CPC Personalizado

Por Ana Izabel

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O Pay Per Click (PPC), também conhecido em terras brasileiras como CPC (Custo Por Clique), é uma forma de pagamento por anúncios na web. Você sabe como funciona e quais as suas vantagens?

O que é o Pay Per Click?

Como o nome diz, nesta modalidade a sua estratégia de propaganda é paga conforme cliques recebidos nos links ou banners de seus anúncios. Ou seja, mesmo que o seu anúncio seja visualizado, você apenas arcará com os custos dos cliques realizados e direcionados à página direcionada por ele em seu site.

Como funciona o PPC?

Muito utilizado por plataformas de anúncios como o Google AdWords, Facebook e redes de afiliados, por exemplo, o custo pago pelo clique em um link patrocinado é definido por um leilão conforme o interesse de 3 grupos: o sistema em questão (AdWords e Facebook, por exemplo), o cliente que busca pelo seu produto e o anunciante.

Cada ferramenta possui uma forma própria de trabalho:

Facebook Ads

O anúncio é desenvolvido com base no perfil de usuário estratégico para o seu negócio. Sexo, idade, religião, estado civil, interesses e conexão com outras páginas, por exemplo.

Você define um valor de investimento por dia, que pode ser ajustado prontamente em sua campanha, e os pagamentos ocorrem conforme clique realizado pelo usuário, seja para se tornar um fã de sua página ou até mesmo para a venda de um produto. Os valores por clique variam conforme o interesse dos 3 grupos em questão.

AdWords

Já o Google AdWords, o maior serviço de anúncios na web, trabalha com base em palavras-chave (ou keywords). Os usuários chegam até o seu anúncio por pesquisarem as palavras definidas para os links patrocinados de sua estratégia.

Conforme disputa dos anunciantes pela palavra-chave determinada para o anúncio e volume de buscas pelo usuário, a empresa interessada realiza o intermédio para a definição da posição do seu anúncio conforme lance realizado.

Um outro fator relevante para a definição deste preço é a qualidade tanto do anúncio quanto da página de destino. Por isto, contar com profissionais especializados para o desenvolvimento desta estratégia é fundamental para a otimização de suas campanhas e respectivos custos.

LinkedIn – anúncios para empresas

Se o seu público é corporativo e você vende no B2B, de empresas para empresas, não se esqueça dos anúncios no LinkedIn. São mais de 10 milhões de usuários no Brasil, trabalhando em empresas de todos os portes.

Aqui, novamente, você pode escolher bem o público que deseja atingir. Tipo de indústria, nível organizacional do público-alvo, a segmentação aqui é excelente, mas não é barato. Os preços por clique são similares aos do AdWords.

Quais as vantagens em anunciar com a forma PPC?

Bem, considerando o fato de você pagar apenas pelos anúncios que geram algum tipo de conversão (neste caso o clique), o PPC já vale a pena.

Compare com quaisquer outras ações de marketing que você realiza, qual delas traz esta comodidade, certeza de retorno sobre o investimento, e o melhor, com o nível de segmentação adequada às suas expectativas? Sim, a resposta é nenhuma outra.

Além disso, outras vantagens podem ser consideradas:

Segmentação de tráfego por campanha

Você pode atribuir diferentes campanhas a diferentes produtos, ampliando a sua estratégia apenas com a otimização dos recursos.

Alcance

Quem não deseja estar na primeira página do Google ou ter sua marca visualizada na maior rede de relacionamento do mundo? Com o investimento PPC é possível atingir um alcance de público altamente segmentado muito maior.

Agilidade na execução

Ao contrário de outras estratégias digitais que trazem maior alcance, retorno efetivo e segmentação como o SEO, por exemplo, os anúncios PPC não precisam de um tempo para despontar.

Rapidamente monta-se uma campanha e a divulgação é realizada. O retorno fica por conta do investimento realizado.

Ana Izabel

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