Como uma agência digital pode ajudar a gerenciar o seu CRM?

Por Erik Willian

como-uma-agencia-digital-pode-ajudar-a-gerenciar-o-seu-crm.jpeg

No Brasil, a sigla CRM significa gestão de relacionamento com o cliente (do inglês Customer Relationship Management) e trata-se de uma ferramenta que vem sendo utilizada por diversas empresas no mercado. Sua aplicação prática ocorre geralmente por meio de softwares ou planilhas automatizadas.

Aplicar um programa CRM auxilia a equipe comercial do seu negócio a construir um cadastro de clientes, registrar dados e informações importantes e atender suas preferências com o objetivo de facilitar a venda. Mais do que isso, um CRM atua diretamente na construção de um relacionamento com o cliente, aproximando-o de sua marca.

Muitas agências digitais especializadas em gerenciar o CRM estão disponíveis para implementar o programa e treinar a equipe que vai utilizá-lo. Confira neste post as práticas para tirar o melhor proveito dessa ferramenta!

Por que e como devo implementar um CRM?

O CRM é fundamental para que a equipe comercial mantenha um ritmo de contato saudável com o público. Com ele, é possível registrar informações de clientes atuais e potenciais — como nome, endereço e número de telefone — e marcar novas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

Entretanto, além de ser uma espécie de caderneta ou agenda, o CRM serve para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, diálogos ao telefone, histórico e preferências de compras.

Porém, como em qualquer mudança, algumas dificuldades podem ser enfrentadas no processo de implementação do CRM. Acompanhe:

  • resistência à mudança pelas pessoas envolvidas no projeto;
  • acomodação com o uso de ferramentas ultrapassadas;
  • baixo comprometimento da liderança e gestores;
  • erro ao definir metas e expectativas de resultados;
  • falta de habilidade em gestão de projetos;
  • não conseguir ou não saber mensurar os resultados alcançados.

Para uma implementação de sucesso, a principal dica é envolver e engajar as pessoas em todo o processo. É importante deixar claro que toda a equipe comercial terá vantagens e mais agilidade ao usar a nova ferramenta, obtendo resultados significativos em suas metas.

É possível combinar o CRM com outras ferramentas?

Uma grande vantagem de utilizar o CRM é a possibilidade de sincronizá-lo com outros programas de automatização. Softwares como o Hubspot e RD Station auxiliam no trabalho de geração de leads por meio do uso de técnicas de marketing digital.

Esses softwares servem de apoio ao CRM e gerenciam o marketing de conteúdo, com o objetivo de atrair leads para as chamadas páginas de conversão. Nessas páginas, os leads baixam materiais e compartilham informações como nome, e-mail, telefone e o cargo na empresa.

Ao integrá-los ao seu CRM, novos leads serão disponibilizados de forma ágil à equipe de vendas, além de contar com dados estatísticos de ranqueamento e do acompanhamento de resultados. As agências digitais têm ampla experiência em planejar, programar e monitorar todo o processo do CRM e softwares adjacentes, poupando tempo e garantindo eficiência para o seu negócio.

Como o CRM ajuda efetivamente no processo de vendas?

Para facilitar sua adesão na empresa, o sistema CRM deve ser bastante simples e intuitivo. Além de facilitar o trabalho da equipe com sua organização e agilidade, o software — que permite aos vendedores o acesso remoto — alimenta-os com informações que facilitam diretamente na gestão do funil de vendas.

A grande vantagem do CRM é o seu auxílio no follow-up, ou seja, definição do próximo passo com dado cliente. A principal dificuldade que os vendedores encontram é entender que não basta conseguir contatos, e sim conseguir leads qualificados. É nessa etapa que o CMR facilita o trabalho.

Uma vez que o programa esteja bem definido e em pleno funcionamento, é possível acompanhar a performance de cada vendedor e avaliar as negociações desde a sua abertura. Esse fato é importante para que não haja perda de tempo com retrabalho, além de evitar confusões com contatos repetidos ou equivocados.

É possível gerenciar o CRM no processo de marketing?

Já mencionamos que o CRM funciona armazenando informações de forma organizada e de fácil acesso aos vendedores. Graças a essas informações, fica muito mais fácil elaborar e lançar uma campanha de marketing vencedora.

Com a ajuda do CRM, é possível segmentar o público em diferentes categorias, seja por faixa etária, gênero ou interesses, por exemplo. Ou seja, fica mais fácil customizar os contatos e propagandas, tornando-as cada vez mais pessoais e certeiras.

A função do CRM no marketing é personalizar o relacionamento durante todo o processo de compra, oferecendo, por consequência, maior satisfação para o cliente.

E no customer success?

Além de se preocupar com o marketing de relacionamento, um bom atendimento engloba também um processo de customer success eficiente.

A equipe dessa área do seu negócio também pode, e deve, utilizar das informações relevantes registradas no CRM. Além de oferecer dados do consumidor, auxiliando em ligações e e-mails, o CRM ajudará a aumentar a taxa de conversão, o lifetime value (LTV) e a renda mensal recorrente (MRR), além de baixar o custo de aquisição do cliente (CAC) — pois os contatos são mais eficientes.

A principal vantagem do uso do CRM no customer success é a redução da taxa de rejeição (churn), pois investir em um relacionamento sólido e duradouro com os clientes evita que eles deixem de optar pelo seu produto ou serviço e migrem para a concorrência.

Existem ainda outras aplicações do CRM?

Ao longo do post, apresentamos inúmeras vantagens e razões para a implementação do CRM. Porém, é claro que a gestão de relacionamento por meio da ferramenta traz outras vantagens, como:

  • definição e acompanhamento de metas de vendas mensais;
  • análise de vendas, negociações e metas por período;
  • análise gráfica dos fatores de segmentação escolhidos;
  • controle e avaliação individual do desempenho de vendedores.

Obviamente, cada empresa deve avaliar o uso do CRM caso a caso, uma vez que os processos e a cultura variam muito em cada mercado — ou dependendo dos gestores. O que podemos afirmar é que um CRM deve ser facilmente adaptável e ter proposta efetiva na priorização de atividades.

Achou complicado? Não se preocupe, as agências digitais estão aí para ajudar a implementar e usufruir do CRM e outras opções de ferramentas.

Gostou de aprender sobre como gerenciar o CRM? Então, continue se informando e confira como uma agência pode ajudá-lo a gerar leads qualificados e a vender mais!

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

Av. do Contorno - n°3979 sala 1004
Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG
30110-021

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site