em links patrocinados é fundamental para sua estratégia de marketing digital e como isso pode mudar os resultados da sua empresa em pouco tempo?

Notoriedade para sua empresa

Para quem está começando com estratégias de marketing digital, lançando um novo produto ou serviço ou apenas buscando maior visibilidade para a marca e quer fazer isso mais depressa, nada melhor do que investir em links patrocinados.

Como eles se destacam dos resultados de busca orgânica, fica mais fácil para o usuário visualizar sua oferta de valor e clicar no link, indo direto para a página que você deseja. É um caminho reto para o seu site ou landing page, sem intermediários, curvas ou distrações.

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Público mais qualificado

Estratégias de marketing digital como produção de conteúdo, nutrição de leads e de redes sociais são altamente eficazes, mas levam tempo para gerar a repercussão que você precisa e nem sempre trazem leads qualificados para o seu negócio, ou seja, prontos para uma ação.

Em contrapartida, quem clica em um link patrocinado já tem a intenção de compra e está buscando por aquele produto ou serviço. Ou seja, está na fase de consideração, no funil de vendas. Portanto, muito mais próximo da conversão.

Maior tráfego no site

Visibilidade, reconhecimento de marca, divulgação de produtos e serviços acontecem mais rapidamente se você aumentar o fluxo de visitantes no site da sua empresa.

Ao investir em links patrocinados, você potencializa o número de leads qualificados que têm contato com a sua empresa e assim gera maior tráfego no site, aumentando as chances de adquirir clientes.

Segmentação de público

Ao criar uma campanha de links patrocinados, você tem a possibilidade de segmentar o público de acordo com as características das personas do seu negócio, como faixa etária, região e poder aquisitivo, por exemplo.

Quanto melhor segmentada é sua campanha, mais assertiva ela se torna, pois seus anúncios aparecem apenas para pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.

Orçamento flexível

O bom de investir em links patrocinados é a flexibilidade que você tem para determinar seu orçamento. Qualquer empresa ou empreendedor pode investir em links patrocinados, determinando um orçamento diário máximo, o que permite um maior controle dos gastos e também dos resultados obtidos.

Além disso, você determina qual é a melhor forma de investir seu orçamento em links patrocinados:

  • CPC Custo Por Clique: você só paga quando alguém clicar no seu link patrocinado;
  • CPM — Custo Por Mil impressões: você paga um valor predeterminado por um lote de 1000 visualizações do seu link patrocinado;
  • CPA — Custo Por Aquisição: você só paga quando obtém uma conversão ou aquisição de cliente.

Facilidade para mudar

Quando você investe em outros tipos de publicidade paga, mesmo que elas não estejam surtindo o efeito desejado, o investimento já foi feito e não há como recuperá-lo. Já com os links patrocinados isso não acontece, pois você pode mudar o seu anúncio sempre que desejar, maximizando os resultados do seu investimento.

Para isso, basta acessar sua conta e fazer as alterações que desejar. Depois é só ativar novamente a campanha e pronto: seus novos anúncios estarão online!

Possibilidade de pausar uma campanha de links patrocinados

Além de poder mudar seus anúncios sempre que quiser, você pode também pausar uma campanha, guardando o dinheiro investido para uma outra oportunidade. Se você faz uma campanha de links patrocinados para atrair mais clientes para o seu e-commerce e atinge sua meta de vendas em menos tempo do que esperava, por exemplo, pode simplesmente pausar os anúncios e guardar esse investimento para o próximo mês, quando será necessário bater uma nova meta.

Acompanhamento do desempenho das palavras-chave

Ao criar uma campanha, você determina quais são as palavras-chave para links patrocinados que devem direcionar para a sua oferta de valor. Uma vez iniciada a campanha, você pode acompanhar em tempo real o desempenho de cada palavra-chave.

Ou seja, você sabe quais estão convertendo mais. Isso possibilita entender o comportamento dos usuários da internet e assim promover os ajustes necessários no conteúdo dos anúncios, para otimizar ainda mais sua estratégia.

Mensuração de resultados

Não importa se você investiu 20 ou 200 reais em uma campanha de links patrocinados. Esse dinheiro deve trazer algum tipo de retorno para a sua empresa, principalmente, financeiro.

Existem diversas formas de medir os resultados de uma campanha de links patrocinados, por isso, fique atento a essas métricas:

  • Taxa de conversão: quantidade de usuários convertidos em clientes por meio dos links patrocinados;
  • Custo por conversão: quanto custa converter um cliente com links patrocinados;
  • ROI — Retorno sobre Investimento: quanto de lucro essa estratégia está trazendo para você;
  • Índice de qualidade: mede a relevância do seu site para os usuários;
  • Taxa de rejeição: número de pessoas que clicam no seu link patrocinado e abandonam a página sem navegar.

Essas são apenas algumas das métricas que você pode acompanhar, facilmente, ao usar o Google Adwords, por exemplo. Conforme você for aperfeiçoando sua estratégia de links patrocinados, poderá acompanhar ainda a evolução dos seus resultados, comparando a performance dos seus anúncios ao longo do tempo.

Agilidade nos resultados

Por último, mas não menos importante do que os outros motivos, temos a agilidade dos links patrocinados em trazer resultados para o seu negócio. É impressionante como, em poucos minutos, você cria uma campanha e a coloca no ar, conferindo os acessos aos seus anúncios.

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Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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