Como melhorar seu site em buscas

Por Erik Willian

Como melhorar seu site em buscas – Manual prático para SEO – Parte I

Entre as diversas vantagens de estar entre os primeiros do Google, o grande volume de tráfego gerado por esta ferramenta é sem dúvida o mais significativo. Mais clientes navegando em seu site tornam grandes as chances de sua empresa vender mais. Veja como pode ser vantajoso estar entre os primeiros do Google neste post.

Falaremos agora sobre o que fazer para aumentar as suas chances de ter boas posições no Google.

Primeiramente é importante entender como este mecanismo funciona. Diariamente 3 bilhões de buscas são feitas no Google, que tem a missão de entregar a cada usuário a melhor resposta ou solução para um problema. Para isso o Google utiliza um robô que avalia constantemente os sites definindo quem tem melhores chances de responder às buscas dos usuários, possuindo mais de 500 critérios para ranquear sites em seu resultado de busca. O trabalho de otimização de sites (SEO) consiste em tornar o site amigável e favorável a estes critérios,  melhorando as posições deste site nas buscas orgânicas (gratuitas) e pode ser feito das seguintes maneiras:

1 – URL’s com a palavra chave pretendida

Uma empresa que pretende vender camisetas estampadas e estar bem colocada em resultados de busca por “camisetas estampadas” deve ter esta palavra inserida nas URL’s de seu site, conforme o exemplo:

www.lojadecamisetas.com.br/produtos/camisetasestampadas/01

A presença da palavra na URL ajuda o Google a entender que naquela página existe informação referente a camiseta estampada, oferecendo-a como resultado na busca. Esta é uma das vantagens de ter um site em WordPress, já que a plataforma gera URL’s amigáveis, e permite ainda personalizar a URL inserindo as palavras-chave que preferir.

2 – Tenha conteúdo relevante e original

Para entregar respostas úteis aos usuários, o Google busca por conteúdo. Uma das melhores formas de melhorar seu site em buscas é ter conteúdo original e relevante sobre o assunto que quer ser encontrado. Este conteúdo precisa conter as palavras-chave com as quais trabalha. É importante que a palavra apareça já no primeiro parágrafo, se possível na primeira frase, e também em outros momentos do texto.

3 – Título

O título de uma publicação ou página precisa incluir as palavras-chave, quanto mais para a esquerda melhor.

4 – Tags de Subtítulo

Distribua também as palavras-chave nas chamadas tags de subtítulo (h1, h2, h3, h4, h5 e h6).

Como melhorar meu site em buscas

Clique para ampliar a imagem

5 – Imagem

O Google não lê o conteúdo de uma imagem, para mostrar que a imagem presente em uma publicação tem a ver com seu conteúdo inclua a palavra-chave no título da imagem.

6 – Defina meta-titles e meta-descriptions

Nos resultados de busca é apresentado um título e uma breve descrição para cada site. É preciso inserir estas informações e não deixar que o buscador as escolha aleatoriamente. A presença das palavras-chave pretendidas nestes campos ajudam o site a obter melhores posições e sem elas dificilmente a página será dada como resultado. No WordPress plugins como o SEO da Yoast executam esta função de maneira simples.

Yoast

Clique para ampliar a imagem

Neste exemplo, foram definidos os títulos e subtítulos para o resultado de busca. O plugin mostrou ainda quantas vezes a palavra chave aparece em diferentes lugares.

Yoast 2

O SEO da Yoast ainda avalia a página e traz uma análise pronta do que está bom e do que pode ser melhorado.

7 – Tenha páginas para cada uma das principais palavras-chave

As landing pages (páginas de pouso) são as páginas para onde os mecanismos de busca mais direcionam os usuários. Raramente o Google faz o direcionamento para a homepage de um site, pois quer que o usuário vá direto para a resposta de sua pergunta. Sendo assim, tenha páginas para cada uma das suas principais palavras-chave, distribuindo as palavras conforme as dicas anteriores.

8 – Seja Coerente

Não adianta “atirar para todos os lados” e tentar ranquear o site em palavras que não tem a ver com o assunto tratado. Esta incoerência além de não funcionar pode prejudicar a autoridade de seu site. A autoridade de um site para determinado assunto é um dos critérios principais para o resultado de busca.

9 – Evite repetições

Ter várias páginas com conteúdo parecido não reforça o conteúdo, pelo contrário, divide a autoridade de um mesmo conteúdo por várias páginas. É importante usar de bastante diferenciação.

10 – Seja apontado por outros sites

Quando outros sites incluem alguma referência e link para o seu, isto aumenta a sua reputação e posições na busca. Este apontamento deve acontecer de maneira natural, já que o Google identifica casos de fraude e também casos de troca de links, quando um site aponta para o outro em situações semelhantes.

Erik Willian

Fundou a Digital Pixel em 2010, nascido em Belo Horizonte / MG, é experiente tanto na área de desenvolvimento como nas atividades de planejamento, atendimento. Atualmente é o responsável, na Digital Pixel pelo setor comercial e planejamento. Trabalhando com prospecção e adquisição de novas parcerias/clientes para a empresa. Participa ativamente dos projetos da empresa, e esteve presente desde a pré-contratação à entrega em mais de 1000 projetos web de diversos seguimentos.

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Comente com o Facebook

R. Duarte da Costa, 405 - Liberdade - BH/MG - 31270-170

(31) 3384-8620

contato@digitalpixel.com.br

Voltar Para o Site