Como Usar O Google Adwords para Aumentar Vendas?

Por Ana Izabel

Faça Lances de Palavras-Chave

Quando pensamos em anunciar, logo nos vem à cabeça que precisaremos gastar dinheiro, não é verdade? Na realidade, você não irá gastar, você irá investir, isso porque a meta é que o valor que você aplicar na publicidade retorne em forma de vendas. Sendo assim, ao pensar em palavras chaves que fazem relação com seu anúncio, utilize o simulador de lances.

Acredito que você saiba, porém é sempre bom salientar, que no Google Adwords cada palavra chave ou termo tem um valor, ou seja, um lance e possui uma grande variação. Justamente por esse motivo que você deve avaliar com muita atenção os termos que irá escolher para utilizar.

Uma boa dica é deixar as palavras pontuais um pouco de lado e optar por usar termos relacionados. Isso porque, a palavra exata costuma apresentar uma concorrência bastante alta se comparada com uma relacionada, o que pode encarecer seu anúncio.

Ao utilizar o simulador de lances do Google Adwords é possível mensurar taxa de conversão, impressões custos e cliques.

Anúncios de Chamadas

Um recurso que é pouco utilizado é a opção de contato telefônico nos anúncios de Adwords. Não sei se é devido a falta de informação ou dificuldade para usar o recurso, porém é muito raro ver um anúncio com o botão de “call”.

Eu acho bastante interessante esse formato, principalmente para um contato mais direto com o cliente, como por exemplo, um SAC ou então, o pedido via telefone. Para o usuário é bastante simples, uma vez que, basta acionar o botão e através do próprio telefone ou desktop é feita a chamada.

O único ponto que é preciso avaliar é o seu tipo de público, isso porque essa funcionalidade só está disponível para os celulares mais modernos. Então, vale a pena testar e verificar os resultados obtidos para o seu modelo de negócio.

Caso você esteja preocupado com o valor, por ser uma função inovadora, pode ficar tranquilo. O custo é o mesmo de um CPC comum, ou seja, o famoso Custo por clique.

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Anuncie o que Vale a Pena!

Tenho certeza que seu E-commerce  tem diversos produtos, não é mesmo? No entanto, você deve concordar comigo que alguns têm uma maior procura com relação aos demais, não é mesmo? Sendo assim, na minha visão, você deve investir mais energia em anunciar os produtos que te geram mais conversão.

Não estou dizendo que você não deve fazer campanhas para todos os produtos, caso tenha verba disponível, claro que você pode. O que estou dizendo é que é preciso focar a sua verba no local certo.

Aproveite os produtos que são seu carro chefe para atrair visitantes para seu ecommerce e assim, fidelizar o cliente. Uma vez dentro, você pode trabalhar uma estratégia para que ele conheça os demais produtos, entende?

Frete Grátis

A questão do frete é um ponto bastante discutido, até porque nem sempre é possível viabilizar o frete grátis para todo o Brasil. Sendo assim, uma boa dica para resolver esse problema é setorizar esse frete.

Você pode me perguntar: “Como assim, setorizar?” Da seguinte forma, escolha a região do Brasil ou então, do estado mesmo que você quer fazer a entrega sem custo adicional. Com essa decisão tomada, anuncie apenas para aquela região e destaque essa informação no anúncio. Entendeu?

Vá fazendo isso por setor, escolhendo sempre a região que deseja segmentar.

Duração da Campanha

É incrível a quantidade de pessoas que tem dúvidas sobre o tempo que devem deixar sua campanha do ar. Bom seria se pudéssemos deixar durante todos os dias do ano, nas 24 horas, não é mesmo? Porém, sabemos que isso é inviável, já que o custo se elevaria muito.

Minha dica aqui é que você aproveite para anunciar de forma mais efetiva em horários que você já sabe que seu público alvo está ativo, pois assim você tem maiores chances de ser visto. Aproveite também, para anunciar mais em épocas do ano em que os usuários estão mais propensos a comprar, como dias dos namorados, Natal, dia das crianças e etc.

Use Remarketing

Ao configurar seu anúncio no Google Adwords, não deixe de ativar a opção de remarketing, para mesmo que a ação de compra não tenha sido feita, as campanhas possam lembrar, de tempos em tempos, o produto que ele pesquisou.

É muito comum que a compra não seja efetuada de primeiro momento, até porque a pessoa está comparando preços, qualidade do produto, especificações e etc, porém as chances de converter em um segundo contato são bem grandes.

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Ana Izabel

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