Por Erik Willian
Grande parte das empresas que migram para o cenário online não possui uma estratégia bem definida. Elas sabem do valor de possuir presença online, mas não identificam exatamente como fazer. A principal força das mídias digitais está na possibilidade de interação com o cliente, algo que não ocorria anteriormente com a televisão ou o rádio.
Aprender a ouvir e se relacionar com seu consumidor se torna, portanto, um diferencial competitivo. Uma das ferramentas mais usadas para esse intuito é o CRM (Customer Relationship Management). A partir dela, é possível administrar o estágio de contato de cada um, tendo como base o funil de vendas.
Esse mecanismo, se bem aplicado, rastreia todo o processo de compra para que sejam formuladas ações que transformarão os leads em um cliente. Além do mais, a importância do CRM está diretamente ligada a uma boa experiência do consumidor, algo que é primordial para se ter uma marca forte.
Conheça, a seguir, como um CRM pode revolucionar sua estratégia digital em sete pontos!
Relacionar-se com seus clientes informalmente, sem anotações, é algo que pode ser bem feito até certo estágio de desenvolvimento da empresa. Quando a demanda aumenta, fica praticamente impossível lembrar de tudo o que foi negociado com cada um em específico. E isso interfere diretamente nas vendas.
Nesse quesito, um software de relacionamento se torna essencial para ajudar sua equipe a administrar todos os dados. Com isso, é possível definir as práticas que mais se adequam a seu negócio e usá-las a seu favor. Por exemplo: fazer uma ligação, mandar uma proposta, enviar um e-mail, marcar uma reunião etc.
Um outro passo importante é o follow-up. Muitos negócios se perdem por falta de aproximação com o seu cliente. Na maioria dos casos, ele apenas esqueceu de ver ou responder um e-mail com uma proposta ou orçamento; mas, se você relembrá-lo, suas chances de conseguir a conversão são maiores.
Atualmente, o que mais existem são ferramentas que prometem ajudar em sua produtividade e em seus empreendimentos. Mas, em determinado momento, elas se tornam um fator a mais para se administrar e menos uma solução viável.
Por isso, o CRM se torna um facilitador. Ele centraliza todas as informações necessárias para acompanhamento e análise de seus processos. Possibilita, também, o acesso de qualquer computador, a qualquer hora, o que torna ainda maiores as chances de amortizar um problema, caso ele venha a ocorrer.
Mais do que saber dos dados demográficos do seu cliente — como idade, endereço, realidade socioeconômica e grau de escolaridade —, é importante entender quem realmente ele é. Quais são seus gostos? O que ele faz nas horas vagas? Qual música ele escuta? Com o que ele sonha?
Saber sobre o perfil de seu comprador, de forma mais detalhada, é abrir um universo de possibilidades para criar soluções que agregam aos seus produtos. Na realidade em que vivemos, em um mundo de relacionamentos, saber essas informações se torna não somente aconselhável, mas fundamental.
Em um CRM, é possível catalogar todas as conversas que seu time de vendas teve com os consumidores e anotar registros mais detalhados, como preferência de horário para contato, tipo de abordagem, como prefere ser chamado, onde trabalha etc.
Além disso, cada gestor consegue acompanhar sua equipe de forma mais precisa e identificar quem tem maior desempenho e qualificação. Uma dica é realizar programas de recompensa para os funcionários que se destacarem. Isso criará incentivo para que todos trabalhem melhor.
Com citado, a fidelização de clientes e uma boa experiência de compra são fatores indispensáveis para a gestão da marca. As redes sociais mobilizaram fortemente a forma de relacionamento entre empresas e consumidores, sendo possível que qualquer ação que se destaque seja viralizada para o mundo inteiro, seja ela positiva ou negativa para o seu negócio.
Esse cenário fez com que tornar um cliente em fã fosse tão importante quanto adquirir novos. Em um CRM, ao ter acesso a informações essenciais sobre preferências e gostos dos consumidores, é possível criar planos de como mantê-los fiéis a partir de abordagens extremamente personalizadas.
Nenhum método é realmente eficaz se não houver formas de se medir e de se analisar. Ao possuir um software de gestão de relacionamentos, os relatórios serão gerados automaticamente e em tempo real, baseados nos medidores que são interessantes para o seu negócio.
A partir da visualização desses resultados, é possível criar metas conjuntas para atingir determinado objetivo, seja ele como forma de melhoria ou como meio de inovação.
Outra vantagem é poder identificar possíveis problemas e antecipar soluções ou até mesmo otimizar o tempo de resposta para reclamações, gargalos e críticas que possam colocar sua marca em risco.
Um bom CRM ainda possibilitará a integração com todas as redes sociais da empresa e também com o e-mail marketing. Isso é uma vantagem no momento de gerir os conteúdos e discussões iniciadas por meio das mídias.
Saiba quando postar e o que postar, baseado nas estratégias dimensionadas anteriormente. Também é uma boa solução no momento de responder a comentários, críticas e dar soluções.
Por fim, aprenda a automatizar tarefas diárias. Muito tempo e diversos recursos são gastos com ações repetitivas que podem ser programadas por um software. Saber otimizá-las é possuir mais tempo para criar estratégias de inovação!
Algumas tarefas podem ser automatizadas, como: gestão de relacionamento com clientes, gestão de vendas, cálculo de comissões, prospecção de leads e planos de ações de marketing digital.
Com essas informações em mãos e sabendo utilizá-las estrategicamente, certamente você conquistará um grande diferencial competitivo. Muitas empresas já estão saindo na frente porque perceberam a importância do CRM para um marketing digital eficaz, que produz resultados verdadeiros.
Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre gestão de relacionamentos digitais e entender como um software adequado pode ajudar em suas estratégias online, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este!
Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário