Descomplicando a venda online: 4 melhores práticas!

Por Erik Willian

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Sem dúvidas, a internet é um dos principais meios pelo qual as pessoas consomem. Mas para uma empresa, não basta apenas ter produtos e serviços de qualidade se não há o investimento em boas práticas de venda online.

Esse é um dos fatores que garantem o sucesso de uma marca no cenário digital. Essas práticas auxiliam na divulgação de um produto, na captação de leads, no estabelecimento de um bom relacionamento com os clientes e, claro, no aumento das vendas.

É muito importante ter um bom planejamento de marketing, aliado a estratégias segmentadas e eficientes para fazer com que seu negócio se destaque da concorrência, fidelizando consumidores e fortalecendo a marca.

Neste post, apresentaremos quatro práticas ideais para você implementar em seu planejamento e aumentar as conversões em seu negócio. Acompanhe!

1. Invista na apresentação do produto

As lojas online trazem uma comodidade incontestável para os consumidores. Mas não há dúvidas de que ter o produto em mãos, antes de efetuar uma compra em lojas físicas, traz uma confiança muito maior.

Para que sua loja seja confiável aos seus clientes, invista na apresentação de seus produtos e serviços. Primeiro, tenha fotos de qualidade, mostrando os diferentes aspectos e detalhes da mercadoria.

Produza também um pequeno texto explicando para que ela serve, tipo de material ou funcionalidade, para quem é indicada, entre outras características.

No mesmo local, inclua os detalhes de formas de envio, tempo de entrega, tamanho etc. Dê o máximo de detalhes possíveis para que o seu cliente entenda realmente o que você está oferecendo.

Outra opção que está se destacando como tendência para aumentar as vendas e fidelizar consumidores é a produção de vídeos. Você pode fazer um mostrando como utilizar o produto, apresentando suas características ou a opinião de um cliente.

2. Implemente estratégias de marketing digital

As estratégias de marketing digital são essenciais para quem deseja crescer no mercado online. Por isso, invista nesse tipo de publicidade para aumentar as suas vendas.

Antes de tomar qualquer atitude, entenda quem é o seu público-alvo. Faça uma pesquisa com os clientes atuais e com o mercado para descobrir com quem você está se comunicando, quais são os seus problemas e interesses.

Esteja presente nas redes sociais de forma segmentada e com certa frequência. Estude qual é a melhor rede social para atingir os seus clientes, o formato de post ideal, assim como o tipo de conteúdo e horário para postagem.

Além disso, seja acessível e forneça informações. Sempre responda comentários e mensagens e tenha um blog ou site. A partir deles, é possível implementar uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair e conquistar ainda mais clientes.

Esses assuntos podem ser em formatos de textos, imagens ou vídeos, contendo dicas e informações que podem ser úteis à sua persona em qualquer uma das fases do funil de vendas — seja para atrair ou concluir um atendimento.

E não se esqueça de analisar os seus resultados. Defina quais são as métricas mais importantes para o seu negócio, para mensurá-las frequentemente. Assim, você saberá se sua estratégia está tendo as respostas esperadas ou se precisa ser modificada.

3. Tenha um site de qualidade

Não adianta ter um site ou blog se eles não são úteis para os usuários e não vão gerar vendas. É muito importante que esses canais de comunicação tenham qualidade, para que seu negócio cresça na internet.

Por isso, tenha um site onde os clientes possam visualizar as principais informações de seu empreendimento facilmente, como nome, localização, área de atendimento, nicho de atuação, serviços e produtos oferecidos, informações de contato e redes sociais.

Sua página na internet deve proporcionar uma navegabilidade agradável aos usuários, ou seja, que seja prática e rápida. Por isso, opte por um design leve e otimizado. Além disso, garanta que o seu site ou blog sejam responsivos, isto é, funcionem em todos os tipos de plataforma, sendo elas mobile ou desktop.

Esse é um dos aspectos mais importantes atualmente, já que a maioria dos consumidores navega e compra por meio de smartphones e tablets. Por isso, implemente mudanças nas fontes, fotos e botões de compras.

Assim, o seu negócio se tornará acessível e confiável, gerando ainda mais vendas.

4. Conquiste seus clientes

Um dos fatores que pode fazer com que uma empresa se destaque da concorrência é o relacionamento que ela mantém com os clientes.

No ambiente online, isso ocorre pelas redes sociais e principalmente pelo e-mail marketing. É  importante conseguir o contato das pessoas que acessam o seu site ou blog, ou seguem as suas redes sociais.

Por isso, ofereça algo em troca do e-mail de seus visitantes, como um e-book, vídeo com informações mais detalhadas ou até um desconto especial, para transformá-los em leads.

A partir disso, você poderá começar a se relacionar com eles, levando-os às outras etapas do funil de vendas. Monte grupos de contato a partir das características e interesses similares para enviar conteúdos que sejam interessantes a eles.

Defina qual é o melhor horário para envio — observando o período em que seus leads estão mais propensos a abrir e-mails — e, principalmente, uma frequência; de três em três dias, semanalmente ou quinzenalmente.

É importante observar as taxas de abertura e cancelamento de assinaturas para traçar uma estratégia eficiente, investindo em bons conteúdos e títulos de e-mails atraentes para conquistar seus consumidores.

Não se esqueça de sempre implementar estratégias de SEO em seus conteúdos. Pesquise por palavras-chave relacionadas ao seu negócio e produza materiais relacionados a elas — sempre com qualidade e trabalhando a escaneabilidade.

Assim, você terá destaque entre os resultados orgânicos dos sites de busca, se tornando uma referência de mercado e aumentando suas conversões.

Observe todos os resultados de suas estratégias, como custo de aquisição por cliente, taxa de conversão e retorno sobre o investimento, para fazer o seu esforço valer a pena.

Essas são as práticas de venda online mais relevantes para que seu negócio cresça na internet. Se tiver alguma dúvida sobre como implementá-las, deixe seu comentário neste post. Vamos te ajudar a gerar mais vendas!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

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