- (31) 3384-8620

Já é cliente?

Comparativo de Mercado

Para facilitar a sua tomada de decisão na hora de escolher quem irá cuidar do seu novo site, desenvolvemos esta comparação entre os diversos modelos de negócios que existem no mercado.
Expomos de forma clara e bem direta as vantagens e desvantagens de cada um e explicamos como trabalhamos.

tabela2

Abaixo os comentários sobre cada ítem:

Plataforma (CMS)

CMS é a sigla abreviada para Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
Existem vários CMS’s no mercado, WordPress, Drupal e Joomla são exemplos de CMS’s Globais mais utilizados no mundo, mas como você pode ver nesta página o WordPress é o que mais tem se destacado e crescido nos últimos anos.

Existem também os CMS’s Proprietários que são desenvolvidos e mantidos por empresas privadas que detêm todo conhecimento sobre a plataforma.

Código Livre (Open Source)?

Os CMS’s Globais como o WordPress possuem o código livre, o que isso significa?
Significa que se o possuidor do site tiver conhecimentos em programação, ele poderá customizar a plataforma como desejar, pois o acesso ao código-fonte do site é liberado.

Além disto os CMS’s Globais possuem uma documentação extensa de livre acesso para aprendizado e conta com comunidades especializadas na evolução da plataforma, o que facilita muita a globalização da plataforma e a formação de profissionais qualificados trabalhando em um mesmo padrão.

As plataformas proprietárias não possuem código livre e o conhecimento sobre a plataforma é detido exclusivamente pela empresa desenvolvedora.

Consegue dar continuidade com outra empresa?

Devido ao padrão de desenvolvimento, com os CMS’s Globais é possível sim dar continuidade ao seu projeto sem precisar ter a dor de cabeça de começar um projeto do zero.

Quando se trata de plataforma proprietárias isto é mais complicado, pois existem dois formatos:

  • Empresa proprietária não libera o código-fonte retendo o site no cancelamento e fazendo com que o cliente perca seu projeto;
  • Empresa proprietária libera o código-fonte para o cliente, mas ao procurar um novo fornecedor para fazer uma atualização ou manutenção, encontra muita dificuldade em achar alguém disposto a continuar.
    A inviabilidade acontece pois a nova empresa deve aprender a trabalhar com um sistema desenvolvido por outra, em padrões de códigos diferentes que muitas vezes não possui nem a  documentação básica.
    Estes fatores unidos quando não inviabilizam o projeto, causam aumento significativo de custo mesmo em coisas simples e perca de qualidade.

Quando se trata de plataformas proprietárias, a resposta que mais vai encontrar é: “Não trabalhamos com plataformas de outras empresas” ou “Fica mais barato e rápido fazer um novo!”.

Por isso nosso conselho:  Sempre que possível dê prioridade as CMS’s Globais e não fique preso a ninguém. (De preferência use o Wordpress ;) )

Você ficará conosco se tivermos prestando um bom serviço e você estiver satisfeito, não ficará preso por culpa de tecnologia!

Mais uma dica: É muito importante verificar o portfólio da empresa que está querendo contratar e ver se eles são realmente especialistas naquele CMS Global.

Dá uma olhadinha no nosso! Nós nos garantimos e fazemos questão de exibir nossos trabalhos.

Se eu Cancelar?

CMS’s Globais:

Você estará livre neste mundão lindo para achar novos fornecedores para continuar seu projeto! (Mas não se esqueça da dica do tópico anterior)

Conosco, se você cancelar, você recebe o código-fonte e todos os arquivos referentes ao seu site.

Plataformas Proprietárias:

Se não perder o site no cancelamento, vai suar muito a camisa para achar alguém para dar continuidade. Muito provável que começará do zero jogando tempo e dinheiro já investido fora. 🙁

Acesso a diversos módulos adicionais e gratuitos?

Os CMS’s Globais:

Possuem diversos módulos adicionais e a maior parte deles é gratuita.
Os módulos adicionam funcionalidades adicionais em seu site que não são nativas da plataforma.

Plataformas Proprietárias:

Quando se quer algo novo não nativo da plataforma, é necessário desenvolver do zero ou contratar o módulo, que normalmente possui um preço muito maior que os módulos do CMS’s Globais.

Como explicamos na nossa página sobre o WordPress (veja aqui), hoje o WordPress conta com mais de 2.000 módulos e mais de 60% deles são gratuitos e atualizados constantemente!

Hospedagem, Suporte e Evolução Constante já Inclusa?

Hospedagem:

A Digital Pixel como provedora de soluções online, se vê na responsabilidade de cuidar de todas os processos que envolvem seu site na internet.
Por isto possuímos nosso próprio servidor otimizado para WordPress e gerenciado por especialistas para obter boa performance, segurança e escalabilidade.

Suporte:

Precisa fazer alguma alteração mas esqueceu como?
Sem problema nenhum, com nossos serviços de suporte você terá a disposição um time de atendimento especializado em WordPress e metodologias ágeis para ter auxiliar na tarefa.

Evolução Constante:

Dependendo do CMS’s Globais você terá direito a atualizações gratuitas constantemente que trazem atualizações de performance, segurança e até novas funcionalidades.

O Wordpress dentre todas as plataformas é que mais se destaca no quesito evolução, devido a sua Fantástica Comunidade Mundial de Desenvolvedores e ótimo padrão de desenvolvimento ele é o CMS que mais recebe atualizações e evolui mais rápido.

Com Plataformas Proprietárias, a evolução depende apenas da empresa desenvolvedora o que torna o processo de atualização técnico da plataforma mais lento, trabalhoso e muitas vezes caro.

Comunidade Mundial Evoluindo a Plataforma

Este tópico vai ser o menor e mais simples de todos.

CMS’s Globais possuem comunidades espalhadas no mundo inteiro em prol da plataforma, CMS’s proprietários não!

O WordPress possui a maior e mais apaixonada comunidade dentre todas as opções! (Saiba mais aqui)

Suporte e Gestão Ativa e Proativa do Site e da Plataforma

Para dormir tranquilo sabendo que está acompanhando as necessidades da tecnologia e do mercado, é necessário sempre ficar de olho nas novidades e novas funções do mercado.

Ter um site atualizado tecnologicamente é uma obrigação, não um diferencial. Um erro muito comum, é achar que você irá fazer o site e nunca mais precisará dar atenção para ele e atualizá-lo. Um site desatualizado irá perder potência na geração de resultados e problemas simples que poderiam ter sido evitados custarão caro para sua empresa.

Falando especificamente de sites desenvolvidos com CMS’s Globais, mantê-los sempre atualizados irá garantir que seus sites possuirão as diretrizes mais recentes de segurança do mercado, performance e até novas funcionalidades.

Para CMS’s proprietários, é importante verificar o plano de gestão e atualização do fornecedor, caso não exista é importante ficar atento, pois é um claro sinal de que você terá problemas em breve seja por eventuais falhas de código, defasagem tecnológica e até mesmo brechas de segurança. Muitas vezes estas falhas tornam a manutenção inviável a tal ponto que a melhor opção é jogar tudo fora é começar novamente, ou seja desperdício de dinheiro :( !

Uma gestão profissional garantirá muitos benefícios, mas dentro todos destacamos:

  1. Que seu site esteja sempre com as versões mais recentes e seguras da plataforma;
  2. Que seu site possua as melhores e mais atualizadas diretrizes de segurança para prevenir eventuais tentativas de invasão;
  3. Que ele possua sempre uma boa performance, sempre recebendo melhorias e novas funções para melhorar a experiência do visitante;
  4. Atendimento rápido e controlado em casos de urgência;

Na nossa Oficina WP possuímos o serviço de Gestão Proativa onde cuidaremos de tudo isto para você!

Atualização da Plataforma

No último tópico já explicamos bastante sobre a importância de manter a plataforma atualizada e gerida por profissionais, mas para você entender um pouco mais reforçamos aqui.

Um site profissional possui basicamente duas camadas, o Front-End (Onde o seu cliente visualiza) e o BackEnd (Onde estão os códigos que fazem as coisas funcionar).

Se a Plataforma/Back-end não for atualizada e monitorada, imagina o que deve acontecer com o que o cliente visualiza?

Atualização do Tema

O tema é basicamente a “cara” do seu site, é o tema que o seu visitante visualiza quando acessa o site, de acordo com o tópico anterior ele é o Front-End.
Apesar de ser diretamente relacionado, o Tema é uma parte separada da Plataforma e gerida de forma diferente.

É necessário manter o tema atualizado para garantir, além de segurança e estabilidade, também a compatibilidade com as novas versões da plataforma e suas atualizações.

Imagine da seguinte forma:

Você tem um carro e faz revisões em seu motor (Back-End) para garantir que ele sempre funcione direitinho e nunca te deixe na mão. Se não cuidar da lataria (Front-End) e deixar ela com arranhados e sempre suja passará uma má impressão para as pessoas por quem passará.

Como neste exemplo o carro é seu site e seu site representa a imagem de sua empresa, se ele não for bem cuidado você possuirá um site com erros visuais e de funcionamento e estará demonstrando para seus visitantes que não cuida bem do que é seu, e por isto não deve cuidar bem do que é dele. (Péssimo para os negócios e para novos relacionamentos).

Os Temas desenvolvidos pela Digital Pixel recebem atualizações constantes. Sempre disponibilizamos novas funcionalidades e formas de melhorar a interação dos visitantes com seu site.

Atualização de Módulos/Plugins

Falando especificamente de CMS Globais, os Módulos/Plugins inseridos para colocar funções adicionais no site devem sempre estar atualizados para garantir bom funcionamento, performance e segurança. Este processo de atualização deve ser metódico e passar por testes antes de inserir diretamente no site que está no ar para evitar erros.

Revisões/Atualizações Constantes de Segurança

Ninguém gosta quando um site é invadido certo? Precisamos falar alguma coisa da importância deste item?

Ainda possui alguma dúvida?

Av. do Contorno - n°3979 sala 1004
Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG
30110-021

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br